Bruno Reis anuncia concurso público na área de saúde
Durante inauguração da primeira Escola de Saúde Pública de Salvador, prefeito fez balanço da gestão no setor
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, na manhã desta sexta-feira (15), que lançará ainda neste ano, ou seja, nos próximos dias, um concurso na área de saúde municipal. A declaração foi dada durante seu discurso na inauguração da primeira Escola de Saúde Pública de Salvador que levará o nome de Maria Odília, primeira médica negra do Brasil. O evento contou com a presença da secretária nacional de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso; da superintendente de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde, Janaína Peralva; além das secretárias municipais de Saúde, Ana Paula Matos (vice-prefeita), e da Reparação, Ivete Sacramento.
Em seu discurso, o prefeito apresentou um balanço da saúde em sua gestão nestes últimos três anos. Segundo ele, hoje a capital baiana conta com dez UPAs, seis pronto-atendimentos e quatro policlínicas/multicentros municipais, além de ter contratado 5 mil trabalhadores concursados.
“A cobertura saiu de 18% para praticamente a universalização em nossa cidade. Já inauguramos o Hospital Municipal na gestão anterior do nosso ex-prefeito ACM Neto. Na nossa gestão, já está em funcionamento em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) o antigo hospital Sagrada Família q para o atendimento de diversas especialidades, mas mais focado ao atendimento aos homens. Já demos início à construção da primeira maternidade do Hospital da Criança, da UPA infantil, de um hospital para as mulheres para realizar cirurgias eletivas que foi o antigo Hospital Salvador que nós desapropriamos. Portanto, vamos sair de zero para três hospitais em pleno funcionamento”, pontuou.
De acordo com o prefeito, no passado, a prefeitura “lutava, se arrastava para cumprir os 15% obrigatórios da Constituição que tem que ser aplicado na saúde”. “No nosso governo, já teve ano que nós passamos da casa de 20%, colocamos R$ 2,2 bilhões na saúde e, em especial, no período do enfrentamento à pandemia”.
Ainda sobre a pandemia, Bruno ressaltou que, mesmo redirecionando recursos próprios, estadual e federal de R$ 1,5 bilhão para abertura de hospitais de campanha, leitos de UTI e enfermaria, tendas, gripários e campanha de vacinação, conseguiu cumprir o compromisso que estava no plano de governo a criação e implantação dessa escola voltada, principalmente, para a saúde da população negra na capital.
“Não paramos nenhum projeto, nenhuma iniciativa, nenhum programa que eu tive a honra de herdar da gestão anterior, como tivemos a capacidade de tirar do papel novos projetos, novas ideias, novas iniciativas e seguir cumprindo todos os meus compromissos assumidos com a cidade. E aqui está mais um que nós estamos entregando”, disse o prefeito ao tecer, como de costume, elogios à sua vice-prefeita.
Nova escola
A primeira Escola de Saúde Pública de Salvador funcionará no Comércio (avenida Miguel Calmon, 75) e tem como objetivo implementar ações de educação permanente, formação, estudos, pesquisas e extensão na área da saúde, além de promover a formação e qualificação dos profissionais. O prédio que abriga a escola tem 1.048 metros quadrados, com quatro pavimentos, sete salas de aula, um laboratório de atenção primária e saúde bucal, dois laboratórios de urgência e emergência, biblioteca, estúdio, auditório, refeitório e sala de professores. Ainda durante o evento, também foi entregue o Memorial Maria Odília.
“Essa escola aqui no coração do Centro Histórico tem diversos significados. Primeiro, nós fomos buscar o orgulho da Bahia e de Salvador, primeira médica negra, primeira professor negra para homenagear Maria Odília. Na escola, teremos um memorial onde estarão perpetuados seus ensinamentos, valores, princípios para gerações presentes e futuras. Mais um casarão histórico que a gente recupera, é mais uma unidade da prefeitura que vai funcionar aqui no Comércio, ocupar essa área e contribuir pra grande virada que nós queremos dar no Centro Histórico e no Comércio antigo da nossa cidade”, finalizou Bruno Reis.
Leia também:
Primeira Escola de Saúde Pública de Salvador se chamará Maria Odília
Pedro Tourinho faz balanço sobre primeiro ano de gestão na Secult e destaca expectativas para o verão
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional