Vitrolab fará show de lançamento de primeiro álbum no Pelourinho
Formada pelos irmãos Guga e Marcelo Barbosa, a banda apresenta o disco “Mais Humano” neste sábado (26)
Representante da nova música pop baiana, a Vitrolab apresenta neste sábado (26), o show de lançamento do álbum “Mais Humano” (ouça), primeiro da banda formada pelos irmãos Guga (voz e guitarra) e Marcelo Barbosa (voz e programações). O evento acontece a partir das 20h, no Largo Quincas Berro D’Água com entrada gratuita e show de abertura da banda Sonora Amaralina. É necessário comprovação e esquema vacinal completo para entrada no local.
O álbum Mais Humano é resultado de 8 anos de trajetória dos artistas na cena de Salvador e apresenta uma fusão de ritmos afro-baianos, como pagode e ijexá, e latinos, como ragga e dancehall.
As influências do trabalho vão desde de movimentos históricos da música brasileira, como a Tropicália e o Manguebeat, até os nomes da música baiana atual, como BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ e Afrocidade. A banda também foi buscar elementos em artistas latinos como Manu Chao e Orishas para montar o mosaico para produção do álbum.
Integralmente composto, arranjado e produzido pelos irmãos Guga e Marcelo, o trabalho conta com a co-produção e finalização do produtor baiano André T, do Estúdio T. Os poetas Edmundo Carôso e Dino Correia também assinam composições do trabalho em parceria com os integrantes da Vitrolab. O álbum chega em todas as plataformas digitais a partir da parceria com a distribuidora baiana Musequal.
Pop baiano e eletrônico
A sonoridade do álbum tem como referência a tradição percussiva da música baiana, que foi explorada de maneira subliminar e eletrônica. O resultado é fruto de diversas experimentações dos irmãos nos campos rítmicos da Bahia, que permitem inúmeras possibilidades estéticas e de diálogo com a música internacional, sobretudo a oriunda da diáspora africana.
“Nos primeiros anos de banda, nós exploramos as possibilidades sonoras nos palcos e, durante a pandemia, elas foram transmutadas para os computadores e sintetizadores analógicos. A partir desse processo, fomos encontrando o caminho do nosso som e o disco foi tomando forma”, explica Marcelo Barbosa sobre o processo de produção do trabalho.
A forma com que os ritmos aparecem, mesmo sem a presença dos instrumentos de percussão, é um dos principais elementos que caracterizam a sonoridade do álbum Mais Humano. “Muitas vezes são os sintetizadores ou instrumentos de corda (como a guitarra elétrica) que tocam as claves percussivas e marcam o ritmo da música”, explica Guga Barbosa.
Tom humano e esperançoso
Com forte apelo imagético e uma estética pop eletrônica, as 10 faixas que compõem o disco apresentam uma Bahia solar e urbana, quente e opressiva, sensual e poética. O período de isolamento social também foi decisivo para a conceituação do disco, pois possibilitou uma reflexão sobre o atual contexto político e social, além de um amadurecimento artístico da banda.
A partir desse processo, o duo pode traduzir musicalmente os sentimentos e aprendizados dos novos tempos nas canções do Mais Humano. Além de fortes críticas sociais (presentes em músicas como Fake, Adeus Babilônia e Trigonometria), o trabalho traz uma mensagem de esperança e luz – solar, inclusive – para a construção de um futuro em que a essência natural da existência se interligue com a essência do ser humano.
Em um período de hiperconectividade digital, o álbum também faz convida à (re)conexão com os elementos primários e fundantes da vida – elementos da natureza (em músicas como Solar, Amor Faz Bem, Mais Humano e Cabeça).
Sem perder o tom provocativo, o disco também aborda temas atuais, como o combate a todo tipo de discriminação e preconceito, à violência de gênero e ao ódio disseminado nas mídias sociais; a proteção do meio ambiente; e a defesa das liberdades individuais.
Vitrolab
Antes conhecida como Vitrola Baiana, a banda Vitrolab nasceu em Salvador no ano de 2014. Sua sonoridade sempre foi marcada pela característica eletrônica e contemporânea, a partir da mescla de beats e sintetizadores com ritmos tradicionais. O grupo faz parte da nova safra de artistas que da cena que produzem uma música dançante e pensante, com letras provocativas e poéticas.
Desde o surgimento, a banda apresentou um forte trabalho autoral – sempre com um discurso contundente – e lança singles desde 2018. Naquele ano, a banda venceu o 16º Festival de Música da Rádio Educadora FM, maior festival de música da Bahia, na categoria voto popular com a canção Megalodon.
Foi nos bastidores da premiação, que a Vitrolab conheceu o cantor e compositor Caetano Veloso e apresentou a ele a versão para o clássico Odara. O consagrado artista baiano adorou o arranjo do grupo e cedeu os direitos para a gravação, que foi lançada como single em 2019. Atualmente a faixa já conta com mais de 20 mil plays, apenas do Spotify, e é a música mais ouvida da banda nas plataformas digitais.
SERVIÇO:
Vitrolab no Pelourinho
Lançamento do Mais Humano
Show de abertura: Sonora Amaralina
Sábado, 26 de março, às 19h
Largo Quincas Berro D’Água
R. do Açouguinho, 12 – Pelourinho
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional