Vixe! Bruno fará ajustes no secretariado. Aliados à espera de Jerônimo. E mais, governo pode pressionar prefeitura a não realizar Festival da Virada e prejudicar o Carnaval 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 07/12/2022 09:08 Vixe

Ajustes na máquina 

O prefeito de Salvador Bruno Reis voltou a falar a pessoas próximas que não tem pressa para fazer mudanças no seu secretariado. Pelo que dizem na Praça Municipal, o objetivo de Bruno é fazer “pequenos” ajustes na máquina administrativa e contemplar os novos aliados, como os do PP.

Cacá na Segov 

Pelo que se fala nos bastidores do Palácio Thomé de Souza, é esperado que o deputado Cacá Leão, candidato derrotado ao Senado, assuma como secretário de Governo para cuidar da  articulação política e institucional, com destaque para a relação entre o Executivo e o Legislativo da capital. Experiência nos bastidores de Brasília Cacá tem demais. Terá agora que aprender sobre os bastidores de Salvador, em especial da Câmara. 

Cacá Leão

Rogéria na Sempre e Nilo em Brasília 

Outra mudança que é cogitada para a reforma do prefeito é na Sempre – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza e Esportes. Para o lugar do interino Daniel Ribeiro deve ir a deputada federal eleita Rogéria Santos, acomodando o núcleo duro do Republicanos e abrindo espaço para o deputado Marcelo Nilo manter o mandato de federal em Brasília. 

Rogéria Santos e Marcelo Nilo

Paulo pode assumir secretaria de olho na Câmara 

Outro movimento cogitado por pessoas próximas ao prefeito Bruno Reis indica que o deputado estadual Paulo Câmara, derrotado na última eleição, pode ser alçado à condição de secretário de Educação, no lugar de Marcelo Oliveira, ou na pasta de Ordem Pública. Paulo tem fama de bom gestor e vai aproveitar o espaço para fortalecer o governo municipal e se viabilizar para disputar a Câmara em 2024.  

Paulo Câmara

De olho na Saúde 

Há quem diga na Câmara que a vice-prefeita Ana Paula Matos estaria costurando a sua ida para a Secretaria de Saúde, no lugar de Décio Martins, que faz um bom trabalho após a saída do deputado Léo Prates. Desde a última campanha eleitoral, Ana Paula deixou a pasta do Governo e indicou o sucessor Júlio Fonn Simões. Com a chegada de Cacá, a vice deve mudar sua área de atuação na gestão da capital.

Ana Paula Matos

Governo pode pressionar Prefeitura a não realizar Festival da Virada 

Começaram a circular entre vereadores da base do governo na Câmara e entre empresários do entretenimento informações de que o aumento das medidas restritivas contra a elevação dos casos da Covid-19 em Salvador, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, por exemplo, tem outra intenção. Essas medidas poderiam ser interpretadas como pano de fundo da pressão que o Governo do Estado pode fazer sobre prefeito Bruno Reis para que não aconteça o Festival da Virada, na orla da Boca do Rio, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro. Segundo dois vereadores ouvidos pela coluna, o próximo passo para a concretização da estratégia do governo seria a restrição de público nos eventos públicos e privados no estado. Será?

Festival da Virada Salvador

Sem réveillon, Carnaval fica ameaçado 

A preocupação de empresários, vereadores e de pessoas que consomem o produto Carnaval é que a não realização da festa de réveillon acabe impactando na folia do próximo ano. “Caso o réveillon não aconteça, as vendas do Carnaval caem automaticamente, pois os foliões ficarão inseguros com a situação da cidade “, disse um empresário do setor, que pediu para não ser identificado. 

Endurecimento das medidas assusta 

Os empresários citaram uma publicação do Diário Oficial da Bahia que obriga o uso de máscara em eventos em ambientes fechados. A nova versão das medidas exige o retorno do uso do equipamento pelo público, equipe técnica, artistas e colaboradores de eventos, mesmo naqueles com venda de ingressos, caráter comercial ou patrocinados. Antes da modificação, o retorno da máscara não era exigido e valia apenas a comprovação do esquema vacinal contra Covid-19.

Eleição e São João passaram ilesos 

O detalhe, que não passa despercebido para outros três empresários ouvidos pela coluna, é que as proibições e o endurecimento das medidas contra a Covid passaram a acontecer somente após as aglomerações feitas no período das eleições e do São João. “Os casos de Covid aumentaram na época do São João, mas a festa foi mantida, devido à importância para a economia e para as cidades do interior, como o próprio governador afirmou na época. Agora, o que angustia mais ainda é saber que o Carnaval já não é realizado há dois anos. Um terceiro ano sem a festa vai trazer desgastes e prejuízos a toda uma cadeia produtiva”, como reforçou um vereador ouvido pela coluna. 

ACM Neto e seu futuro político 

O burburinho, dentro e fora do União Brasil, sobre uma eventual participação do ex-prefeito ACM Neto no governo Lula está tão grande e há quem diga que ele terá papel de relevância na articulação política entre o Palácio do Planalto e o partido no Congresso Nacional. Nome forte na sigla, o deputado Elmar Nascimento deve ser alçado à condição de ministro na cota da sigla. “Já há quem diga que o próprio ACM Neto poderá se integrar ao projeto do PT na Bahia, quem sabe disputando uma das vagas ao Senado na chapa do petista Jerônimo Rodrigues”, como ironizou ontem um aliado do grupo. 

ACM Neto

Estradas acabadas 

Na Bahia, as estradas federais têm causado uma reclamação generalizada entre políticos e pessoas que transitam diariamente pelas rodovias. Isso porque as BRs que cortam o estado estão sem manutenção há um bom tempo. A BR-242, por exemplo, que atravessa a região da Chapada Diamantina, está um “bagaço”. É um acidente atrás do outro. Quando não, causa transtornos com carros quebrados à margem da pista. O silêncio das autoridades é ensurdecedor. “Estão esperando Lula assumir para começar a reclamar. Provavelmente é isso”, diz um motorista que trabalha na região da Chapada.

Prefeitos quebrados

O chororô dos prefeitos baianos é tão grande que está incomodando. Depois de gastarem mundos e fundos para eleger seus candidatos, os gestores aguardam a redenção via verbas que nunca chegam. As promessas eleitorais não estão sendo cumpridas pelo governo estadual e nem pelo federal. Vai ser um final de ano apertado para muitos gestores. Menos para quem guardou algo para fazer uma fezinha no final de mais um mandato e garantir, inclusive, o pagamento do 13º terceiro salário. Ou seja, não estão fazendo mais que as suas respectivas obrigações.

À espera de Jerônimo 

Dezembro chegou e até agora não há uma definição sobre o secretariado do governador eleito Jerônimo Rodrigues. O novo gestor aguarda a conclusão do trabalho de transição do governo federal e do estadual para decidir como vai arrumar seu secretariado. A expectativa é que Jerônimo monte um governo com base nos espaços que serão definidos nacionalmente. O petista quer espelhar as áreas para garantir a atração de recursos e ações para os baianos.

Jerônimo Rodrigues

Quem fica e quem sai 

No banco de apostas, crescem as especulações sobre quem fica e quem sai do governo. A informação obtida pela Coluna Vixe indica que tem secretário que sequer quer ter contato com a imprensa para não ser obrigado a falar sobre o assunto. A transição na Bahia está sendo conduzida diretamente pelo novo governador e seu vice Geraldo Júnior. A expectativa é que os partidos da base sejam melhor comtemplados com a divisão de cargos, já que há espaços a serem distribuídos que estão na mira do PT, PSD, MDB e PCdoB. A conferir.

Jerônimo Rodrigues e Geraldo Jr

Mais Lidas

Nenhuma postagem encontrada.

Vixe

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional