Mulheres que descobrem tumores durante a gestação podem realizar o sonho da maternidade
De acordo com a oncologista Renata Cangussu, é seguro engravidar após o câncer
Câncer e gravidez são compatíveis? Embora o doença acometa mais frequentemente pessoas que já ultrapassaram os 50 anos de idade, cerca de 15% das mulheres diagnosticadas com um tumor ainda estão em idade reprodutiva. Pelo menos metade dessa população deseja engravidar, mas apenas 10% das pacientes realizam o sonho da maternidade depois de vencerem a doença.
Apesar do tratamento oncológico ter um grande potencial de impacto na fertilidade, mulheres que planejam uma gravidez futura devem conversar com o seu médico sobre o assunto, pois técnicas de oncofertilidade ampliam as chances de gravidez. Além disso, apesar de ampliarem riscos para a saúde da mãe e do bebê, tumores descobertos na gestação podem ser tratados com sucesso em muitos casos.
De acordo com a oncologista Renata Cangussu, integrante do grupo “Mulheres na Oncologia”, durante muitos anos, acreditou-se que as mulheres diagnosticadas com câncer não deveriam engravidar, pois a gravidez poderia aumentar o risco de retorno da doença. Segundo ela, hoje sabe-se que é seguro engravidar após o câncer.
“Não existe um tempo após o diagnóstico considerado ideal, mas em geral, recomenda-se aguardar dois anos após a conclusão do tratamento com quimioterapia. Obviamente, os casos precisam ser individualizados e a perspectiva de engravidar está vinculada a pessoas que estão sem evidência de doença”, explicou.
Diagnóstico na gestação
A descoberta do câncer durante a gestação de um bebê não costuma ser fácil, mas as dificuldades inerentes à situação podem ser superadas, como aconteceu com a baiana de acarajé Elaine Michele Assis Cruz, que descobriu um câncer de colo uterino em plena gravidez, aos 31 anos.
“Eu tinha o instinto maternal aflorado, inclusive criei uma sobrinha e uma afilhada, mas engravidar não estava nos meus planos. Eu estava em um momento bom na vida profissional e não possuía vínculo afetivo com o futuro pai da minha filha e, por isso, a descoberta da gravidez associada a um tumor no colo do útero me deixou angustiada e com medo do que o futuro me reservaria”, relatou.
Do ponto de vista clínico, tudo parecia tranquilo até que Elaine descobriu o câncer aos cinco meses de gravidez. “Minha vida ganhou um novo significado quando decidi lutar pela vida e por aquela criança que eu passei a amar incondicionalmente. Eu não queria que nada de ruim acontecesse conosco. Me sentia abalada e preocupada, mas o apoio da minha irmã, de primas, amigos verdadeiros e profissionais de saúde me mantiveram firme e forte. Só pude fazer os exames necessários para iniciar a quimioterapia depois da gravidez. Felizmente, venci o câncer e a maternidade me transformou. Se não fosse a gravidez, eu poderia não ter descoberto o tumor enquanto ainda era possível tratá-lo. E eu também não acordaria todos os dias com mais vontade de viver para cuidar do amor da minha vida, a minha filha Odara”, completou a baiana.
Reprodução assistida
Antes de iniciar o tratamento oncológico, as mulheres que planejam engravidar devem conversar com seu/sua oncologista e procurar uma clínica de reprodução humana, a fim de receberem orientações sobre o congelamento (criopreservação) de gametas ou até de embriões para preservação da fertilidade, já que o risco de comprometimento da qualidade dos óvulos causado pela toxicidade das drogas quimioterápicas é real. A criopreservação pode ampliar as chances de sucesso de técnicas de reprodução assistida após a vitória sobre o câncer, quando uma gravidez natural não acontece.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional