“Tenho pacientes que melhoraram até 90% após o Canabidiol”, diz médica sobre uso medicinal da Cannabis
Estudos comprovam a eficácia no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças
A médica da Clínica de Tratamento de Dor, em Ondina, Juliana Badaró, que trabalha com medicamentos à base de substâncias extraídas da Cannabis Sativa ou maconha, no popular, revelou que tem pacientes que sofrem com algum tipo de dor crônica e apresentaram melhoras de até 90%.
“Temos vários pacientes fibromiálgicos e outras patologias com dores crônicas e que já introduzimos o Canabidiol por esgotar todas as possibilidades com os medicamentos tradicionais. Fizemos todo o passo a passo, com todas as orientações para aplicação e tudo para que diminua o sofrimento desses pacientes”, disse Juliana Badaró, durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil, desta sexta-feira (2).
“Tenho pacientes que melhoraram de 80% a 90% após uso do Canabidiol. Quando eu faço o relatório para a aplicação desses medicamentos, eu mostro tudo o que já fiz desde o começo, quando todos os nossos recursos esgotaram com os medicamentos tradicionais, até o uso do Canabidiol e o efeito que causa e há uma melhora significativa da qualidade de vida desses pacientes”, acrescentou.
O Canabidiol nada mais é do que uma das muitas substâncias extraídas da Cannabis Sativa para o uso medicinal, assunto polêmico que é discutido em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, pois ele sempre vem acompanhado com a pauta da liberação da maconha. Em solo nacional, o cultivo da erva, assim como a comercialização e consumo da planta, sem um relatório médico ou judicial (a depender do caso) que justifique tal prática é enquadrado como tráfico de drogas previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006.
No entanto, segundo a Câmara dos Deputados Federais, o plantio de maconha para pesquisas e o preparo de medicamentos já são permitidos em lei, mas é preciso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regularize para que isso se concretize, pois faltam regras que determinem como e onde o cultivo pode ser realizado.
Mesmo sem ser considerado um medicamento ainda, há estudos que comprovam a eficácia da Cannabis, gênero da planta do qual a maconha faz parte, no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças. Pacientes que desejam plantar precisam de autorização judicial ou recorrer a importação de medicamentos caros.
Questionada sobre os possíveis efeitos colaterais das substâncias derivadas da maconha, Badaró afirmou que “na literatura (artigos científicos) não há indicações sobre o efeito colateral do Canabidiol”. Ela explicou que, normalmente, a aplicação é feita por meio de um vetor como, por exemplo, um óleo de milho – fato este que pode gerar uma reação alérgica por conta do ‘milho’ e não do Canabidiol.
“Um óleo que pode ser de milho e de repente a pessoa tem alergia ao milho, então a reação alérgica se tem pelo veículo que foi o Canabidiol e não ao Canabidiol. Há pessoas que têm algum tipo de alergia a algum tipo de corante, como pessoas que relataram que sentiram o gosto amargo ou que não conseguiram comer depois. Então, eu não considero isso como efeitos colaterais”, disse Juliana Badaró.
Ela ainda falou sobre a aplicação medicinal da maconha para pessoas de baixa renda que sofram de alguma dor crônica e autoimune como Alzheimer, Parkinson e até casos mais graves de epilepsia, cujo tratamento com medicamentos falharam. Para a especialista, é preciso passar um médico e obter um relatório, assim como a receita específica.
“Para pessoas que não têm condições de adquirir um medicamento de até R$ 40 reais ou até R$ 300 porque vai depender da dosagem da substância, sendo quanto mais alto, mais caro é, o paciente pode procurar o SUS com um relatório médico, com todos os critérios exigidos e apresentar ao setor de medicamentos de alto custo do SUS. Hoje uma grande maioria já tem acesso via SUS a essas medicações”, disse Badaró.
Na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) há o setor de Assistência Farmacêutica, onde pode ser consultado a relação e exigências para aquisição de medicamentos.
Veja também:
Especialista desmistifica tabus sobre o uso medicinal da Cannabis: ‘Composição química que vai torná-la legal ou ilegal’
*Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional