ARTIGO: As lições do serviço público
Serviço público, equipes de trabalho, cultura administrativa e política, transição de governos. Uma pergunta que volta e meia permeia as rodas que circundam o poder é o porquê de tantos funcionários públicos serem dispensados de suas funções após as mudanças de gestões, em todas as esferas. Seja na municipal, estadual ou federal, homens e mulheres […]
Serviço público, equipes de trabalho, cultura administrativa e política, transição de governos. Uma pergunta que volta e meia permeia as rodas que circundam o poder é o porquê de tantos funcionários públicos serem dispensados de suas funções após as mudanças de gestões, em todas as esferas. Seja na municipal, estadual ou federal, homens e mulheres são substituídos, muitas vezes, sem sequer serem previamente informados. Em muitos casos a violência é tão brutal que os trabalhadores são informados pelo Diário Oficial.
Mas por que isso acontece? O que leva os novos governantes e mandatários a deletarem ações, funções e pessoas, como se não houvesse um trabalho prévio que se possa levar em consideração? Eu mesma trabalhei por mais de 40 anos em órgãos públicos na Bahia e agora paro e faço uma revisão histórica das minhas diversas funções, exercidas com integridade, honestidade e afinco. Hoje, aposentada, me orgulho de ter passado pelas inúmeras gestões, de todas as ideologias, transitando sempre por todos os polos do poder.
Demorei a entender, mas compreendi que a cada mudança era preciso começar de novo, era preciso dizer adeus a quem foi prestando os melhores serviços para quem viria e queria também os melhores serviços. Neste momento descobri que, com a diversidade dos interesses políticos, me encontrava sempre diante da obrigação do exercício de novas mudanças, que nem sempre eram aquelas que me permitiriam o conforto de prosseguir no meu trabalho e na execução das tarefas até então colocadas como prioritárias.
Hoje, amadurecida, vejo que passam os governos mas fica a vontade de acertar, de empreender boas ações que beneficiem a população. Diante disso, deixo como dica para governos e governantes que criem mecanismos de especialização, nos diversos ramos da atividade administrativa-governamental, de forma estruturada, em um quadro de carreira como acontece com outras formações profissionais. Que não haja tanta descontinuidade e que a população seja colocada sempre no topo da prioridade dos projetos e ações.
*Maria Oscarlinda Beda Loureiro é servidora aposentada do Estado.
————-
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional