Precarização dos serviços de transporte por aplicativos

É inegável o fato de que os aplicativos para transporte de passageiros democratizaram o acesso à mobilidade, principalmente nos grandes centros urbanos. As plataformas chegaram a princípio com a proposta de proporcionar o acesso à população às diversas localidades, oferecendo um serviço de qualidade por um preço justo. No entanto, não é bem assim. Com […]


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redacao 13/01/2023 12:36 Artigos

É inegável o fato de que os aplicativos para transporte de passageiros democratizaram o acesso à mobilidade, principalmente nos grandes centros urbanos. As plataformas chegaram a princípio com a proposta de proporcionar o acesso à população às diversas localidades, oferecendo um serviço de qualidade por um preço justo.

No entanto, não é bem assim. Com o passar dos anos, o serviço está precarizado e deixando a desejar, tanto para motoristas, como, principalmente, para os clientes. A precarização ocorre em todos os sentidos, desde os preços elevados, passando pela alta no tempo de espera, na má qualidade de muitos veículos e no tratamento com cliente, que sofre com um mau serviço.

De um lado, motoristas reclamam dos ganhos que não dão para arcar com o combustível e a manutenção do veículo. E ainda sem contar com a violência que convivem diariamente. Do outro, os passageiros que também precisam lidar com a falta de segurança, com a desonestidade e mau trato de alguns motoristas e com o péssimo atendimento oferecido pelo suporte dos aplicativos.  

Como cliente antiga e assídua me sinto lesada e sem o devido amparo da 99 POP. Então, segue um alerta para todos os consumidores: atenção quando solicitarem uma corrida pelo aplicativo 99 POP, para pagamento em dinheiro.  Assim procedi, como opção oferecida pela plataforma: solicitei uma corrida do aeroporto de Salvador para o Shopping Barra, pagamento em dinheiro, valor R$ 44,30, na última segunda-feira (9).

Chegando ao destino, foi pago R$ 50 em dinheiro, o motorista devolveu o troco. No entanto, ele registrou no aplicativo que não foi paga a quantia, o que me deixou com esse débito. Mas, o pior ainda estava por vir. Achei que fosse conseguir amparo e um atendimento digno com a 99 POP, já que sou consumidora antiga, com viagens mais caras e longas realizadas.  

E aí, vem a surpresa: gente se depara com o “pouco caso”. Os operadores tratam friamente consumidores,  sem empatia, num atendimento que deveria ser chat ao vivo, mas que parece robotizado. O Brasil conta com códigos e leis de amparo ao consumidor, mas na realidade a lei não é seguida como deveria ser. Então, a quem recorrer? Fui muito mal atendida pelo chat online do aplicativo da 99 POP. 

O atendente sequer olhou meu histórico de boa cliente, sem débitos anteriores. Ainda sequer informou que iria acionar o motorista ou buscar saber o que aconteceu. Simplesmente, deve se contentar “guela abaixo” com a resposta seca “A senhora tem que pagar o débito para que continue tendo acesso ao serviço”. Como assim, se a corrida já foi paga?  Não devo nada. Peraí, fui lesada e ainda sou penalizada? 

A questão não é o valor de R$ 44,30, é a falta de respeito com o consumidor, é não aceitar que uma empresa como a 99 POP, que fatura milhões e reconhecida do mercado, seja conivente com a desonestidade de alguns motoristas, e ainda queira, de forma subliminar, culpar o cliente, que na verdade é a “vítima” da situação. Lamentável!

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*Tatiana Ribeiro é jornalista, com especialização em Ciência Política, e editora do Portal Muita Informação e do Jornal Tribuna da Bahia

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O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação! 

 

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