Exames buscam detecção precoce do câncer de mama e elevam chances de cura

Neste sábado (24), mulheres a partir de 40 anos fizeram gratuitamente consultas, mamografias, ultrassonografias e punções


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 24/10/2020 14:20 Saúde

Com todos os cuidados diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Grupo AMO realizou uma ação de rastreamento do câncer de mama na manhã deste sábado (24), dentro do Outubro Rosa. Consultas, mamografias, ultrassonografias e punções, em alguns casos, beneficiaram cerca de 200 mulheres previamente cadastradas. Os atendimentos foram diluídos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e em Aracaju (SE), e a ação integra a campanha da AMO “Seja rosa, seja um elo”, lançada no início do mês. 

Este ano, a ação de rastreamento teve uma importância maior diante da queda de 50% no número de mamografias realizadas até julho de 2020 na rede pública de saúde em relação a 2019 e 2018, segundo o Ministério da Saúde. A redução também é registrada na rede privada, o que preocupa os especialistas. Como estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão 66.280 novos casos em 2020 no Brasil, com mais de 17 mil mortes. Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.

Os atendimentos do Grupo AMO deste sábado foram direcionados a pacientes a partir dos 40 anos, faixa etária indicada para o início do rastreamento com mamografia. Elas passaram pela avaliação de um mastologista e fizeram os exames. A desconcentração, o cadastramento antecipado e um menor número de pacientes para evitar aglomeração tornaram possível um atendimento mais minucioso, constatando, inclusive, que muitas mulheres nunca fizeram qualquer exame nas mamas. 

Oportunidade

A musicista da Banda Didá Carla Lis, 43 anos (foto), foi uma das pacientes atendidas. “Me senti super acolhida e segura. Foi uma excelente iniciativa porque deu oportunidade a quem depende da rede pública”, disse ela, cuja avó paterna morreu por câncer de mama. A cantora gravou o clipe com o jingle da campanha da AMO juntamente com as outras meninas da Didá e disse que foi mais fácil, através da música, passar a mensagem sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. 

Atendida pela mastologista do Grupo AMO Gabriela Arruda, que reafirmou a importância do diagnóstico precoce no tratamento e na cura do câncer, a paciente Carmem Belmiro dos Santos, 50 anos, disse ter feito apenas uma mamografia e a primeira também foi possível através de uma ação social, há dois anos. “Tive duas tias paternas que morreram de câncer de mama, mas elas já descobriram muito tarde”, disse, afirmando que valeu a pena ter saído de Mussurunga para fazer a consulta e a mamografia no Rio Vermelho, pontuou.   

Cura

“A ação foi extremamente positiva porque é sempre importante falar e promover a detecção precoce de tumores malignos, já que todo câncer é curável, a depender do estágio em que é descoberto. Quanto mais cedo, maiores são as chances de cura e menos traumático é o tratamento ou a cirurgia”, disse um dos coordenadores de Mastologia do Grupo AMO, Marcos Nolasco, presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Mastologia. “O diagnóstico precoce do câncer de mama eleva para 90% as chances de cura”, completou. 

O também coordenador de Mastologia do Grupo AMO, Ezio Novais, ex-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia, diz que este ano a pandemia impediu a realização de grandes mutirões, o que favoreceu uma mudança no formato. “Promovemos um atendimento mais detalhado, iniciando com uma consulta de avaliação e orientação. Na sequência, foram feitos os exames de mamografia e ultrassonografia. Em alguns casos, as mulheres passaram também por punção”, explicou. 
 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional