Caco Ciocler cria campanha para incentivar grandes empresas a doarem durante a pandemia
Movimento batizado de Lista Fortes Brasil conta com adesão de nomes como Fafá de Belém, Rodrigo Santoro, Leticia Sabatella, Lázaro Ramos, Nathalia Timberg e Junior Lima, entre muitos outros
O ator Caco Ciocler estava às vesperas da estreia do espetáculo “Língua Brasileira”, com músicas de Tom Zé e direção de Felipe Hirsch, quando teve seus planos interrompidos por conta da pandemia do coronavírus. Ciocler aderiu ao isolamento voluntário e, como a grande maioria dos brasileiros, foi inundado com notícias sobre o vírus através do whatsapp. Caco se chocou ao receber vídeos de empresários que se posicionavam contra o isolamento social, seguindo a linha “a economia não pode parar”.
“Fiquei transtornado. Não existia na convocação desses empresários alusão a qualquer promessa de cuidado com seus funcionários. Era uma preocupação estritamente econômica. É óbvio que a economia é de suma importância para o país, mas a segurança de sua população também é. Naquela noite, fui para o computador fazer contas, e entendi que havia uma outra forma, no mínimo mais empática, do empresariado lidar com o problema e com sua força de trabalho”, conta Caco.
Nasceu então a Lista Fortes, com a ideia de engrandecer, dar visibilidade e, assim, estimular iniciativas criativas de suporte médico, social ou financeiro, em todos as frentes e tamanhos.
Por meio de suas redes sociais, o ator iniciou a campanha com um vídeo que teve mais de 150 mil visualizações num único dia. Marcas começaram a se movimentar e Caco cumpriu o prometido: passou a divulgar (e segue divulgando) toda e qualquer ação de impacto de que tem conhecimento. As grandes, como da Magazine Luiza, que doou R$ 10 milhões; a Hering, que vai confeccionar uniformes para agentes de saúde; e a Ortobom, que disponibilizará três mil colchões para leitos hospitalares, e também as menores, tão criativas e relevantes, de micro e pequenos empresários.
“Não tenho como saber se elas aconteceram por causa da campanha, nem de conferir se foram feitas de fato. O que interessa é que começou um movimento aí. Estou cumprindo com a minha palavra: divulgar as empresas que anunciam publicamente ações criativas e de impacto. Achei que se todos entendessem que fazer parte da lista fosse uma honra, com reconhecimento e aplauso da sociedade, a gente ganhava esse jogo. E que esse movimento poderia também retribuir de alguma forma as empresas quando a pandemia passasse, a lista servindo como uma espécie de guia para o consumidor poder saber quem foi quem durante a crise”, explica o idealizador.
O desafio da Lista Fortes, agora Lista Fortes Brasil, é ainda maior. Serão incluídas na nova Lista, apenas as empresas que doarem pelo menos 1% do seu lucro líquido. Para a causa de sua escolha.
Em contrapartida, como reconhecimento e agradecimento, dando sua contribuição, renomados atores, esportistas, intelectuais, formadores de opinião e influenciadores se comprometem a divulgar cada nova atualização da Lista Fortes Brasil nas suas redes sociais, chamando assim a atenção dos meios de comunicação, e apresentando à população seus fortes empresários brasileiros.
Adesão de famosos
A lista de propagadores da boa notícia da Lista Fortes Brasil já é imensa. Começou com Caco, agora já conta com Fafá de Belém, Rodrigo Santoro, Aline Morais, Julia Lemmertz, Leticia Sabatella, Guel Arraes, Jorge Furtado, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Bete Coelho, Alice Braga, Bianca Comparato, Marcia Felippe, Nathalia Timberg, Johnny Massaro, Paulo Betti, Daniel de Oliveira, Maria Ribeiro, Rômulo Estrela, Caio Blat, Alexandre Nero, Sophie Charlote, Armando Babaiof, Junior Lima, Leandro Karnal, Maya Gabeira (surfista), Adriana Samuel (medalhista olímpica vôlei), Estevão Ciavatta (diretor e escritor), Sophia Abrahão, Flávio Canto (atleta), Morais Moreira, Gilberto Gil, Eriberto Leão, Luisa Arraes, Fernanda Rodrigues, Ingrid Guimarães, Marilia Gabriela, Julio Andrade, Astrid Fontenelle, Monica Salgado (influenciadora digital) e Estevão Chiavatta (diretor e escritor).
Cada vez que uma nova empresa entrar na Lista, o time de atores, atletas, intelectuais, e personalidades fará, cada um a seu modo, um grande barulho simultâneo nas redes.
Os únicos requisitos para entrar na lista serão: uma declaração pública de doação de pelo menos 1% do lucro líquido, não constar na lista de empresas que usam trabalho escravo, e nem na lista de áreas embargadas pelo Ibama, ambas públicas.
Participar é fácil, a empresa escolhe suas causas e instituições, doa pelos menos 1% do seu lucro líquido, e passa a fazer parte da Lista Fortes Brasil. Se não souber para onde doar, a gente ajuda com algumas opções que já estão fazendo a diferença. Pulverizar pode ser também um bom negócio.
A campanha começa oficialmente nesta quinta-feira (9)l, às 18h30, quando o site entra no ar, você poderá acessá-lo no: www.listafortesbrasil.com.br
“Lista Fortes Brasil. Entre para a história. Mude a história!”, finaliza Caco.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cultura
Arrastão de samba junino movimenta Cajazeiras neste domingo
Prefeitura homenageia Letieres em nomeação de escola musical
Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil
Evento vai misturar samba e forró neste sábado
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional