Música sempre:  o  retorno repaginado da música brega romântica

Artistas como Núbia Lafayette já cantavam as relações amorosas; hoje, de forma repaginada, o antigo brega romântico dos cabarés, bolero e serestas, se reveste dos ritmos do arrocha e sofrência


Vixe d-flex me-2
redacao 23/10/2021 16:18 Cultura

“Quem eu quero não me quer/Quem me quer mandei embora É por isso que eu não sei/O que será de mim agora…”

A música de Raul Sampaio, lançada no final de 1961, é uma espécie de ícone do estilo romântico, que ganhou versões nas vozes de Orlando Dias, Waldick Soriano, Cláudia Barroso e Núbia Lafayete, entre outros, marcando uma era em que os cabarés (e na sua versão mais popular, o brega) eram locais de shows intimistas. Na sua versão mais light, eram as serestas que entretinham os homens mais afortunados, que iam a esses locais para ouvir uma boa música, beber, dançar…e namorar.

Com letras em que a desilusão amorosa era a principal tônica, os antigos cabarés foram palcos de cantores que mais tarde se projetaram na música brasileira, trazendo em forma de poesia, a popular “dor de cotovelo”, e a traição nas relações amorosas. Nas vozes de Waldick Soriano (1933-2008), Orlando Dias (1923-2001) e Núbia Lafayette (1937-2007), a música “Quem eu quero não me quer…”, de Raul Sampaio, enfatizava justamente o que hoje, de forma repaginada e sem o glamour da década de 60, os caminhos e descaminhos das relações amorosas.

E quem bem representava esse estilo de música era Idenilde Araújo Alves da Costa, conhecida pelo nome artístico de Núbia Lafayette, carioca de Niterói por adoção artística, mas que nasceu em Assu, no interior do estado do Rio Grande do Norte, onde só ficou até os três anos de idade. Aos oito anos já cantava em bailes infantis, mas só no final da década de 50, quando ainda era vendedora das Casas Pernambucanas, adotou o nome de Nilde Araujo, e começou a deslanchar.

Croonner (cantora contratada) da antiga Boite Cave, no Rio de Janeiro, ela trocou o nome Nilde Araujo para Núbia Lafayette, por sugestão do compositor Adelino Moreira, e foi contratada pela gravadora RCA, com o apoio de Nelson Gonçalves, gravando o seu primeiro disco com o samba-canção “Devolvi”, de Adelino Moreira.

Na sua imensa discografia estão os principais sucessos brega romântico das décadas de 60 e 70, como Solidão (1960), Devolvi (1960), Triste Madrugada (1964), Noites sem fim (1965), Casa e comida (1972), e a imortalizada canção de Raul Sampaio Quem eu quero não me quer (1961).

Atualmente, de forma repaginada e regionalizada, o antigo brega romântico dos cabarés, bolero e serestas, se reveste dos ritmos do arrocha, sofrência e o seu misto chorência. Nada mais são que a exteriorização do sofrimento amoroso, a dor de cotovelo, a “dor de corno” e a desilusão amorosa, cantadas em prosa e verso.

Saiba mais:

* O arrocha é um gênero musical originário da cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Surgiu da seresta, influenciado pela música romântica e o estilo romântico. Na música, denomina as canções que tratam de um amor não correspondido ou uma decepção amorosa.

* Cabaré (do francês cabaret) é uma forma de entretenimento teatral com música, dança, recitação ou drama. Também pode incluir a apresentação de humoristas, ilusionistas, mímicos e outras artes cênicas. Também é sinônimo de casa de prostituição em algumas regiões do Brasil.

* Brega é um gênero musical brasileiro. Sua definição como estética musical tem sido um tanto difícil, pois não há um só ritmo musical propriamente “brega”. É muito usado para designar a música romântica popular de “baixa qualidade”, com exageros dramáticos ou ingenuidade.

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional