Vacina da Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos chega na próxima semana

Falta de imunizantes específicos para este público-alvo travou o início da campanha de imunização


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 04/11/2022 07:30 Saúde

As vacinas contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos de idade devem começar a ser distribuídas aos estados só na próxima semana, informou o Ministério da Saúde. O imunizante da Pfizer, o único aprovado para essa faixa etária no país, recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há mais de um mês e meio. A falta de imunizantes específicos para esse público-alvo, porém, travou o início da campanha de vacinação.

O Ministério da Saúde recebeu a primeira remessa, de um milhão de doses, somente na última semana. Diante disso, a pasta publicou nota técnica há alguns dias em que libera a aplicação e lista os cuidados a serem tomados na campanha – uma das diferenças é que o imunizante será administrado em três doses.

Em um primeiro momento, a recomendação é que a vacina seja destinada apenas para crianças com comorbidades, o que gerou críticas de especialistas em saúde.

Conforme a nota técnica do ministério, tendo em vista a aprovação pela Anvisa da vacina Covid-19 da Pfizer para o público infantil de 6 meses a 4 anos de idade “e considerando a necessidade de organizar e distribuir os recursos disponíveis para os imunizantes”, fica orientado o início da vacinação contra a covid para as crianças a partir de 6 meses de idade nos seguintes moldes:

– A Pfizer é recomendada para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias;

– A CoronaVac é recomendada para crianças com 3 ou 4 anos de idade;

– Já crianças acima de 5 anos de idade podem receber ambos os imunizantes aprovados para a faixa etária, CoronaVac ou Pfizer.

No caso da faixa de 6 meses a 2 anos, a indicação vale apenas para crianças com comorbidades. A recomendação para quem não tem comorbidades, continua o documento, será avaliada após a aprovação para incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Não foi especificada uma data para isso.

Procurado para comentar quando a vacinação deve começar, o Ministério da Saúde informou que “o início do processo de distribuição aos estados está previsto para a próxima semana”.

A partir de então, as unidades da Federação poderão iniciar a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos. Os quantitativos a serem distribuídos não foram especificados.

 

Críticas de especialistas

A decisão de destinar as doses apenas para crianças com comorbidades recebeu críticas de especialistas. Na última terça-feira (1º), as sociedades Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) publicaram nota conjunta em que “endossam a recomendação da Câmara Técnica Assessora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da imediata incorporação da vacina Comirnaty (Pfizer) para crianças brasileiras de 6 meses a 4 anos”.

“A nota técnica (do Ministério da Saúde) não segue a recomendação da câmara técnica, nós fomos surpreendidos com essa publicação”, disse o diretor da SBIm Renato Kfouri, um dos médicos que auxiliam na tomada de decisões do Governo Federal quanto à imunização.

“Atrapalha a vacinação dos municípios, que não conseguem identificar quem são as crianças (com comorbidades), não sabemos esses denominadores para cálculo dessas coberturas. Não foi essa a recomendação da câmara técnica, e sim a vacinação universal”, completou.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional