Vixe!! Cresce a pressão para Rui renunciar o mandato e disputar o Senado. E as estratégias de ACM Neto para 2022

Todas às quartas, temos novidades da política, do empresariado e da cultura para que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra 30/06/2021 07:58 Vixe
As estratégias de Neto para 2022
Volta e meia, alguns observadores da cena política apontam fragilidades nas articulações envolvendo o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, com vistas às  eleições de 2022. Algumas movimentações no cenário nacional estariam sendo usadas para minar o favoritismo do presidente nacional do Democratas na disputa ao governo que se avizinha. Pessoas próximas ao ex-prefeito dizem que nesse momento ele tem que ignorar as provocações e agir com frieza. Ele tem que saber jogar de maneira estratégica. Enquanto seus adversários ficam apostando na política e nas articulações partidárias, Neto deve apostar no povo e no contato direto com a população. Tem que repetir a estratégia vitoriosa de 2012 e, agora, intensificar as viagens pelo interior da Bahia, diagnosticando os problemas do estado, fortalecendo relações e construindo seu plano de governo.
 
A aposta no povo
Em 2012, as condições políticas eram fortemente favoráveis ao petista Nelson Pelegrino e, no entanto, o democrata venceu a eleição. Toda a sua estratégia de campanha para o próximo pleito será baseada no enfrentamento Neto x Wagner, excluindo, assim, o governador Rui Costa, que tem seu governo bem avaliado na Bahia. Como Rui não é candidato, não tem porque o democrata confrontar o atual gestor. O entendimento no DEM é que o eleitorado está muito maduro com relação ao voto descasado e a boa relação mantida entre eles na condição de gestores, sobretudo na pandemia, os coloca num patamar de positividade. E mais, ficou a imagem consolidada de que ACM Neto consegue se movimentar e governar bem com qualquer um.
 
 
 
A pressão pela renúncia de Rui
Informações de fontes que circulam pelo Palácio de Ondina dão conta que o governador Rui Costa (PT) passou a ser pressionado por pessoas próximas a renunciar ao mandato de governador para se lançar ao Senado Federal em 2022. A estratégia seria deixar o atual vice João Leão (PP) à frente do governo nos últimos nove meses do ano, garantindo, assim, a chapa com Jaques Wagner ao governo, Rui Costa ao Senado, restando a vaga de vice para o PSD.


Nada satisfeito
O detalhe, vindo de outro informante do PSD, é que o senador Otto Alencar não estaria nada satisfeito com essa articulação encabeçada pelo PP, que o alijaria do Senado e o colocaria na condição de vice do PT. Otto já teria sinalizado, inclusive, que não quer ocupar a vice-governadoria. Como alternativa, pensaram em colocar o deputado federal Otto Alencar Filho na posição de vice de Wagner, mas isso deixaria o atual senador a ver navios e longe de Brasília.
 
Otto e Neto
Há quem diga que esse movimento poderia resultar até mesmo num rompimento entre o PSD e o PT, abrindo, assim, espaço para um eventual diálogo entre Otto e ACM Neto em 2022. Óbvio que o democrata não vai ficar esperando esse cenário se consolidar. Neto vai tentar organizar o jogo dele sem esperar Otto e o PSD.
 
 
 
 
Bruno e o Senado em 2026
O prefeito Bruno Reis (DEM) mal assumiu o comando da prefeitura de Salvador e já tem gente falando que ele pode não concluir um eventual segundo mandato, caso se reeleja daqui a três anos, em 2024. Como a política é a arte de articular no presente e projetar o futuro, a informação que chegou à coluna Vixe essa semana é que o prefeito estaria alimentando o desejo de disputar uma vaga ao Senado na eleição de 2026, abrindo mão para seu próximo vice assumir o comando do palácio Thomé de Souza. Com isso, aumenta o foco sobre quem estará ao seu lado na chapa à reeleição, já que o movimento pode deixar o próximo vice como prefeito por dois anos e como o candidato natural à sua sucessão. 

Candidato natural 
Um dos nomes apontados como natural para a sucessão de Bruno Reis é do atual secretário de Saúde, Leo Prates, hoje no PDT. Leo, que deve tentar uma vaga na Câmara Federal em 2022, não esconde de ninguém o desejo de assumir o comando do Thomé de Souza. Preparado, ele foi obrigado a abrir mão do projeto de disputar a prefeitura no ano passado devido à pandemia. Como disse no começo dessa nota, na arte da futurologia, só Deus e o tempo dirão qual será o cenário a seguir na estratégia de Leo e Bruno em 2024, 2026… 
 
 
 

Comitê eleitoral 
Informações chegadas à coluna Vixe dão conta que o ouvidor-geral da Prefeitura de Salvador, Jean Sacramento, e o seu coordenador Max Cardoso Campos, transformaram a Ouvidoria Geral do Município num verdadeiro comitê eleitoral. Pretendendo sair candidato a deputado estadual em 2022, ele recebe lideranças comunitárias com frequência e não se intimida em assediar moralmente os servidores do órgão visando interesses políticos.
 
 

Utilização política
Outro que tem sido acusado de utilização política do cargo é o subprefeito do Subúrbio Ferroviário, Marco Aurélio. Essa semana na Câmara o vereador Orlando Palhinha (DEM) elevou o tom para denunciar o subprefeito, que percorreu os bairros oferecendo “soluções para os problemas da área”.  “O papel que ele está desempenhando não condiz com o que ele está designado”. Segundo Palhinha, o coordenador prometeu 200 toneladas de asfalto para uma comunidade para julho.
 
Usurpado
“Ele tem que fazer as visitas durante a semana, com a equipe dele e com a representação do bairro. Me sinto usurpado quando um coordenador de prefeitura-bairro visita uma comunidade dizendo que vai resolver os problemas”, pontuou o parlamentar, ao insinuar que os auxiliares do governo Bruno Reis estavam se utilizando do cargo para tentar colher dividendos políticos em 2022.
 
Convocação à Câmara
Diante do discurso do vereador Orlando Palhinha, o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior, solicitou que os parlamentares apresentassem um requerimento para convocação dos subprefeitos Marco Aurélio e Fábio da Mata. “A função dos subprefeitos é administrar o bairro com isenção, mas, muitas vezes, eles tomam partido”, pontuou Geraldo.
 
Todos de olho 
Os vereadores Átila do Congo (Patriota) e Ricardo Almeida (PSC) endossaram a fala de Palhinha e questionaram a ação de alguns subprefeitos. “Uma das prerrogativas do subprefeito é administrar o bairro como se fosse uma cidade, mas alguns subprefeitos têm se sentido prefeito”, disse Ricardo Almeida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Tags


home

Mais Lidas

Nenhuma postagem encontrada.

Vixe

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional