Vixe! A retrospectiva de 2023 dos governos Bruno e Jerônimo e a situação incomoda de Rui no governo Lula
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores
A retrospectiva de 2023
A última Coluna Vixe! do ano começa relembrando os fatos acontecidos ao longo de 2023 e seus desdobramentos. Em janeiro, a Coluna trouxe a expectativa para ascensão do deputado estadual Alan Sanches como líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. De lá pra cá, o que se viu foi uma atuação combativa, mas ao mesmo tempo ponderada, apontando os problemas do estado, e servindo de porta-voz do grupo ligado ao ex-prefeito ACM Neto. A promessa feita no começo do ano de que iriam endurecer o discurso aconteceu ao longo de 2023.
Alan Sanches
Rui, de todo poderoso a ministro ameaçado
No começo do governo Lula, a nomeação do ex-governador Rui Costa levava a crer que ele poderia ser o “Dilma de calças” do presidente eleito. A frente do Ministério da Casa Civil, Rui era apontado como um dos nomes fortes da terceira gestão Lula. Apresentado pelo próprio presidente como o “gerentão” do governo, Rui volta e meia era citado como um dos possíveis indicados para a sucessão presidencial de 2026, fato que dificilmente vai acontecer.
Petrobras pode ser a solução
Ao longo desse período, o ex-governador foi fritado dentro e fora do governo, sobretudo pelo próprio PT, passando a ver até mesmo sua presença no primeiro escalão ameaçada. Rui enfrentou pressão dos políticos do centrão, de governadores e também de outros ministros. A especulação recai ainda sobre a possibilidade dele ser deslocado agora para comandar a Petrobras, na possível reforma que o presidente fará no começo de 2024, mesmo com a resistência de parte dos integrantes da própria estatal.
Rui Costa
Fora da disputa por Salvador
No começo do ano a aposta era que Rui se fortalecesse tanto que pudesse, inclusive, ser convocado para disputar a Prefeitura de Salvador em 2024. O PT nunca conseguiu governar a capital baiana e essa seria uma oportunidade única para o partido, que está comandando os governos do estado e federal, conquistar o poder municipal. No entanto, o próprio Rui tratou de negar essa possibilidade de disputar o comando do Palácio Thomé de Souza.
Palácio Thomé de Souza
Geraldo leva a melhor
Nessa disputa para ver quem seria o candidato do governo estadual para a Prefeitura de Salvador, o vice-governador Geraldo Júnior levou vantagem e foi indicado na última semana como o nome do governador Jerônimo Rodrigues na capital baiana, causando insatisfação entre as siglas preteridas do processo. Olívia Santana, do PCdoB, Lídice da Mata, do PSB, e Robinson Almeida, do PT, foram convidados a retirar os nomes do jogo sucessório do próximo ano.
Geraldo Jr e Jerônimo Rodrigues
A habilidade de Geraldo
A Geraldo caberá ter habilidade suficiente para vencer a resistência de dentro e de fora da base. Caso se saia bem, poderá se posicionar positivamente na política, caso tenha uma atuação negativa no processo eleitoral, poderá sair enfraquecido e inviabilizar-se politicamente para projetos futuros.
Geraldo Júnior
Bruno começa ano com mudanças
Avaliando agora o ano do prefeito Bruno Reis e sua gestão da capital baiana, no começo de 2023 ele fez mudanças em seu secretariado, colocando a vice Ana Paula Matos na pasta da Saúde, Décio Martins na Transalvador, Thiago Dantas na Educação e Cacá Leão na pasta de Governo. Cacá, inclusive, foi estratégico para o distencionamento das relações entre o prefeito e sua bancada na Câmara Municipal de Salvador.
Bruno Reis
Queixas frequentes dos vereadores
Durante um longo período do ano, mais precisamente no primeiro semestre, o que se viu foram queixas dos vereadores diante da falta de atenção e espaço na agenda do prefeito. Mas, pelo visto, Bruno acordou e entendeu a importância de cuidar da articulação da sua base municipal. O clima tenso, onde existiam queixas e insatisfações, passou a dar espaço a um clima de harmonia, com o gestor do União Brasil vendo sua situação melhorar com os aliados, contribuindo assim, para finalização do ano positivo na Câmara Municipal. Para isso, contou também com a atuação habilidosa e precisa do atual presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB).
Câmara de Salvador
Ana Paula na saúde e na vice
A vice-prefeita Ana Paula Matos foi alçada para o comando da Secretaria Municipal de Saúde. Ela, inclusive, parece estar vencendo a queda de braço entre os partidos aliados e deve ser confirmada como candidata a vice na chapa à reeleição de Bruno. O deputado Leo Prates e o Partido Republicanos eram os mais interessados em ocupar o posto, mas, pelo visto, entenderam que o espaço será de Ana e que ela não será trocada por outra peça do grupo político.
Ana Paula Matos
Capacidade gerencial e confiança
Além de ser apontada por sua alta capacidade gerencial Ana Paula se destaca pela capacidade de articulação, sem contar, que goza da total confiança do prefeito, que já teria inclusive, referendado sua indicação internamente, barrando a tentativa do ex-prefeito ACM Neto de colocar o ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, no posto.
Ana Paula e Bruno Reis
Bruno disputa 2026 e Ana Paula assume
Segundo as informações publicadas pela coluna no segundo semestre de 2023, Bruno teria colocado como condicionante para sua participação na chapa majoritária de 2026, a permanência da sua vice. Como ele deve ser levado a disputar a vaga ao governo ou ao Senado, não queria correr o risco de entregar o comando da prefeitura para alguém que não fosse da sua total confiança.
Bruno Reis
Salvador “Capital Afro das Américas”
Outro quadro da gestão municipal que merece destaque é o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho. Empresário de sucesso, com ampla experiência no setor de entretenimento, ele é um nome bem aceito dentro e fora do governo municipal. Dentre as ações desempenhados por Tourinho ao longo do ano, uma talvez esteja tendo mais repercussão dentro e até mesmo fora do Brasil. Foi dele a ideia de transformar Salvador na “Capital Afro das Américas”, que ganhou projeção e foi fortalecido com a realização do Liberatum, evento internacional que deu destaque à cultura e arte negras e trouxe para Salvador nomes como Viola Davis, Angela Basset e Alcione.
Pedro Tourinho
Projeção internacional
Os impactos da gestão de Pedro Tourinho são positivos e ajudam, inclusive, o prefeito a intensificar o diálogo com a população negra da capital baiana. Como desdobramento desse movimento de fortalecer a identidade da cidade com sua população, majoritariamente negra, até mesmo a diva pop Beyoncé escolheu Salvador na última semana para fazer o lançamento do filme, a “Renaissance: a film by Beyoncé”.
Beyoncé na Bahia
Expectativas do governo Jerônimo
Já o ano do governador Jerônimo Rodrigues começou cercado de expectativas positivas, por ser um governo de continuidade. Ao final dos primeiros meses de 2023, o governador passou a ser pressionado por figuras de proa do PT estadual. O parecer é de que ele precisa desacelerar o ritmo e passar a dedicar mais espaço na sua agenda a governar. As críticas, que causaram chateação no governador, recaíam sobre a falta de planejamento e de gestão da máquina estadual. Até mesmo o senador Jaques Wagner já fez críticas públicas com o mesmo teor, como aconteceu num evento do PT recentemente.
Fazer melhor que os antecessores
No próprio governo, há uma corrente interna que defende que o governador deveria estar focado, nesse primeiro ano, não só em fazer mais, mas em fazer melhor do que seus antecessores fizeram. “A pergunta que tem que ser respondida é o que precisamos fazer para melhorar a qualidade dos serviços prestados para o cidadão. O que precisa ser feito para retirar os gargalos da saúde? As escolas em tempo integral são as únicas ferramentas para melhorar a educação na Bahia?”, como questionou um secretário, que transita com desenvoltura pela Governadoria.
Jaques Wagner, Jerônimo Rodrigues e Rui Costa
Carteira de projetos de Rui
Outro dirigente partidário chegou a falar que a “carteira de projetos” do governo Rui Costa está sendo usada e logo será finalizada. Na saúde, por exemplo, o entendimento é que as últimas policlínicas serão inauguradas e não há uma perspectiva do que será apresentado depois para o setor.
Rui Costa inaugurando policlínica
Jerônimo precisa de um gerentão
Há quem diga que o governador Jerônimo precisa agora de um gerentão, estilo Rui Costa ou Eva Chiavon, no seu governo. O entendimento, segundo as pessoas ouvidas pelo Portal M!, é que é preciso ter um nome de pulso firme que ajude o governador a azeitar a máquina estadual, que una as pontas das secretarias e órgãos públicos, que cobre soluções e respostas para as demandas da população.
Eva Chiavon
Sinal de alerta aceso
Com a proximidade do final do ano, o sinal de alerta foi aceso na cúpula do governo. “Ainda faltam pouco mais de três anos de gestão. A hora de aparar as arestas e alinhar os próximos passos do governo se faz necessária e é importante que aconteça agora, justamente para podermos avançar sem percalços e sem ficar tão vulneráveis”, como disse um secretário estadual. Apesar de essas informações terem partido da própria cúpula do governo estadual e do seu partido, o PT, o governador não gostou de ver essas avaliações internas, publicadas na imprensa.
A vitória com a vinda da BYD
Antes que voltem a falar e fazer críticas, a intenção da Coluna Vixe! era alertar o governador para a necessidade de fazer ajustes na sua gestão e poder seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos baianos, posicionando bem a Bahia tanto nacional como internacionalmente. E, como nosso objetivo é fazer um jornalismo sério, propositivo, é importante elogiarmos também a luta do governador para trazer a BYD, que vai se instalar na fábrica da antiga Ford, em Camaçari. Esse é um movimento extremamente positivo. Indiscutivelmente, a BYD vai trazer emprego e renda para a população local, posicionando a Bahia para o mundo. Esse, contudo, não pode ser o único grande feito da gestão ao longo dos quatro anos do mandato.
Lançamento da BYD na Bahia
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Vixe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional