Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Mostra Os holandeses no Brasil está em exibição até 21 de junho, no IGHBA, e marca 400 da presença dos invasores, explorando o contexto político
A exposição Os holandeses no Brasil, realizada através de uma parceria do Instituto Flávia Abubakir (IFA) com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), marca o quarto centenário da presença holandesa no país. A mostra está em exibição até 21 de junho, no IGHBA, e relembra a ocupação holandesa, entre 1624 e 1654. São abordados desde a ocupação, o contexto político do mundo no período – e mais especificamente no Brasil, Portugal, Espanha e Holanda -, até as razões das conexões entre esses territórios, que resultaram em eventos marcantes de nossa história.
“Nós perdemos a importância do que foi esse evento das invasões holandesas no Brasil. Na verdade, a coroa espanhola passa a ser também a coroa portuguesa, e isso faz com que os holandeses, em guerra com a Espanha, também entrem em guerra com o Brasil. E se dão o direito de vir aqui tomar conta ou ter um pedaço daquilo que talvez tenha sido o mercado mais pujante e mais enriquecedor do século XVI, que era o trade de cana de açúcar, quem comercializava cana de açúcar”, explicou o empresário Frank Abubakir, em participação neste episódio do SobreTudo, do Portal M!.
De acordo com o acionista controlador da Unipar, este foi o primeiro o primeiro evento global de que se tem notícia. “Foi um escândalo, com direito a livros belíssimos do século XVI fazendo propaganda, dizendo que os holandeses é que estavam certos”, lembrou.

Como exemplo, o empresário exibiu um livro do século XVI, em que é apresentado apenas um dos lados do que foi a invasão holandesa no Brasil e na Bahia no ano de 1624.
“[Ele tem] uma gravura que é muito famosa, é uma Baía de Todos-os-Santos em 360º, eu nunca vi uma gravura assim. É um trabalho técnico efetivamente, para mostrar um ponto de vista. É tão bem feito que chega a virar obra de arte. Você vê a composição e o espírito da época. Esse aqui é um dos itens raros que nós temos do que diz respeito à invasão holandesa no Brasil”, contou.
Exposição sobre invasão holandesa
Dividida em quatro eixos temáticos, a mostra realizada pelo Instituto Flávia Abubakir começa com a abordagem do açúcar, especiaria de imenso valor no período, seu surgimento, a domesticação, o cultivo no Brasil e os vínculos com a ocupação holandesa. A exposição passa ainda pela luta entre portugueses e espanhóis, para seguir com a conquista da Bahia, em 1624, outra grande produtora de açúcar da época, e a rendição holandesa em 1625.
Por fim, a mostra trata da permanência mais duradoura dos holandeses no Brasil, entre os anos de 1630 e 1654, conectando a história da Bahia e de Pernambuco com os territórios impactados pelas chamadas Guerras do Açúcar.
Confira o episódio do SobreTudo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional