Atenção básica à saúde x tecnologia: o que deve ser prioridade na Medicina?
O médico Naturopata Aureo Augusto de Azevedo falou ao podcast do Portal M! sobre o papel de cada elemento na busca da cura
O avanço das pesquisas científicas e das tecnologias, tanto para a descoberta de novos tratamentos quanto para a construção de máquinas inovadoras de rastreamento de doenças, tem gerado uma evolução significativa na Medicina e, por consequência, no combate a enfermidades, que antes eram tratadas como sentenças de morte.
Dentro desse processo, contudo, alguns elementos da Medicina tradicional foram se perdendo. Em participação no podcast do Portal M!, o médico Aureo Augusto Caribé de Azevedo falou sobre o seu trabalho com a Naturopatia, que tem como objetivo promover a cura através da natureza e da compreensão do corpo, da mente e do espírito. Ao abordar o assunto, o especialista destacou a importância do investimento na atenção básica à saúde.
De acordo com o médico, a tecnologia não só é uma grande aliada á área da saúde, como também é essencial, pois, somente através dela, alguns tratamentos ou exames podem ser acessados. Aureo Augusto ressaltou, no entanto, que esse não deve ser o investimento primordial na Medicina, explicando que é possível compreender a importância de diferentes elementos em busca da cura.
“Quando você lida com uma pessoa que tem uma doença bem específica e bem difícil de diagnosticar, realmente é maravilhoso que tenha toda essa tecnologia. Então, a tecnologia é necessária. No entanto, para que a sociedade como um todo melhore a sua saúde, a atenção básica é o mais importante. Vejamos: uma pessoa que tem diabetes e já está com umas dores estranhas no pé, dores muito fortes, o pé está ficando arroxeado. Então, ainda bem que existem certos exames, como a ultrassonografia, que pode ajudar essa pessoa a ver qual é o estado dos vasos sanguíneos dela para ajudá-la a ver se tem possibilidade de alguma recuperação ou se é melhor fazer logo uma cirurgia para extração de algum dedo ou alguma coisa assim. No entanto, esta pessoa que tem diabetes tipo 2, muito provavelmente, tem diabetes tipo 2 porque ela não foi bem acompanhada”, detalhou o médico naturopata.
Além de atuar em uma clínica particular, Aureo Augusto possuiu uma vasta experiência na Unidade de Saúde da Família, onde desenvolveu atividades educativas e terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade.
Ressaltando que a ‘culpa’ desse quadro de saúde não é do médico que acompanhou aquele paciente, Aureo Augusto afirmou que a falha está na falta de consideração de alguns pontos essenciais para o bem-estar de um indivíduo, como a alimentação.
“Uma pessoa chega em um posto de saúde, ou seja, da atenção básica, e se percebe que a glicemia dela está elevada, então o que se faz? Se procura fazer uma alteração da alimentação dela. A Organização Mundial de Saúde considera que a maior causa de diabetes tipo 2 no mundo é refrigerante. Então, cabe aos profissionais que atenderem aquela mulher conversar com ela e mostrar para ela a necessidade de ela fazer uma mudança de alimentação. Vamos admitir a hipótese que a mudança de alimentação não foi suficiente, então ela terá que continuar com a mudança de alimentação e usar determinadas medicações. O posto vai contribuir significativamente para que essa mulher não chegue ao ponto de ter aquela situação grave”, destacou.
“A atenção básica tem um caráter extremamente importante, tanto preventivo quanto curativo. Mas, quando se trata de algo curativo, isso impede que a pessoa fique com um quadro muito mais grave”, concluiu o médico ao Portal M!.
Confira o podcast na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Podcast
Especialista explica como a sociedade pode incluir pessoas autistas
Infectologista aponta riscos da tuberculose e da interrupção do tratamento
Especialista aponta importância de políticas sociais de combate à tuberculose
Insônia pode causar doenças: especialista em Medicina do Sono explica
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional