Você sabia que enxaqueca pode ser tratada com botox?

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença se manifesta entre 10% a 20% da população e principalmente nas mulheres, devido à oscilação hormonal


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 05/01/2024 14:40 Saúde

A toxina botulínica, conhecida principalmente por seus efeitos estéticos, também é aprovada no tratamento de enxaquecas crônicas, que persistem por pelo menos 15 dias ao mês, ao longo de três meses. 

O tratamento consiste na aplicação de pequenas injeções de botox em pontos específicos da cabeça, face, pescoço e trapézios. Ao todo, mais de um bilhão de pessoas sofrem de enxaqueca em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 30 milhões no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença se manifesta entre 10% a 20% da população e principalmente nas mulheres, devido à oscilação hormonal.

De acordo com a neurologista Roberta Kauark, os pontos de aplicação estão associados a terminações nervosas que levam a informação de dor ao cérebro e não ao relaxamento dos músculos. 

“A toxina botulínica bloqueia a mensagem de dor nas terminações nervosas do nervo trigêmeo, reduzindo a frequência e a gravidade das crises de enxaqueca crônica”, explica.

Ao ter enxaqueca, o corpo libera substâncias chamadas neurotransmissores e também outras moléculas associadas à dor. Com isso, o uso da toxina botulínica vai interferir na transmissão da informação dessas substâncias entre nervos e músculos.

“Ela bloqueia os neurotransmissores que levam a informação da dor, trazendo um efeito analgésico, diminuindo a intensidade e a frequência das crises de enxaqueca. De certa forma ela ‘engana’ nosso organismo”.

Geralmente, a indicação do botox para enxaqueca ocorre em pacientes que não obtiveram alívio adequado com outras terapias ou que não toleram bem os medicamentos convencionais.

“A aplicação do botox para tratar enxaquecas é recomendada a cada três meses. Existem outras opções de tratamento, desde medicamentos orais preventivos como anticonvulsivantes, antidepressivos e remédios de pressão, até terapias não medicamentosas, como acupuntura, nutracêuticos e hábitos de vida”, aponta Roberta.

Assim encontrar o tratamento mais adequado para cada pessoa é fundamental, sempre com a orientação médica. “Além disso, no cotidiano, é possível adotar algumas precauções para prevenir ou aliviar as crises de enxaqueca, como manter uma rotina regular de sono, evitar alimentos e bebidas que possam ser gatilho de crises, praticar atividades físicas regularmente, evitar situações estressantes, manter-se hidratado e seguir uma alimentação equilibrada, evitar luzes fortes e ruídos altos, conhecidos gatilhos para a enxaqueca”.

Também é importante salientar que o uso excessivo de analgésicos pode agravar as crises de enxaqueca. “Portanto, ao apresentar dor de cabeça por pelo menos três dias no mês ao longo de três meses, é recomendado buscar tratamento médico adequado”, finaliza.

 

 

 

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional