Varizes atingem 45% das mulheres brasileiras
Angiologista lembra cuidados com varizes, condição que está muito ligada a fatores hormonais e é o sétimo tipo de doença crônica mais prevalente em todo o mundo
Com uma incidência que supera 45% da população feminina brasileira e pode chegar a 70% na idade avançada, por volta dos setenta anos, as varizes atingem três vezes mais as mulheres do que os homens, e é uma condição que está ligada fortemente a fatores hormonais. De acordo com o médico Dr. Paulo Menezes Filho, Angiologista e Cirurgião Vascular do Nace – Núcleo de Angiologia e Cirurgia Endovascular da Bahia, os cuidados devem começar logo que surgirem os primeiros vasinhos. “São veias superficiais nas pernas que se tornaram dilatadas, crescidas e tortuosas, dificultando o retorno do sangue para o coração. Varizes é uma doença crônica que vai ocorrendo ao longo dos anos. A identificação é simples, requer um olhar clínico, e, portanto, quanto mais cedo o acompanhamento e o tratamento, menos ocorrências para as pacientes”.
Muito além da preocupação estética, o surgimento de varizes causa nos portadores vários sintomas como peso e dores nas pernas, além de inchaço dos membros inferiores. “Esses quadros afetam a qualidade de vida do paciente. Em alguns graus mais avançados podem desenvolver dermatites, tromboflebite (inflamação), e em quadros ainda mais avançados apresentar úlceras (feridas)”, esclarece Dr. Paulo Menezes Filho.
O médico explica que essa incidência maior nas mulheres está fortemente ligada a fatores hormonais. “A presença do estrogênio e da progesterona levam ao enfraquecimento da parede das veias, fazendo com que se tornem insuficientes e dilatadas, formando as varizes. O uso de anticoncepcional, as terapias de reposição hormonal e a gravidez são fatores importantes. As múltiplas gestações causam alterações hormonais e dificuldade no retorno do sangue das pernas, seja pelo aumento de peso ou do útero”, explica.
Prevenção e tratamentos
O aparecimento das varizes pode acontecer ou ser piorado com fatores que podem ou não ser modificáveis. “Além dos fatores hormonais, a correlação genética (hereditariedade), e a idade são fatores que não podemos modificar. Mas é extremamente importante que as pessoas tenham um estilo de vida saudável que inclua atividade física rotineira e dieta balanceada para minimizar outros fatores de risco como sedentarismo, obesidade e tabagismo”, reforça.
Para quem fica muito tempo em pé, seja por hábito ou necessidade laboral, o surgimento de varizes também pode ser mais frequente. “Neste caso a dica é fazer pequenos alongamentos e caminhadas neste período. A caminhada estimula a contração das panturrilhas, considerado nosso coração periférico, por ajudar no retorno do sangue”. O uso de meias elásticas também ajuda, mas é preciso ser orientado por um profissional”.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional