Vixe! Aliados apostam na vitória de Neto no domingo. Geraldo espera vitória no 1° turno. E mais, Rui e as cobranças aos prefeitos

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 28/09/2022 08:34 Vixe

Pesquisa mostra vantagem de Neto na RMS 

Pelos cálculos de pessoas ligadas à ACM Neto, com base nas últimas pesquisas Ipec de Salvador e Região Metropolitana, o candidato do União Brasil tem 62% dos votos válidos, o que corresponde a 1.178.000 votos. “Considerando que a capital e a RMS têm 1,9 milhão de votos válidos, Jerônimo tem 722 mil votos (29%) e João Roma tem 114 mil votos (6%), o que dá uma frente de 456 mil votos, dificultando para o candidato do PT nas cidades do interior”, como disse um deputado estadual do União Brasil ouvido pela coluna. O argumento já havia sido usado pelo presidente do partido na Bahia, deputado Paulo Azi. 

ACM Neto

Aliados apostam na vitória de Neto domingo 

Integrantes da cúpula do União Brasil na Bahia são enfáticos ao afirmar que o candidato ACM Neto tem tudo para vencer a eleição já no próximo domingo. De acordo com informações obtidas pela coluna Vixe, algumas pesquisas divulgadas têm o objetivo único de confundir o eleitor, “mas que o desejo de mudança da população é nítido tanto na capital quanto no interior”. De acordo com o presidente do UB, Paulo Azi, eles estão “absolutamente tranquilos e concientes” de tudo que foi feito ao longo dessa caminhada. A informação é que as pesquisas pra consumo interno feitas pelo grupo mostram uma vantagem ainda maior do candidato de oposição no estado. “Acreditamos no voto consciente da população”, disse ele, ao destacar que vão seguir na mesma “toada” e estratégia até o dia da eleição “para ganhar no 1° turno”.

ACM Neto e Ana Coelho

Mudança arraigada na cabeça das pessoas 

E por falar no presidente do UB na Bahia, Paulo Azi, ele disse que a mudança está arraigada na cabeça das pessoas. “O sentimento é de estagnação das políticas públicas no estado”, disse o dirigente, ao enfatizar que o governador Rui Costa e o grupo governista “estão fazendo de tudo para tentar baixar o nível da campanha, com agressões pessoais, infundadas, mostrando  total descontrole”, como afirmou, ao completar que “ACM Neto continua focado, pois sabe da responsabilidade que ele tem e não vai entrar nesse jogo de baixarias”, sobretudo, “por saber que a vitória vai acontecer”. 

Paulo Azi

Sem expectativa de 2° turno 

Os integrantes do União Brasil e partidos aliados dizem que não há expectativa de a eleição ser definida no 2° turno. Eles não trabalham com essa hipótese. “Avaliamos que a eleição para o governo será finalizada neste domingo. E isso mesmo com o candidato do presidente Bolsonaro (João Roma) fazendo o jogo combinado com o PT da Bahia”, completou outro deputado federal do UB.

Roma e o jogo combinado com o PT

Para justificar a tese, o parlamentar diz que o presidente Bolsonaro foi duramente atacado nos últimos dias pelo governador Rui Costa e por integrantes do seu partido, sobretudo  no horário eleitoral, e Roma, em nenhum momento, revidou. Nem mesmo acionou juridicamente a candidatura do Partido dos Trabalhadores para evitar os ataques ao presidente da República e ao PL”, como disse outro parlamentar do PP, ao citar que nem mesmo um direito de resposta foi solicitado para defender o clã Bolsonaro. 

João Roma

Geraldo aposta em vitória no 1° turno 

O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Jerônimo, Geraldo Júnior (MDB), afirmou essa semana que seu grupo liderado pelo PT vencerá as eleições na Bahia e em 1° turno. “Essa é a vontade de Salvador e da Bahia. É a vontade de continuar ao lado de um governo que transforma a vida das pessoas. Nós vamos levar a eleição no 1° turno. Pode escrever aí”, disse Geraldo, que é aprontado pelos governistas como responsável pelo ânimo de Jerônimo na primeira fase da campanha. 

Geraldo Júnior e Jerônimo Rodrigues

Vice diz ter saído da bolha 

O candidato também avaliou a campanha como positiva e disse que, ao sair da “bolha política”, passou a “enxergar” as coisas de uma forma melhor. “A avaliação é positiva. Eu saí da bolha política, hoje estou conseguindo enxergar as coisas de forma melhor, estou feliz, alegre e satisfeito”, afirmou com entusiasmo. 

Geraldo Júnior

Rui cobra prefeitos 

Alguns prefeitos têm reclamado nos bastidores que o governador Rui Costa passou a exigir que eles levem caravanas para encher os eventos de Jerônimo Rodrigues em municípios vizinhos na Bahia. Segundo os gestores, foi assim em Itaberaba, Jacobina, Seabra e Irecê, na Chapada Diamantina. Mas em outras regiões a tática também foi utilizada ao longo da campanha, mais precisamente, desde a discussão do PGP – Plano de Governo Participativo. No entanto, a conta tem ficado para as prefeituras das cidades. Muitas delas com arrecadação baixíssima tiveram que usar o que não tinham para fazer campanha para o petista e para Otto Alencar, que é candidato à reeleição para senador na chapa majoritária.

Rui Costa

Itaberaba vai puxar votos 

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), quer puxar votos para seus candidatos nesta reta final e fará uma mega carreata amanhã (29). De acordo as pessoas que estão convocando o ato, essa será “a maior carreata da história política do município”. Participa do evento o candidato a deputado estadual e filho da terra, David dos Anjos (PL), que vai representar os candidatos João Leão (PP), Cacá Leão (PP) e ACM Neto (UB).

Ricardo Mascarenhas

Neto e Jerônimo viram alvos de ataques 

Os candidatos ACM Neto e Jerônimo Rodrigues foram os principais alvos de ataques dos outros candidatos no debate promovido ontem pela TV Bahia. Durante o programa, o postulante do União Brasil tentou responder aos questionamentos dos adversários, destacando propostas de um eventual governo e apresentando ações da sua gestão na prefeitura de Salvador. Mas volta e meia ele era obrigado a citar Jerônimo como pior secretário de Educação do estado e elevar o tom contra seu ex-aliado João Roma. 

ACM Neto

Ofensas descambam para o lado pessoal 

As ofensas entre Neto e Roma descambaram para o lado pessoal. Após o rompimento, este foi o primeiro encontro entre eles como adversários. Neto chamou Roma de desleal e o postulante do PL retrucou, citando o motivo do rompimento entre os dois. “Você, João Roma, é a pessoa mais desleal que conheço. Você foi meu amigo por 20 anos, você me convidou para ser padrinho de sua filha. Eu não queria trazer isso para cá, mas eu sou padrinho de sua filha”, disse Neto. Em resposta, Roma disse que de “deslealdade” o ex-aliado entendia. “Passei 20 anos limpando o chão dele, que só gosta de ter capachos e se incomodou quando eu recebi o convite para assumir o Ministério da Cidadania”, disparou o bolsonarista.

Roma crítica pedido de voto útil de Bruno

Em outro momento, o candidato João Roma criticou o pedido feito pelo prefeito Bruno Reis ontem pelo voto útil na eleição deste ano. “Eu vejo isso como um grande desespero, de uma candidatura que não consegue explicar a afro conveniência de ACM Neto, que não sabe nem a cor da pele, quanto mais o que quer para o futuro da Bahia. Ele está cada vez mais arraigado em buscar uma estrutura de poder pessoal. Ele está derretendo”, disparou Roma. 

Bruno Reis

Secretário reprovado na Educação 

Logo no começo do debate, ACM Neto respondeu Jerônimo sobre a área da educação e disse que o petista não tinha legitimidade para defender avanços do setor, pois ele já havia sido testado e reprovado. “Com todo respeito, Jerônimo, aqui qualquer um pode ter moral pra falar de educação, menos você. Porque deixou a Bahia nos últimos lugares de todo o Brasil. Na semana passada, foram divulgados os dados do último Ideb e da Prova Brasil. Na Prova Brasil, que mede o aprendizado em matemática e português, a Bahia ficou em penúltimo lugar. Quem era o secretário de Educação do Estado? Aqui, o candidato Jerônimo. Essa é a verdade, o senhor falhou na sua missão de ser secretário da Educação”. 

Jerônimo Rodrigues

Jerônimo melhora performance 

Jerônimo surpreendeu pela segurança que demonstrou no debate da TV Bahia, performance muito diferente dos primeiros embates televisivos, onde ele titubeou e foi criticado tanto pela participação na Band quanto na TVE. Mostrando-se mais seguro, ele teceu duras críticas à gestão do ex-prefeito de Salvador. “Ele fala que foi um bom gestor, mas Salvador não tem creche – e mais: há 72 mil estudantes do Ensino Fundamental II que, se não fosse o Estado, não haveria vagas para esses estudantes”, afirmou. “Salvador também não tem uma maternidade (municipal). Se as mulheres precisam ter neném, tem de ter neném em uma maternidade da rede estadual.”

 

Tags


secao

Mais Lidas

Nenhuma postagem encontrada.

Vixe

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional