Vixe! Progressistas negociam cargos com Jerônimo e Bruno. Prefeito finaliza mudanças no secretariado e a passagem relâmpago de Florence pela Casa Civil
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidore
A passagem relâmpago de Florence
A passagem relâmpago do deputado federal Afonso Florence pelo secretariado do governador Jerônimo Rodrigues causou espanto em muita gente. Nomeado e exonerado em menos de três dias, Florence se afastou do governo para finalizar o encaminhamento de suas emendas na Câmara Federal. O argumento utilizado é que ele precisava dar seguimento à liberação de recursos em Brasília, antes de se dedicar à Casa Civil na Bahia. A expectativa é que ele tome posse para o novo mandado no dia 2 de fevereiro e se licencie, na sequência, para assumir como secretário estadual.
Afonso Florence
Especulações sobre o afastamento
Além da versão oficial, uma série de especulações passou a ser comentada entre os aliados sobre a passagem relâmpago de Florence pela Governadoria. Numa delas, o argumento era que o afastamento teria se dado por divergências internas entre sua tendência partidária e o governador Jerônimo. Em outra versão, algumas pessoas diziam que ele não era a primeira opção do governador para o posto, já que ambos nunca foram tão próximos assim, e que a Casa Civil era “o coração de qualquer governo, exigindo a indicação de alguém que tivesse mais afinidade com o governador”. Pelo sim ou pelo não, o que sabemos é que Afonso Florence é um dos deputados federais mais atuantes do PT da Bahia e que sua ausência será sentida por muitos em Brasília.
PP negocia com Bruno e exclui vereadores
Os seis vereadores que integram o Partido Progressistas de Salvador estão insatisfeitos com a condução da reforma administrativa tocada pelo prefeito Bruno Reis. A zanga não é com o prefeito, mas com o próprio partido. Os parlamentares já tiveram vários encontros na casa do presidente estadual da sigla, João Leão, e aproveitaram para externar o clima de insatisfação do grupo. Os progressistas não aceitam que a cúpula do PP negocie diretamente com o Palácio Thomé de Souza, sem eles serem ouvidos.
Bruno Reis
Deputados do PP negociam apoio a Jerônimo
O detalhe é que os deputados federais e estaduais do PP já deram uma guinada e começaram a costurar o caminho de volta para os braços do governo estadual, do PT. Os vereadores não aceitam ser preteridos do processo de escolha da seara municipal. Em contato com a coluna, três deles afirmaram que a bancada está ameaçando criar um grupo independente, suprapartidário, para conduzir os trabalhos na Câmara, “já que não estão se sentindo contemplados pelo governo municipal nem pelo PP”.
Jerônimo Rodrigues
Reforma deve ser anunciada até sexta
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, deve anunciar até sexta-feira os nomes que passarão a integrar o seu governo. Apesar de não confirmado oficialmente, é esperado que o secretário de Educação, Marcelo Oliveira, saia para que o secretário de Gestão, Tiago Dantas, possa entrar. Marcelo era prefeito de Mata de São João e deixou o comando da cidade para assumir a secretaria no começo da gestão atual.
Mudança na Saúde, Cultura e Turismo
Há quem diga que a apresentadora Lara Kertész tenha sido convidada para assumir a Saltur ou a pasta da Cultura do município. A expectativa era que ela tivesse dado a resposta ao prefeito Bruno Reis na última segunda. Caso ela não aceitasse o convite, o atual titular da Saúde, Décio Martins, poderia ser indicado para o posto, com a manutenção de Isaac Edington na Empresa de Turismo Salvador. Além disso, a vice-prefeita Ana Paula Matos deve assumir a Secretaria de Saúde do Município, que é gerida hoje por Décio.
Lara Kertész
Dúvida ainda na área social
Outra secretaria que pode ter o comando modificado é a Sempre – pasta de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer. O titular Daniel Ribeiro deve deixar o posto. O ex-deputado Júnior Magalhães chegou a ser cogitado para a secretaria, mas teria declinado do convite. O consenso na Câmara de Vereadores é que só não pode comandar a área social do município alguém de fora da política, que queira disputar uma vaga na Câmara na eleição do próximo ano.
Daniel Ribeiro
Rogéria é sempre lembrada
Por mais que digam que não, o nome da deputada federal eleita Rogéria Santos é sempre lembrado como um “coringa” para o posto. Além de já ter experiência no Executivo da capital, ela abriria espaço para o deputado federal Marcelo Nilo manter o mandato em Brasília a partir de fevereiro.
Rogéria Santos
Estratégia para acomodar aliado
Ainda no rol de possibilidades, a deputada estadual Kátia Oliveira estaria sendo cogitada para a pasta das Mulheres, abrindo espaço para o deputado Luciano Ribeiro. Já o também deputado Paulo Câmara, que não se reelegeu pelo PSDB, deve ser absorvido por algum deputado federal do partido em Brasília. A expectativa, inclusive, é que ele siga com o líder da sigla, Adolfo Viana. Há quem diga que essa estratégia faria com que Paulo não tentasse uma vaga para a Câmara de Salvador no próximo ano. Ele disputaria o mandato de estadual em 2026.
Paulo Câmara
Cacá dividido entre a Segov e São Paulo
E o destino de Cacá Leão ainda parece ser uma incógnita. Conhecedor dos bastidores políticos de Brasília, o candidato derrotado ao Senado é sempre lembrado para comandar a Secretaria Municipal de Governo, para assumir a articulação da gestão Bruno Reis junto aos vereadores e outros atores da política local. O que estaria dificultando a confirmação da indicação seria o desejo pessoal de Cacá de alçar novos voos em São Paulo. A conferir.
Cacá Leão
A disputa em Camaçari
Secretário estadual de Relações Institucionais, o ex-deputado Luiz Caetano foi mantido no cargo pelo governador Jerônimo Rodrigues. À frente da articulação política do governo, volta e meia ele é lembrado pelo PT como possível candidato do partido à prefeitura de Camaçari, seu reduto político. No último final de semana, inclusive, ele participou da procissão em homenagem ao padroeiro da cidade, São Thomaz de Cantuária.
Caetano ou Ivoneide em 2024?
Apesar de estar elegível, há quem diga no município que o nome do PT que deverá enfrentar o candidato do prefeito Antônio Elinaldo é o da deputada federal eleita Ivoneide Caetano, esposa do secretário. Durante o evento religioso, o titular da Serin afirmou que era “uma honra participar mais um ano desse momento” e que iriam “pedir que São Thomaz de Cantuária abençoe a cidade” e também “nos ajude para que a esperança volte para Camaçari”.
Ivoneide Caetano
Cinco disputam a indicação de Elinaldo
Como o prefeito Antônio Elinaldo já está no segundo mandato e não poderá tentar a reeleição, a dúvida agora é quem será indicado por ele para a sua própria sucessão. Cinco nomes são cogitados no município, dentre eles os ex-deputados José Tude, Helder Almeida e o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Borges. Resta agora saber quais critérios serão utilizados por Elinaldo para definir seu candidato.
Antônio Elinaldo
Oposição séria e o bolsonarismo
Candidato derrotado do PL ao governo, o ex-ministro João Roma usou as redes sociais está semana para se manifestar sobre os atos terroristas cometidos em Brasília, no domingo (8). No Twitter, o deputado federal postou uma mensagem que parece não ter sido muito bem digerida por integrantes da ala mais radical do bolsonarismo. “Defendemos toda manifestação, mas liberdade vem junto com respeito, nunca com violência e vandalismo. Precisamos avançar no debate e construir uma oposição séria, que certamente fortalecerá a direita e os valores republicanos no Brasil”, escreveu.
João Roma
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Vixe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional