Vixe! Sandro sai e Alan assume a oposição na Assembleia. Os três cenários possíveis para Rui. E mais, Bruno muda nomes para oxigenar gestão 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 18/01/2023 09:25 Vixe

Alan vai liderar oposição na Assembleia

Uma reunião no próximo dia 27 deve sacramentar a indicação do deputado estadual Alan Sanches (UB) como o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. No encontro da bancada, o atual líder Sandro Regis deve reafirmar o desejo de não continuar comandando o grupo, o que abre espaço para Alan assumir o desafio de liderar o bloco contrário ao governo Jerônimo Rodrigues. Ao falar na Lavagem do Bonfim sobre o assunto, Alan afirmou que vai “seguir fazendo oposição ao governo, mas de forma construtiva”. ” Eu tenho três mandados e estou indo para o quarto. Com o tempo a gente passa a ter a maturidade necessária para não radicalizar. Em vez disso, ajudar na construção da Bahia, sem perder a visão crítica dos problemas que enfrentamos”.

Deputado Alan Sanches

Mas pode endurecer, caso seja preciso 

Apesar da sinalização de uma oposição menos ruidosa, Alan diz que nos momentos que precisar, vai tensionar. “Estarei defendendo o povo que me escolheu, o povo que me elegeu e estarei na defesa dos direitos e das melhorias da qualidade de vida do cidadão baiano”, disse ele, ao reforçar a necessidade de fiscalizar os atos do Executivo. 

Rui pode se viabilizar para o Planalto 

Alçado à condição de ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador da Bahia, Rui Costa, é apontado hoje como um dos nomes mais fortes da terceira gestão Lula. Apresentado pelo próprio presidente como o “gerentão” do governo, Rui volta e meia é citado como um dos possíveis indicados para a sucessão presidencial de 2026. Ele hoje é um dos quadros com maior visibilidade na Esplanada dos Ministérios. Óbvio que para ser presidente do Brasil não basta ter apenas vontade. Tem que ter apoios, sorte e apresentar um projeto de desenvolvimento para o país.

Lula e Rui Costa

Rui e Wagner ao Senado e Jerônimo à reeleição 

Segundo algumas pessoas do próprio PT, caso o projeto de disputar o Planalto não decole, uma alternativa cogitada é que Rui possa disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026, já que uma deverá estar reservada para o atual senador Jaques Wagner. “Agora imagine uma chapa com Jerônimo para a reeleição ao governo, com Rui e Wagner ao Senado”, como divagou o veterano petista. Pelo sim, pelo não, quem não deverá gostar nada dessa articulação será o senador Angelo Coronel (PSD) e os outros partidos da base, que caminhariam para ser preteridos dos principais espaços da majoritária. 

Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, Jaques Wagner e Geraldo Jr

Rui para prefeito em 2024? 

Uma terceira proposta, esta mais remota hoje, seria Rui Costa vir a disputar a prefeitura de Salvador em 2024. O PT nunca conseguiu governar a capital baiana e essa seria uma oportunidade única para o partido, que está comandando ainda os governos do estado e federal, ascender ao poder municipal. Além disso, tem o fato de Rui ser bem avaliado e ter muito trabalho realizado na cidade. Agora, para isso se concretizar, a estratégia teria que passar pela aposta do presidente Lula na vitória de Rui em Salvador e Haddad na prefeitura de São Paulo, numa tentativa de comandar as duas capitais, que somam quase 15 milhões de habitantes. 

Rui Costa

Bruno muda nomes para oxigenar gestão 

A mudança no secretariado promovida pelo prefeito Bruno Reis foi bem avaliada dentro da própria base aliada. O sentimento é que foram priorizados aspectos de gestão na escolha dos quadros, para otimizar a máquina pública e avançar nos resultados. Além disso, a escolha dos 16 novos integrantes do primeiro e segundo escalão serviu para “dar a cara do prefeito a sua gestão” e para “oxigenar a máquina pública”, já que o ano de 2023 exigirá um ritmo mais acelerado das obras, para fortalecer a sua imagem e seu projeto de reeleição. Alguns quadros da própria prefeitura foram aproveitados para novos desafios. 

Prefeito Bruno Reis

Ana Paula na Saúde e Décio na Transalvador 

Como a coluna Vixe! já havia antecipado, a vice-prefeita Ana Paula Matos vai para a Secretaria Municipal de Saúde, que estava sendo gerida por Décio Martins, que foi deslocado para comandar a Transalvador. Ana Paula, inclusive, elencou essa semana as suas prioridades e disse que vai trabalhar para “melhorar a qualidade do atendimento na rede e entregar a maternidade municipal”. “Eu como mulher ficarei muito honrada em deixar para a cidade esse legado”, enfatizou. 

Ana Paula Matos

Thiago e as prioridades para a Educação 

Bem avaliado e bem quisto dentro e fora do governo municipal, o secretário Thiago Dantas deixou a pasta de Gestão para assumir a Secretaria de Educação, que estava sendo comandada pelo ex-prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira. Inclusive, Thiago disse que pretende tornar a educação da cidade referência no Brasil e, para isso, vai priorizar três pilares na sua gestão. “A primeira prioridade é continuar o trabalho de melhoria da infaestrutura da rede municipal. O segundo ponto será a relação com os professores, que são fundamentais para a Educação. E o terceiro é focar na gestão, garantir todos os aspectos necessários para que a educação funcione, que eles estejam atendidos e que esses três pilares juntos possam contribuir para tornar a educação de Salvador uma referência no país”.

Thiago Dantas

Experiência e diálogo 

Conhecedor dos bastidores políticos de Brasília, o candidato derrotado ao Senado, Cacá Leão, está à frente da Secretaria de Governo, assumindo a partir de agora a articulação da gestão Bruno Reis com os vereadores e outros atores da política local. Habilidoso na arte de fazer política, ele está no lugar certo e já chega afirmando que “as relações que construí em Brasília ao longo dos anos facilitarão os caminhos” e o diálogo por aqui. “Pretendo ajudar a cidade a conseguir novos recursos, a fazer novas obras e melhorar ainda mais o que já é bom”, disse ele, que era relator do Orçamento da União. Ao destacar a importância do diálogo com a Câmara, Cacá reforçou ainda que terá que resolver as demandas políticas que chegam do Legislativo.

Cacá Leão

O novo desafio de Pedro Tourinho

Outro nome que foi bem aceito dentro e fora do governo foi o do novo secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho. Empresário de sucesso, com ampla experiência no setor de entretenimento, ele também é autor de livro sobre gestão da imagem pública. Quem conversou com Tourinho nos últimos dias disse que ele pretende usar a cultura para despertar na população um desejo de pertencimento por ser soteropolitano. 

Pedro Tourinho

A pasta e as prioridades do setor 

Ex-empresário de Anitta e amigo de celebridades como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djamila Ribeiro, o novo titular da Secult quer conhecer primeiro a secretaria para anunciar suas prioridades para o setor. “É preciso fazer com que o cidadão se enxergue cada vez mais nas ações da Prefeitura. Dessa forma, minha ação será voltada para fortalecer esse laço com essas pessoas, a trazer mais dinheiro, prioridades e articulações, para que eles sejam ainda mais donos dessa cidade, fazendo o que sabem e sendo quem são”.

Anitta com Pedro Tourinho

A liderança e a pressão dos vereadores 

O vereador Kiki Bispo assume como líder do Governo na Câmara de Salvador e terá uma série de desafios pela frente. O maior deles é fazer com que as demandas dos vereadores sejam acolhidas e atendidas pelo Executivo. Alguns representantes da bancada já cogitam a possibilidade de atuar em grupo para cobrar de Kiki as soluções para os problemas das comunidades, que acabam travando e dificultando a relação com a prefeitura. 

Kiki Bispo

Festança em Lençóis 

Xanddy Harmonia, Igor Kannário, Devinho Novaes, Thiago Aquino, La Fúria, Vitor Fernandes, Negra Cor, Iguinho e Lulinha, Béa Costa, Sertan’Love, Moura Jorge e Zion. Essas são as atrações da Festa do Senhor dos Passos, em Lençóis, que acontece de 28 a 31 de janeiro. Se tem crise municipalista e falta de recursos, não passaram pelo município, que está localizado na Chapada Diamantina. Pelo que dizem na cidade, a prefeita Vanessa Senna (PSD) não está poupando nas atrações musicais. Natal, Réveillon e os eventos tradicionais, como a Festa de Senhor do Bonfim da Estiva, são sempre usados para atrair visitantes de dentro e de fora da Bahia.

Vanessa Senna

Tags


secao

Mais Lidas

Nenhuma postagem encontrada.

Vixe

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional