Vacina da Pfizer aplicada em crianças de 5 a 11 anos terá dose pediátrica e intervalo de 21 dias

Anvisa divulga uma série de recomendações para aplicação segura do imunizante contra a Covid-19


Vixe d-flex me-2
redacao 16/12/2021 18:30 Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quinta-feira (16), algumas recomendações e condições que devem ser observadas pelas autoridades de saúde para a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos, contra a Covid-19, com o produto da Pfizer.

A Agência, que autorizou a vacinação deste público nesta quinta, avisa que a atenção deve ser redobrada: tanto a dose quanto a formulação da vacina a ser aplicada serão diferentes das aplicadas em jovens e adultos. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a diretora da Anvisa e relatora do processo de liberação da vacina, Meiruze Sousa Freitas, grupos consideradas como de risco devem ser priorizados. Ela diz para pais ou responsáveis que fiquem atentos ao frasco da vacina, que terá cor laranja. Para adultos, o frasco do imunizante da Pfizer é roxo. 

A administração será feita de duas doses de 10 microgramas com 21 dias de intervalo, ou seja, três semanas. “O volume a ser aplicado é de 0,2 ml em uma seringa de 1 ml”, explicou a diretora. 

“A vacinação das crianças nessa faixa etária deve ser iniciada após treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação, uma vez que a grande maioria dos eventos adversos pós-vacinação é decorrente da administração do produto errado a faixas etárias erradas, de doses inadequadas e da preparação errônea do produto”, explicou a diretora.

Uma outra recomendação da Anvisa é de que a vacinação das crianças seja realizada em “ambiente específico e segregado da vacinação de adultos”, que seja “acolhedor e seguro para a população pediátrica”. Além disso, esse público deve permanecer no local por pelo menos 20 minutos após a aplicação para que sejam observadas possíveis reações. 

Os pais ou responsáveis devem ser orientados sobre possíveis reações, como dor, inchaço ou vermelhidão local, febre, fadiga, dor de cabeça ou linfadenopatia (gânglios) na axila do braço que recebeu a vacina. “Pais ou responsáveis devem procurar um médico caso a criança apresente dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina”, afirmou a diretora. 

A administração deve ser totalmente segura, com sala exclusiva para a aplicação deste imunizante. Para comunidades isoladas, como aldeias indígenas, a Anvisa recomenda que a vacina seja aplicada em dias separados do imunizante dos adultos. 

Em relação à aplicação de outras vacinas no mesmo período, Meiruze avisa: “Por precaução é recomendado intervalo de 15 dias”. Para finalizar, outra informação: crianças que completarem 12 anos no intervalo entre a primeira e a segunda doses deverão receber a dose pediátrica.

O Ministério da Saúde informou que não há previsão sobre quando começará a aplicar a vacina da Pfizer em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional