Mulheres representam quase 50% da mão-de-obra no varejo
No entanto, estão em apenas 16% nos cargos de liderança
Elas representam cerca de 50% da mão de obra do setor, de acordo com o grupo Mulheres do Varejo. Contudo, apenas 16% ocupam cargos de liderança neste segmento que é um dos principais empregadores do país. Mas os aspectos são otimistas, visto que o grau de escolaridade entre as mulheres cresceu em média um ano a mais, comparado aos homens. A Cencosud Brasil, 4ª maior rede varejista, realizou um mapeamento especial para este Dia Internacional da Mulher (08/03), com o intuito de promover maior diversidade, inclusão e discussão entre seus 24 mil colaboradores.
Por meio do Programa de Reconhecimento ‘Mulheres que Deixam a sua Marca’, comitês foram organizado com foco na cultura e diversidade da empresa para avaliar as mais de 500 indicações internas recebidas de histórias de mulheres que trabalham nas bandeiras GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Prezunic e Bretas, além das áreas administrativas e do negócio de serviços financeiros.
Dentre tantos relatos de superação, compromisso e paixão pelo que faz, há algo em comum entre todas as histórias: as mulheres mais admiradas no varejo iniciaram suas carreiras em postos de trabalho da base da pirâmide, como empacotadoras e operadoras de caixa. Também encontraram apoio para conciliar os estudos com a carreira e a maternidade, além de receberam desafios que comprovaram a capacidade de crescer, liderar e ser inspiração para as demais mulheres que atuam no setor.
Aprendendo nova função
Maria de Lurdes, 68 anos, tem uma longa experiência pessoal e profissional. Ela era casada, tinha um casal de filhos e teve que enfrentar de cabeça erguida a separação conjugal, além da perda de um dos filhos. “Meu marido deixou a casa e nunca voltou. Tive que repaginar a minha vida após muitas situações difíceis, que exigiam superação”, contou. A história dela recomeçou na Perini há 31 anos, como serviços gerais na loja da Barra, seu primeiro emprego. “Sempre fui da área de serviços gerais, mas quando uma fritadeira entrava de folga, eu cobria o serviço”. No início, ela não dominava a nova atividade, mas quando foi questionada se conseguiria apoiar na nova função, ela não pensou duas vezes.
“Por não dominar a função, as vezes queimava os salgados e ficava aquele cheiro desagradável no local. As pessoas vinham com paciência e davam as orientações para que eu não repetisse a falha. Fui aprendendo com calma, fui prestando atenção a cada dica e detalhe que me passavam, até poder virar uma fritadeira de verdade”, lembra. As críticas e contribuições eram passadas de forma profissional pela liderança, sempre com muito respeito à história que ela vinha construindo dentro da empresa. “Era isso que me deixava segura para seguir adiante, sem me abalar. Todos sabiam da minha paixão pelo meu trabalho”.
Há 9 anos, Maria se tornou fritadeira na loja da Pituba, deixando a área de serviços gerais e assumindo a função com muita segurança e expertise. É um exemplo a ser seguido, por sua perseverança e foco na transição de função. Por meio do seu trabalho ela conseguiu realizar o sonho da casa própria. Também se tornou avó e se delicia com esse papel. Todos reconhecem que Maria demonstra muito amor pela empresa e sente que ali é uma extensão da casa dela. Ela cuida de cada detalhe, dos utensílios e do espaço com um sentimento de dono sem igual.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional