Infectologista diz que combinação de medicamentos mostra bons resultados nos casos graves de Covid-19
O estudo inglês avalia que a combinação do Tocilizumabe e da Dexametasona pode diminuir a quase metade o risco de morte em pacientes
Atuando na linha de frente do combate a Covid-19, desde o início da pandemia, o infectologista Adriano Oliveira, endossa um estudo inglês que aponta o medicamento para artrite reumatoide, Tocilizumabe, como redutor do risco de óbito nos quadros graves da doença.
De acordo com o ensaio Recovery, da Universidade de Oxford, a droga é capaz de diminuir o tempo de internação, a necessidade de ventilação artificial e, consequentemente, reduzir o risco de morte. O Recovery é o maior ensaio clínico mundial para testar a eficácia de potenciais tratamentos para os casos do novo Coronavírus, no Reino Unido.
“A indicação do medicamento para Covid ainda é off label (fora da bula), mas tem demonstrado resposta importante no tratamento dos quadros graves, especialmente quando combinado com anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides, como dexatamesona”, explica o infectologista Adriano Oliveira.
O estudo inglês avalia que a combinação do tocilizumabe e da dexametasona pode diminuir a quase metade o risco de morte em pacientes que precisam de ventilação mecânica invasiva e em um terço para aqueles em uso de oxigenação simples de suporte.
Para o infectologista, o Reino Unido tem sido um exemplo no combate à pandemia.
“Além de ser o país da Europa com a maior taxa de vacinação, pesquisadores de instituições como Imperial College e Universidade de Oxford têm apresentado pesquisas importantes com dados científicos muito consistentes”, afirma Adriano Oliveira.
O mesmo estudo Recovery concluiu que tratamentos com a hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19 eram ineficazes.
“Embora ainda não haja nenhum medicamento especifico para a Covid-19, a pratica clínica validada por algumas pesquisas tem evidenciado caminhos que podem ajudar a salvar vidas”, afirma Adriano Oliveira.
A contaminação pelo novo Coronavírus pode ser assintomática, pode apresentar sintomas leves ou moderados ou pode evoluir para quadros graves e até letais. A Covid-19 promove uma replicação viral que pode evoluir para um processo inflamatório severo, que acomete os pulmões, causando insuficiência respiratória, e podendo causar até comprometimento sistêmico.
“Os pacientes em estado grave desenvolvem hipercitocinemia ou Síndrome de tempestade de citocinas, que pode levar a letalidade. O uso combinado desses medicamentos impede esse processo inflamatório sistêmico e bloqueia a tempestade de citocinas”, explicou.
Apesar de indicativos promissores, nem todos podem se beneficiar do tratamento com tocilizumabe. A Organização Mundial de Saúde tem revisado vários estudos feitos com a droga para esclarecer quais os pacientes infectados pelo novo Coronavírus que podem, de fato, ser beneficiados com a indicação dessa substância.
“Nenhum paciente deve recorrer a automedicação, a indicação desses fármacos deve ser feita criteriosamente pelo médico, que vai avaliar benefícios e riscos para cada caso”, explica o infectologista.
O tocilizumabe é um medicamento de uso intrahospitalar e de alto custo. Segundo o médico, “infelizmente tem faltado nas redes hospitalares, uma vez que todo o planeta passou a usar simultaneamente”. O laboratório farmacêutico que produz o tocilizumabe (Roche) já lançou um documento no qual se compromete a intensificar a produção do mesmo.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional