Disque Coronavírus registra 313 mil chamadas em um ano na capital baiana

Somente na região de Cajazeiras, a campeã de reclamações, a central recebeu 11.868 registros relatando descumprimento de decretos municipais 


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Ana Paula Ramos 18/03/2021 07:00 Cidades

Em operação desde março de 2020, o Disque Coronavírus 160, como ficou conhecido o canal disponibilizado pela Prefeitura de Salvador para que a população possa tirar dúvidas, solicitar fiscalização de decretos e fazer denúncias acerca de descumprimento, chega a quase 313 mil ligações – 61% delas referentes apenas à solicitação de informações sobre a doença.

Apesar dos alertas para a importância de ficar em casa e manter o funcionamento apenas dos estabelecimentos liberados pelos decretos municipais, Cajazeiras ainda se mantêm como a região com maior registro de demandas.

A central recebeu, ao todo, 11.868 registros relatando descumprimento das determinações somente nesta região. A maior parte das ligações foi por demanda de fiscalização de bares com aglomeração e atividade sonora.

Depois de Cajazeiras, os bairros mais ativos em solicitações são Pernambués (8.260), Itapuã (7.389), Fazenda Grande do Retiro (7.137), Liberdade (7.045), Paripe (6.697), São Marcos (6.663), São Cristóvão (5.317), Uruguai (5.157) e Boca do Rio (5.088).

Na outra ponta, os menos demandados são as ilhas (Maré, Frades, Bom Jesus dos Passos), Itinga, Alphaville I e II, Areia Branca, Porto Seco Pirajá, Horto Bela Vista, Jaguaribe, CAB, Jardim Plakaford, Barroquinha, Água de Meninos, Horto Florestal e Chame-Chame.

 

Estímulo às denúncias

A coordenadora de Atendimento do Disque Coronavírus 160 e Disque Salvador 156, Flávia Ribeiro, destaca que é fundamental que os cidadãos utilizem os canais de comunicação da prefeitura para registrar as denúncias em relação ao descumprimento dos decretos de proteção à vida.

A solicitação deve conter todas as informações necessárias para que o órgão fiscalizador consiga chegar à ocorrência.

Portanto, é importante que sejam informados local, rua, pontos de referência, se a demanda é referente a som, aglomeração, quantidade de pessoas, se é em estabelecimentos comerciais, o tipo de lugar e horário onde a infração está acontecendo.

Todos esses detalhes facilitam o acesso dos órgãos fiscalizadores, para que os decretos sejam cumpridos.

“Pedimos a colaboração de todos para que utilizem os canais de forma responsável, pois temos uma demanda muito alta. Isso só reflete a necessidade de reforçar o pedido para que as pessoas fiquem em casa e respeitem a própria vida e do próximo”, apela Flávia.

O serviço funciona 24h, sete dias na semana, registrando, em média, 1.500 ligações diárias. Só no fim de semana do início do decreto de toque de recolher (19 a 21/2), o número de ligações recebidas mais que dobrou, chegando a 2.391 chamadas. Desse total, 78% foram atendidas. As demandas de fiscalização de poluição sonora e aglomerações totalizaram 45%.

 

Mais números

Apesar do apelo por denúncias em caso de descumprimento de decretos, as solicitações mais registradas são informações/orientações (60,75%) de cidadãos que procuram por postos de vacinação, testes rápidos, saque do benefício social Salvador por Todos e distribuição de cestas básicas.

Em seguida, estão fiscalização/denúncias (37,46%) de estabelecimentos que descumprem os decretos.

As reclamações (1,43%) se resumem à alta demanda de aglomerações das pessoas nas ruas, principalmente em bares com atividades sonoras.

Sugestões e elogios, juntos, somam 0,35% dos registros, daqueles que aprovam as decisões municipais em relação ao combate à pandemia.

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