Vixe! Campanha subdimensionada e o sentimento de mudança no estado. TVE, a gafe de Jerônimo e a TV Bahia. E mais, o olhar apreensivo do Brasil para o 7 de Setembro
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores
A TVE, a gafe e a TV Bahia
Atrapalhado, o candidato do PT ao governo, Jerônimo Rodrigues, cometeu uma gafe ontem, no final do debate da TVE. Ao fazer suas considerações finais, o petista fez referência ao sinal da TV Bahia, quando deveria ter falado da TVE. Vixe! O embate foi transmitido também pela radio Educadora e pelas redes sociais da TVE.
Campanha atrasada na reta final
Um deputado da base da oposição na Bahia, que pediu para não ser identificado, ficou estupefato com o movimento feito por pessoas próximas ao candidato ACM Neto, que passaram a atuar “em ponto morto” na campanha, atrasando a ativação da marca do candidato tanto na capital quanto no interior. O parlamentar disse que até mesmo a distribuição do material da chapa majoritária está a passos de tartaruga, “em total descompasso” com o núcleo duro do bloco oposicionista, que acompanha o candidato nas agendas pela Bahia, e tenta evitar o clima de “já ganhou”.
Material de campanha
Campanha subdimensionada?
Quem acompanhou de perto as últimas campanhas de ACM Neto se assusta com o tamanho da atual. Apesar do elevado nível de profissionalismo, a percepção que se tem é que eles mantêm a mesma estrutura que tinham para a campanha para a Câmara Federal ou para a Prefeitura de Salvador. “O problema é que eles parecem ter esquecido de atualizar o software para o tamanho do estado”, como ironizou um aliado histórico do UB.
Sentimento de mudança em alta
O que conta positivamente a favor de ACM Neto, dizem os próprios aliados, é a alta capacidade gerencial que ele detém e o sentimento de mudança que parece estar enraizado junto à boa parte da população da Bahia. “Não adianta o PT ter tanto dinheiro, usar a máquina do governo e ter Lula como cabo eleitoral. Quando o povo quer mudar, recebe o dinheiro dos adversários, mas garante o voto em quem considera ser o melhor. E isso, vale tanto para a disputa ao governo da Bahia quanto para à presidência da República”, enfatizou um deputado federal do União Brasil, ao elogiar o elevado nível de organização da campanha do partido.
Ana Coelho, ACM Neto e Cacá Leão
O Brasil olha apreensivo para o 7 de Setembro
Todas as atenções se voltam hoje para as comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil. Mais precisamente para o barulho que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores prometem fazer na data cívica. Ontem, em sabatina à rádio Jovem Pan, Bolsonaro disse que a população verá “um movimento nunca visto na história do Brasil”, que ocorrerá de forma “ordeira e pacífica”. O temor da classe política e das instituições democráticas é que o tensionamento seja acentuado e os brasileiros presenciem o agravamento do clima beligerante do Oiapoque ao Chuí.
Jair Bolsonaro
Prega paz incitando o ódio
Como forma de “pregar” o clima de protesto e de paz, o presidente disse que o 7 de Setembro do ano passado “foi um movimento monstro, em especial em São Paulo, mas nenhuma lixeira foi virada, não houve um papel queimado na rua. Não tomei conhecimento de nenhum ato de violência em boletins registrados em delegacias. Por que estão temendo o povo? O poder emana do povo ou não? O povo tem que ser respeitado ou não? O povo que tem que dar o norte ou é um ou outro ministro do TSE que deve dar o norte para nós e dizer como é que têm que serem feitas as coisas. Violência política? Ué vocês esquecem do pessoal do AntiFas há pouco tempo atrás? Como é que a esquerda se comportava nos movimentos de rua? Depredando prédios, bancos. Esquecem disso?”, disparou o presidente da República, contribuindo para o sentimento de instabilidade política a que estamos submetidos.
Jair Bolsonaro
Mais críticas ao sistema eleitoral brasileiro
Na sabatina, Bolsonaro voltou a criticar o sistema eleitoral brasileiro e disse que entre os pedidos dos apoiadores nos atos, um dos mais importantes deverá ser o de “eleições limpas”. Ele disse que, mesmo que o TSE acate as sugestões das Forças Armadas em relação às eleições, a possibilidade de fraude será “próximo a zero”, mas que “próximo de zero não é zero”.
Desfile cívico no Campo Grande
Em Salvador, o tradicional desfile de 7 de Setembro, organizado pelo Exército, contará com o cortejo cívico no Campo Grande, que vai contar com mais de 6.700 militares e civis. A programação prevê a concentração das tropas militares, escolas e entidades civis a partir das 6h no Corredor da Vitória. Depois do desfile das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, o desfile seguirá a apresentação motorizada das corporações e das escolas. No final, o público poderá conferir o Esquadrão da Polícia Montada. É esperada a participação do governador Rui Costa, do prefeito Bruno Reis, do presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior, além de representantes da sociedade civil organizada.
Desfile 7 de Setembro em Salvador
Movimentos sociais no Grito dos Excluídos
A parte política ficará a poucos metros dali, como acontece há 28 anos, no tradicional Grito dos Excluídos. Com o tema “Vida em primeiro lugar!”, o ato das esquerdas, que ocorre em todo o país, é promovido por comitês religiosos, movimentos populares, sindicatos e organizações civis. A iniciativa tem como objetivo denunciar a estrutura agressiva e excludente da sociedade, que gera a violência e a perda dos direitos dos trabalhadores. A expectativa é que o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, não esteja presente ao ato. A concentração se dará em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, a partir das 8h30.
Grito dos Excluídos
Bolsonaristas no Farol
Já os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro deverão se reunir a partir das 9h, no Farol da Barra. A expectativa é que o candidato João Roma esteja presente ao ato. Por volta das 9h30, um trio elétrico será palco dos pronunciamentos dos bolsonaristas baianos. Líder nas pesquisas, o candidato ACM Neto não participará dos desfiles cívicos. Ele estará cumprindo agenda no interior baiano.
João Roma
A falta de educação de Rui e o último lugar da Bahia
O tom áspero usado mais uma vez pelo governador Rui Costa (PT) contra o candidato ACM Neto anteontem mostrou, segundo o presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior, que o governador perdeu a compostura e mostra “porque a educação do estado está em último lugar no país”. O deputado disse que o PT “acusou o golpe”, ao perceber que “seu candidato fabricado” não consegue deslanchar nas pesquisas. “Mostra o cheiro da derrota, já que, ao elevar o tom, Rui deixa claro que não tem educação, por isso nunca a priorizou”, disparou.
Félix Júnior
2º turno nacional
O presidente do PDT disse ainda que o candidato petista tem margem pra crescer, mas tem teto na Bahia. A dúvida agora é até onde o presidente Bolsonaro cresce e consegue puxar seu candidato João Roma, que pode levar a disputa para o 2º turno. Na opinião de Félix, esse crescimento não acontecerá e a disputa será vencida por ACM Neto já no primeiro turno. “A eleição na Bahia será liquidada na primeira fase do pleito. Só teremos eleição de dois turnos para a nacional”, disse ele, ao apostar no crescimento do seu candidato Ciro Gomes, que é o único capaz de vencer Lula ou Bolsonaro na próxima fase do pleito.
Ciro Gomes
A falsa reação de Jerônimo
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis, disse ontem que a campanha do PT “está se enganando” com a “falsa” reação do candidato Jerônimo Rodrigues. De acordo com ele, nas redes sociais hoje é impossível mentir ou deturpar os fatos. “E não vai ser o programa eleitoral que vai mudar nada. Até porque, Jerônimo mal aparece no espaço reservado para sua candidatura”. E questionou: “qual é o fato novo que justifica esse crescimento? Crescendo para onde? Jerônimo está crescendo igual a rabo de égua, crescendo pra baixo”, ironizou.
Jerônimo Rodrigues
Pior desempenho da história
O líder lembrou que o então candidato José Ronaldo teve 23% dos votos válidos na eleição passada. “Jerônimo tem que tomar cuidado para não terminar com o pior desempenho de um candidato na política da Bahia”, disparou ele, ao enfatizar que o cenário é extremamente positivo para ACM Neto. “Até porque, as pessoas já entenderam que pra tirar o PT do governo da Bahia, só votando em Neto. O seja, o voto útil vai todo para o nosso candidato”.
Jerônimo Rodrigues
Neto puxará Cacá na reta final
Por mais que o cenário não seja tão positivo, pessoas próximas ao candidato ACM Neto são enfáticas ao dizer que na reta final da campanha ele conseguirá puxar o candidato ao Senado, Cacá Leão, do PP. O sentimento é que Neto conseguirá casar o voto com o progressista, que ainda não é conhecido do eleitorado. Isso, nem mesmo de Salvador.
ACM Neto e Cacá Leão
Quase réu confesso
A campanha de Jerônimo continua patinando no interior. Pelo que se comenta, o clima é de falso otimismo, já que o próprio candidato dá mostras de que ainda está perdido, sendo obrigado a admitir problemas na gestão estadual, o colocando quase como um réu confesso. O candidato reconheceu que existem áreas que ainda precisam de atenção nos governos petistas, como segurança pública, a regulação da fila na saúde e os índices de educação. Só esqueceu que o secretário de Educação na época era ele. Agora, Jerônimo quer fortalecer e avançar na oferta da educação em tempo integral e profissionalizante.
Morte elucidada
O crime brutal envolvendo um líder do MST foi elucidado pela polícia baiana nesta terça. É que o vereador pelo PSOL, Dorival Freitas Macedo, conhecido como Sargento Dorival, de 58 anos, e um comparsa, foram presos durante mandado de busca e apreensão na operação “Stone”. Ambos são acusados de participarem do assassinato de Márcio Matos, o popular “Marcinho do MST”. Três armas foram apreendidas com o comparsa do vereador, que é PM aposentado. “Marcinho” foi morto em Iramaia, na frente do filho, em janeiro de 2018. Ele era secretário de Administração de Itaetê e foi morto após adotar medidas de contenção de gastos e descobrir fraudes contratuais nas finanças do município.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Vixe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional