Vixe! Vereadora cumpre promessa e destrava Orçamento de Feira. A articulação de Aline para ocupar vaga no TCM. E mais, o circuito do Campo Grande e a apoteose dos afros e afoxés

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 25/01/2023 11:20 Vixe

Campo Grande e a apoteose dos afros e afoxés 

O prefeito Bruno Reis poderia marcar um gol de placa ao preparar a retomada do circuito oficial do Carnaval com o fortalecimento dos blocos afros e afoxés, transformando o Campo Grande num grande palco da nossa baianidade no domingo, segunda e terça da folia. Para esse ano, provavelmente, não haverá tempo de preparar pomposos desfiles, mas já seria um experimento importante, que daria uma resposta aos que criticam a falta de espaço e valorização dos blocos que são a cara da Bahia e dos baianos.

Bruno Reis

Os blocos e os olhos do mundo 

A proposta agradaria certamente a todas as agremiações, ainda mais pela possibilidade de o desfile ser de dia, com transmissão ao vivo pelas emissoras de rádio, TV e mídias digitais para todo o mundo. Agora imagina o impacto positivo disso no turismo de Salvador e da Bahia. A conferir, e que venha o “Carnaval dos Carnavais”!

Nilo quer se viabilizar para o TCM 

O deputado federal Marcelo Nilo, do Republicanos, deve confirmar sua candidatura à uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Município (TCM). Quem conversou com ele nos últimos dias disse que o parlamentar só não manterá o nome na disputa, caso não se viabilize. Ele teria falado que se tiver 20% de chance, estará no páreo. 

Marcelo Nilo

Apoio da oposição e diálogo com a situação 

Derrotado na última eleição para a Câmara Federal, o ex-presidente da Assembleia já teria recebido o apoio dos deputados da oposição e passou a intensificar as conversas com seus antigos pares da base governista. Dos 63 parlamentares, Nilo diz já ter conversado com 45, na tentativa de tornar o seu nome competitivo. 

A articulação de Aline para ocupar vaga 

O detalhe é que o nome da ex-primeira-dama Aline Peixoto voltou a ganhar força nos últimos dias. Antes de deixar o governo do estado o atual ministro Rui Costa chegou a descartar a possibilidade da sua esposa concorrer. No entanto, segundo informações chegadas à coluna Vixe, ela teria aproveitado o aniversário do filho do senador Ângelo Coronel para começar a pedir votos aos próprios deputados. Sua indicação estaria sendo articulada para ser feita por algum deputado da base governista. 

Aline Peixoto

Chances crescem com Aline na disputa 

Na avaliação de pessoas próximas a Marcelo Nilo, suas chances de vencer a disputa pelo TCM aumentam caso Aline seja realmente confirmada candidata. O argumento é que muitos deputados não morrem de amores pelo ex-governador Rui Costa, que não tratava tão bem os parlamentares, e estes aproveitariam a eleição para o Tribunal “para lhe dar o troco”. Tanto que até a chegada de Luiz Caetano, para a Secretaria de Relações Institucionais, a falta de diálogo com os parlamentares era um dos principais gargalos da gestão Rui.

Aline Peixoto e Rui Costa

Fabrício também quer 

Correm por fora também, em busca da vaga do TCM, o deputado Alex Lima (PSB), que não disputou a reeleição, e o deputado Fabrício Falcão (PCdoB). A informação é que o comunista está se articulando para ocupar a vaga que foi aberta com a aposentadoria do conselheiro Raimundo Moreira, em maio do ano passado. O detalhe é que Fabrício não teria o apoio nem da sua própria bancada.

Fabrício Falcão

Eremita destrava Orçamento de Feira 

A vitória da vereadora Eremita Mota (PSDB) como presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana já começou a gerar efeitos positivos para a gestão do prefeito Colbert Martins. Ontem a vereadora do PSDB conseguiu destravar e aprovar, por unanimidade,  o Orçamento para 2023, após 24 dias de gestão no Legislativo. Com a mobilização feita por Eremita foi possível resolver um problema que se arrastava desde o final de 2021, quando o  ex-presidente da Câmara, Fernando Torres, (PSD), rompeu com o prefeito do município. 

Eremita Mota

Arestas aparadas e promessa cumprida 

No entanto, sob a nova presidência, vereadores de governo e oposição sentaram para aparar as arestas e selar um pacto que resultou na votação consensual do projeto, que estima uma receita de R$ 1.963.320.508,00 para 2023. Assim que tomou posse Eremita chegou a anunciar que até o fim de janeiro o Orçamento estaria aprovado, como de fato aconteceu. 

Câmara Municipal de Feira de Santana

Queda de braço vinha se arrastando 

A queda de braço entre a Câmara e a Prefeitura de Feira vinha se arrastando desde o final de 2021, quando Fernando Torres rompeu com Colbert. Devido à falta da aprovação do projeto do Executivo, que pedia o remanejamento de recursos do Orçamento no ano passado, uma onda de preocupação surgiu na cidade devido à ameaça da falta de continuidade das ações municipais, prejudicando a execução de muitos serviços públicos básicos. O alerta chegou a ser feito pelo prefeito Colbert várias vezes.

Fernando Torres

Prejuízos nos serviços públicos  

“Pedimos que houvesse o remanejamento orçamentário, tanto para a educação, quanto para assistência social. Caso contrário, vamos ser forçados a parar, inclusive, os serviços essenciais”, justificou Colbert ano passado. Entre as dificuldades enfrentadas por ele estavam as compras de oxigênio para pacientes internados no Hospital da Mulher, além da realização de pavimentações e obras em vias da cidade, com recursos de assistência social e educação.

Feira de Santana

Terrorismo na imprensa 

Ano passado, inclusive, o ex-presidente da Câmara disse que não fazia sentido a informação de que a cidade iria parar, caso a LOA não fosse aprovada. Torres chegou a afirmar que Colbert estava provocando “terrorismo na imprensa”. “A cidade não vai parar. A Câmara Municipal é responsável. Não vai parar e a Prefeitura tem condições de trabalhar com um doze avos, o orçamento do ano passado”, disparou. 

Qual o cenário eleitoral de Feira para 2024? 

Como acaba uma eleição e imediatamente se começa a pensar na outra, as especulações sobre quem terá chance de se viabilizar para o comando da prefeitura de Feira no próximo ano já tiveram início . De um lado, a dúvida é se o ex-prefeito Zé Ronaldo de Carvalho será candidato. Do outro lado, é saber se o eterno candidato Zé Neto vai disputar a eleição ou abrir mão para que outro nome possa tentar. Pelo que se comenta na Princesa do Sertão, o cenário mostra que o deputado do PT certamente não abrirá mão da disputa.

Zé Ronaldo

Ângelo fora do baralho

Quem estava no páreo para entrar na briga pela prefeitura de Feira, mas perdeu força, foi o deputado e hoje secretário de Desenvolvimento Regional, Ângelo Almeida. Apesar do perfil agregador, o que se comenta é que ele poderá ter dificuldade para se viabilizar. Isso porque Zé Neto tem mais força política, densidade eleitoral e domínio das máquinas do estado e da União.

Ângelo Almeida

Jerônimo chegou a ser cogitado

Uma importante liderança do município chegou a revelar ontem, em contato com a coluna Vixe!, que quem estava sendo cogitado para ser o candidato a prefeito de Feira pelo PT era o então secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. No entanto, com as desistências dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar de disputar o governo, ele acabou sendo alçado ao posto e se elegendo governador da Bahia.

Jerônimo Rodrigues

Os emedebistas em ação 

Circulou nos últimos dias a informação de que os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima teriam convidado o ex-deputado Humberto Cedraz para reorganizar o MDB em Feira de Santana. Após o tensionamento da última campanha, já foi possível ver que o atual prefeito Colbert Martins está sendo totalmente alijado pelo MDB. Colbert desobedeceu a orientação dos Vieira Limas de apoiar o PT, e seguiu com o candidato do União Brasil, ACM Neto.

Lúcio Vieira Lima

Otto corteja Zé Ronaldo 

Outra especulação que circulou forte em Feira nos últimos dias foi de que o senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, teria acenado para o ex-prefeito Zé Ronaldo mudar de lado. Ha quem diga que a articulação passava pela disputa ao Senado em 2026. Tanto que quem acompanhou de perto a movimentação disse que, ao ficar sabendo da ação dos bastidores, a deputada federal Lidice da Mata teria chegado a gritar que a vaga ao Senado, ocupada pelo atual senador Angelo Coronel, teria que ser ocupada por uma mulher.

Otto Alencar

Tags


secao

Mais Lidas

Nenhuma postagem encontrada.

Vixe

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional