Caso envolvendo venezuelanas faz Bolsonaro rever estratégia para debate
“Passei as piores 24 horas da minha vida”, disse o presidente ao chegar à Band
A repercussão negativa de declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre um encontro com adolescentes venezuelanas levou integrantes do comitê de campanha a repensarem estratégias para o debate televisivo da Band deste domingo (16). “Passei as piores 24 horas da minha vida”, disse o presidente na chegada aos estúdios da Band.
Ao falar sobre o caso a um podcast na última sexta-feira (14), Bolsonaro disse que, ao avistar as menores bem arrumadas na periferia do Distrito Federal, “pintou um clima”. O presidente, então, decidiu visitar a casa onde elas estavam, segundo sua versão, se preparando para “ganhar a vida”.
A frase foi o estopim para que Bolsonaro fosse associado ao crime de pedofilia por adversários e pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O tema mobilizou todas as atenções da campanha de Bolsonaro. Nas redes sociais, Lula pediu sugestões de perguntas, e seguidores responderam com o caso das adolescentes venezuelanas.
O presidente chegou a transmitir uma live na madrugada, com a voz rouca, para se defender. “O PT ultrapassou todos os limites”, disse ele. Advogados acionaram a Justiça para evitar a exploração da frase. A campanha mobilizou a primeira-dama Michelle Bolsonaro para reagir e visitar as menores em São Sebastião (DF).
O receio de que o “estado de nervos” do chefe do Executivo possa atrapalhar seu desempenho no debate com Lula foi “colocado na balança” por estrategistas. Mas integrantes da coordenação de marketing e comunicação disseram que Bolsonaro já estava sendo treinado para o embate direto com Lula nos últimos dias.
Neste domingo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu a campanha do ex-presidente Lula de explorar a entrevista em que o presidente Jair Bolsonaro fala sobre o encontro com adolescentes venezuelanas.
A restrição vale tanto para publicações nas redes sociais quanto para propagandas no rádio e na TV. A multa é de R$ 100 mil por cada eventual descumprimento. O presidente do TSE disse que a declaração de Bolsonaro foi tirada de contexto. O YouTube retirou o vídeo do ar.
Cadeira vazia
O comitê do presidente entende que uma possível ausência do debate poderia ser mais danosa, deixando a “cadeira vazia” e dando espaço privilegiado a Lula para falar, sem colocar em prática seus planos de ataque ao petista.
Um integrante da campanha de reeleição assumiu ao Estadão/Broadcast Político, sistema de notíias em tempo real do Grupo Estado, que há um “enorme temor” com o “estado de nervos do presidente, que já ele não é de se conter em momentos comuns”.
Antes do episódio com as venezuelanas já existia um temor interno sobre o “clima” do debate desta noite, o primeiro de confronto direto entre os dois adversários neste segundo turno.
Um ministro do governo chegou a dizer que “tem certeza” de que o presidente “vai perder a cabeça”, mas minimizou diante do “golpe baixo do PT”. “Depois da covardia que o PT fez com ele, ninguém pode esperar outra coisa”, declarou, em referência às acusações de pedofilia.
A campanha prepara um repertório de respostas “minuto a minuto” para provocações que possam surgir por parte do adversário. Para cada tema levantado, eles organizam “um (tema) pior contra Lula e PT”, disse o ministro.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional