Alice Portugal critica Reforma Administrativa: “Não pune só os servidores, também prejudica a população”
Deputada federal disse que vai trabalhar para desidratar o texto aprovado, nesta terça-feira (25), pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
A deputada Alice Portugal (PCdoB) criticou com veemência a admissibilidade da PEC da Reforma Administrativa, que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, nesta terça-feira (25).
Enviada pelo Planalto em setembro de 2020, a PEC tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, além de estados e municípios.
“Fizemos um debate de alto fôlego, no entanto a admissibilidade foi aprovada. Nós, da oposição, votamos contra, porque entendemos que essa Reforma Administrativa fere várias cláusulas pétreas da Constituição, artigos que consolidam o direito de servidores e, portanto, ela é inadmissível, além de estar sendo votada em um contexto de pandemia, onde deveríamos estar focados em acelerar o ritmo da vacinação no Brasil”, disse a Alice Portugal, em entrevista ao Portal M!.
A proposta segue para a Comissão Especial da Câmara, que vai analisar o mérito do projeto, para, em seguida, ir ao plenário.
“Espero que, na Comissão Especial, onde se discutirá o mérito, a gente possa desmascarar com mais evidência ainda o teor nefasto dessa Proposta de Emenda à Constituição e, quem sabe, até impedir a votação da reforma”, adiantou a deputada.
Ainda segundo Alice, a proposta do governo não vai atingir quem de fato tem super salários, como parlamentares, magistrados (juízes, desembargadores, ministros dos tribunais superiores), promotores, procuradores e militares.
“Essa PEC não pega nos super salários, quem fura o teto, quem ultrapassa o teto, o Poder Judiciário e o Legislativo. Ela pega os servidores mais sofridos e que mais trabalham. Essa proposta é para retirar direitos, para constituir o fim das carreiras, para abrir o trem da alegria para contratação política. Mas isso tudo nós desmascaramos”, dispara.
Apesar de o relator da matéria, deputado Darci de Matos (PSD-SC), ter excluído três pontos do texto original enviado pelo governo, Alice defende uma maior desidratação da proposta.
Um dos pontos citados por ela e que foi retirado pelo relator foi o que permitia ao presidente da República extinguir, transformar ou promover a fusão, por decreto, de fundações e autarquias da administração pública indireta, como INSS, Banco Central, agências reguladoras, universidades, entre outras.
“O que é mais importante é que a população saiba que essa reforma não pune só os servidores, ela também prejudica a população na sua assistência à saúde, à educação. Então, é muito importante que todos se manifestem por e-mail, whatsApp para tirar essa PEC de apreciação, até que voltemos à normalidade para [fazer a] discussão [sobre] que tipo de reforma o Estado brasileiro merece. No momento, nosso obejtivo é desidratar a reforma ao máximo possível e impedir que ela vá a plenário”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional