Inovações da cardiologia intervencionista aprimoram tratamentos
Terapia minimamente invasiva através de cateteres avançou muito nos últimos anos
As doenças cardíacas continuam sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Apesar disso, sua abordagem e tratamento passaram por mudanças significativas nas últimas décadas, graças aos avanços na cardiologia intervencionista. Essas inovações não apenas melhoraram substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, como também ampliaram as opções terapêuticas transcateter disponíveis.
Uma das inovações mais significativas ocorreu na área da angioplastia coronariana, procedimento utilizado para tratar obstruções nas artérias coronárias. A evolução da tecnologia de stents, dispositivos inseridos para manter as artérias desobstruídas, foi notável. Um bom exemplo refere-se aos stents farmacológicos, que liberam medicamentos para prevenir a recorrência de estreitamentos.
Além disso, melhorias em técnicas de angioplastia, como o uso de cateteres mais avançados e guias mais precisos, possibilitam a abordagem de lesões complexas com maior eficácia. Conforme destacado pelo especialista em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Sérgio Câmara, “a cardiologia intervencionista tornou-se mais personalizada, adaptando-se às características únicas de cada paciente e permitindo intervenções mais seguras e eficientes”.
Outro avanço importante ocorreu na área da oclusão coronariana crônica total, uma condição desafiadora que envolve a completa obstrução de uma artéria coronária por pelo menos três meses. Novas técnicas e dispositivos, como fios-guia especializados e microcateteres, têm possibilitado a revascularização em casos anteriormente considerados inviáveis ou de difícil tratamento.
Sérgio Câmara também destaca o implante transcateter de bioprótese aórtica (TAVI) e o reparo transcateter da valva mitral, avanços que transformaram a abordagem de pacientes com estenose aórtica e insuficiência mitral graves. Essas técnicas, menos invasivas do que as cirurgias tradicionais, permitem a substituição da válvula cardíaca aórtica e a clipagem da valva mitral por meio de cateteres introduzidos pelas artérias e veias femorais. “Isso beneficia especialmente pacientes considerados de alto risco para procedimentos cirúrgicos convencionais”, explicou o especialista.
Outros progressos importantes ocorreram com os dispositivos de assistência circulatória, que auxiliam corações muito doentes a funcionarem com menos esforço. Esses dispositivos oferecem suporte circulatório temporário, principalmente em situações de emergência, contribuindo para a estabilização de pacientes com insuficiência cardíaca aguda.
As inovações não se limitam apenas aos procedimentos, abrangendo também o desenvolvimento de novas terapias farmacológicas, especialmente aquelas voltadas para a síndrome coronariana aguda e a fibrilação atrial. Destaca-se ainda o uso da Inteligência Artificial (IA), que facilita a análise de dados médicos, incluindo eletrocardiogramas, dados clínicos e exames de imagem, além de auxiliar na detecção precoce de doenças cardíacas e no acompanhamento de pacientes”, concluiu o hemodinamicista, que atua em Hospitais da Rede D’or e no Hospital da Bahia (DASA), em Salvador.
Leia também:
Salvador inicia aplicação da 2ª dose da vacina bivalente nesta segunda-feira
Pacientes de câncer com origem em HPV sofrem com atraso no atendimento
Brasil deve recuperar certificado de eliminação do sarampo em breve
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional