Transalvador já começa discutir estratégias para o Carnaval de 2021

O Carnaval de 2020 foi marcado pelo uso da tecnologia no controle de acesso às zonas de restrição de circulação. Portais fizeram o controle eletrônico do tráfego de veículos


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Glaucia Farias 27/02/2020 21:30 Cidades

“Os avanços na festa este ano são resultados de muito planejamento e trocas de experiências. Começamos a pensar o Carnaval com, no mínimo, um ano de antecedência para que possamos garantir comodidade e segurança para todos os foliões e cidadãos”, conta Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. 

O gestor já começou a planejar 2021. Em reunião na manhã desta quinta-feira (27), o superintendente  fez um balanço geral da folia deste ano. Na ocasião, gerentes, diretores e agentes de trânsito compartilharam percepções sobre a festa e propuseram aperfeiçoamentos para o Carnaval do próximo ano. 

O Carnaval de 2020 foi marcado pelo uso da tecnologia no controle de acesso às zonas de restrição de circulação. Portais fizeram o controle eletrônico do tráfego de veículos. Somente os credenciados tiveram acessos liberados, após a leitura das tags eletrônicas, contidas nas credenciais disponibilizadas gratuitamente para moradores. “Essa foi uma inovação que nos trouxe benefícios. É uma iniciativa nunca antes usada em festas desse porte no mundo e que poderá ser utilizada em outros carnavais”, afirmou o superintendente.

Essa estratégia, aliada a outras ações da autarquia de trânsito favoreceram para a redução dos congestionamentos nas vias que levam aos circuitos. A velocidade média nos principais trechos aumentou em 27%, o que fez com que o tempo de deslocamento nas principais vias de acesso fosse o melhor dos últimos anos.

Menos acidentes

 O número de acidentes registrados pela Transalvador, entre a última quarta-feira (19) e terça-feira, foi 47% menor que o registrados nos seis dias de folia de 2019. Este ano, o órgão de trânsito registrou 76 ocorrências, contra 144 no ano passado.

“Um importante fator que contribuiu para essa redução de acidentes foi a atuação das bltize itinerantes. Equipes da Lei Seca entraram na poligonal do Carnaval e abordaram condutores, principalmente motociclistas, dentro das zonas de restrição, o que ajudou a coibir o uso de álcool por quem estava dirigindo ou conduzindo os foliões”, explica Müller. 

 

 

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