Novo longa da cineasta baiana Letícia Simões estreia nos cinemas em novembro

Documentário “Casa” foi exibido em dezenas de Festivais e recebeu o prêmio da crítica no 8º Olhar de Cinema de Curitiba e o prêmio de Melhor Filme no 9º Festival de Cinema de Vitória


Vixe d-flex me-2
redacao 27/10/2020 13:42 Cultura

O longa “Casa”, dirigido e escrito pela cineasta baiana Letícia Simões, estreia nos cinemas no dia 12 de novembro. Uma narrativa pessoal, da própria diretora, o documentário mostra situações corriqueiras, como a infância, as lembranças, a doença, o amor, a profissão, o casamento, revisitando álbuns de família, conversas à mesa de refeições, livros e poemas.

Em seu novo filme, a diretora busca extrapolar o caráter íntimo e mostra como que, para cada uma das mulheres de sua família, o cotidiano e a própria vida, ganham contornos diferentes entre si, e que ora se complementam, ora se chocam, revelando suas decisões e suas trajetórias – e como estas, nunca podem ser distanciadas do tempo que experimentaram.

“Parece-me muito oportuno que o Casa venha ao mundo nesse momento, em que estamos nos questionando sobre nossos afetos, relacionamentos, limites e identidades. Um dos aspectos mais bonitos de fazer cinema é a troca com o público. Por um lado, fiquei com um certo receio desse aspecto ser perdido nesses tempos de reabertura dos cinemas no Brasil. Contudo, o que tenho visto, com os festivais on-line e o lançamento de filmes em plataformas digitais, é um forte engajamento das pessoas. A vontade da troca, da partilha e do debate não desapareceram; só estão diferentes. E o que percebi com o Casa, a partir da experiência de suas exibições em festivais. Fico muito curiosa para ver como o filme vai reverberar agora, seja nas salas de cinema, seja dentro da própria casa das pessoas.”, diz a diretora Letícia Simões.

“Casa” é um filme sobre a relação entre uma mãe e sua filha, e que pretende resgatar a história, por meio de uma narrativa de construção da memória dessa família. “Iniciei o projeto pensando em investigar a tessitura das relações familiares, tendo minha família como ponto de partida, e daí buscar um elo com a história da Bahia e do país. Mas, ao caminhar, outras questões foram brotando, incomodando, agregando. E toda a tensão desembocou em caudalosas possibilidades. Tinha a relação entre mães e filhas em diferentes gerações e todas as possibilidades pertinentes a essas relações. E investigar quais são os personagens que interpretamos para dar conta de todos os personagens que desejamos um dia ser”, explica a diretora.

Nesta família, a filha se culpa por ter se distanciado da mãe após dez anos morando longe, enquanto a mãe não se sente menos culpada por ter colocado a avó num asilo de idosos. O amor e as relações interpessoais entre essas mulheres são o fio condutor da história.

O filme é uma produção da Carnaval Filmes, de João Vieira Jr. e Nara Aragão, com montagem de Eduardo Chatagnier e Letícia Simões, direção de fotografia de Breno César e Letícia Simões, direção de produção de Luna Gomides, som de Pedro Moreira, desenho de som e mixagem por Nicolau Domingues e música de O Grivo. A distribuição é da Pandora Filmes.

Confira o trailer:

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe