Por segurança jurídica e investimentos sustentáveis no agronegócio, Aras defende equilíbrio no setor produtivo
PGR participou de do Fórum Brasileiro do setor, nesta segunda-feira (19)
Na abertura do Fórum Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (19), o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu a busca do equilíbrio expresso na Constituição Federal para unir o setor produtivo, o consumidor e o meio ambiente para que seja criado ambiente de segurança jurídica para se garantir, de forma sustentável, os investimentos do setor no país.
“Quando se fala em negócios e investimento, dentro e fora do país, sempre se fala em segurança jurídica. A resposta pode estar na busca pelo equilíbrio dado pela Constituição, que une o setor produtivo e os consumidores, associado ao meio ambiente. Tudo com sustentabilidade para gerar qualidade de vida e bem-estar para todos”, afirmou o PGR.
Aras lembrou que o artigo 170 da Constituição, que trata da ordem econômica e financeira inclui, entre seus princípios, a defesa do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais e regionais, assim como a defesa da livre concorrência no mercado e da livre iniciativa, do direito de propriedade e da sua função social e do direito do consumidor.
Durante a fala, ele frisou que o impacto socioambiental das atividades econômicas, corroborado pelo artigo 225 do documento trata do meio ambiente equilibrado como fator essencial para a qualidade de vida da população. Por isso, ele salientou que esses princípios devem ser considerados em qualquer atividade econômica do país.
Como há muitos conflitos que acabam chegando à Justiça, o PGR salientou a importância de se buscar, sempre que possível, a autocomposição, a mediação, a conciliação e a arbitragem de maneira que seja encontrada solução com bons resultados para a sociedade, para o Estado, para os produtores e consumidores.
Ele citou o exemplo do acordo com indígenas do Acre, da tribo Ashaninka fechado durante a gestão dele frente à PGR. A disputa entre indígenas e ruralistas durou cerca de 30 anos.
“Enfim, saudável para o ambiente de negócios em todas as áreas em que o desenvolvimento sustentável socioeconômico e ambiental andem de mãos dadas para que a economia nacional esteja em permanente crescimento”, afirmou o baiano.
Sustentabilidade
O gestor lembrou da importância cada vez maior que a sustentabilidade ganha no mundo, e que será retomada no encontro de cúpula dos países sobre o clima.
“Sempre levo ao Supremo Tribunal Federal reflexões sobre o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, considerando uma intervenção ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente necessária. É com o diálogo que resolvemos nossos grandes conflitos. E, na gestão frente à PGR, temos desenvolvido uma nova cultura, a de agir na prevenção, e, só depois, na repressão aos ilícitos. E temos tido sucesso”, comentou
Augusto Aras destacou a importância de se considerar o equilíbrio entre investimento que promovem o desenvolvimento econômico e social e o meio ambiente, ao citar recente manifestação que fez junto ao STF sobre a ferrovia Ferrogrão, que pretende cortar a região produtora de grãos do Brasil e que, por isso, apresenta relevância para a economia nacional.
“Sua passagem em área de preservação ambiental gerou questionamentos, inclusive, uma decisão, ainda que liminar, que obsta sua passagem. Mas tivemos o cuidado, como fiscais da lei, como guardiões da Constituição Federal, do regime democrático e da ordem jurídica que o sustenta, assim também ao nosso sistema de mercado aberto da nossa economia, de defender a relevância da ferrovia para a região, que não foi posta ali em questão, mas sim, o seu impacto ambiental”, disse.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional