Olívia Santana aponta prioridades do governador eleito, Jerônimo Rodrigues, e diz que PC do B precisa ampliar espaço no novo governo

Para a deputada estadual reeleita, Jerônimo recebe uma herança dos frutos do atual governador, Rui Costa


Vixe d-flex me-2
redacao 23/11/2022 11:30 Política

A boa administração do atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), deixará bons frutos para o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT). Assim avalia a deputada estadual reeeleita, Olivia Santana (PCdoB), que falou sobre a sua expectativa para o novo governo nos próximos quatro anos. A parlamentar ainda apontou a vitória de Lula para a presidência da República como “grandiosa”.

“O Nordeste e a Bahia terão um outro tratamento. Vamos sair desse jejum perverso que tivemos no que diz a respeito ao governo federal, e acredito portanto que teremos um ambiente mais favorável a um bom desempenho do Jerônimo Rodrigues à frente do governo baiano. Então, a minha expectativa é positiva. Jerônimo recebe uma herança bendita do governo Rui, uma bateria de obras para inaugurar, além da conquista que tivemos no cenário nacional com a volta de Lula como presidente do Brasil”, destacou a deputada durante entrevista nesta quarta-feira (23) ao programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

Sobre a equipe de transição dentro do governo, Olívia destacou que o dialógo está acontecendo e que há chances de ampliações no partido PCdoB em ocupar outros órgãos estaduais.

“O PCdoB é a terceira força política do grupo que compõe esse trabalho tão importante e demos uma contribuição muito relevante nessas eleições. Precisamos ampliar nosso espaço no governo, é preciso rearrumar as forças que ficaram e outras que chegaram, então o PCdoB tem sim condições de ocupar mais secretarias, nós queremos e temos essa expectativa”, comentou.

Na ocasião, Olivia Santana falou sobre o resultado das eleições no estado e afirmou que muitos dos antigos aliados que desacreditaram de Jerônimo Rodrigues tiveram atitudes grotescas.

“Muitos apostaram que seríamos derrotados, não acreditaram em Jerônimo, assumiram uma atitude de arrogância e até de humilhação em relação ao nosso candidato. Ele [Jerônimo] é uma figura experiente também na política, não é tão conhecido em Salvador, mas os municípios e diversos baianos conhecem o trabalho de Jerônimo na agricultura familiar. Ele foi do Ministério do Desenvolvimento Agrário e fez um trabalho reconhecido na Educação. Os frutos virão fortemente a partir de agora.”

Para ela, a convicção de que já havia um nome consolidado para assumir o cargo de governador da Bahia não passou apenas de uma tradição politíca.

“Quem perdeu deve está reavaliando as atitudes de ter apostado em um nome, uma tradição política e quebrou esse mito de que ACM Neto por ser herdeiro do seu avó, como se tivesse predestinado a governar a Bahia. Muitos apostaram nisso e o povo deu a resposta correta nas urnas.”

Prioridades no governo

Mesmo sendo o PT, partido o qual governa o estado há 16 anos, Jerônimo Rodrigues, reafirma que haverá novas prioridades e um novo governo durante o seu mandato.

Neste contexto, Olivia Santana traçou os principais quesitos que devem ser prioridades para o governador eleito.

“Não tenho dúvidas que tanto o governo da Bahia, quanto o governo de Lula, vão priorizar a saúde, considerando tudo que vivenciamos e o estrago nesta área com muitas vidas perdidas por conta do governo irresponsável de Jair Bolsonaro. Entretanto, temos outros estragos, como na educação, muitas escolas paradas. Mesmo aquelas com aulas virtuais, a população mais pobre tem muito mais dificuldade em ter acesso a internet, sem contar que o próprio ambiente da casa que não favorece a concentração do estudo”, apontou.

Para a deputada estadual, é chegada a hora de investir com muito mais força na educação, combate a fome e pobreza e o desemprego. “A fome é um desafio emergencial, nosso povo precisa comer três refeições. A gente não pode naturalizar a miséria e a falta de acesso ao alimento num país que é o terceiro maior produtor no mundo. Temos que pensar em perspectivas e em pensamentos estratégicos, mas também em qualificar as pessoas para que elas possam ter melhores oportunidades.”

*Confira a entrevista na íntegra:

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional