“Temos na Bahia 3,5 milhões de pessoas com o esquema vacinal incompleto”, diz Adélia Pinheiro
Secretária de Saúde também falou, em entrevista, sobre a situação das policlínicas de Salvador construídas pelo Estado
A nova secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, diz ter a dimensão exata do desafio que tem pela frente. Ao todo, no estado, são 3,5 milhões de pessoas com o esquema vacinal incompleto.
Em entrevista ao colunista do Grupo A Tarde e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, a titular da pasta ainda ressaltou os esforços do Governo do Estado para a aquisição de vacinas, quando o Governo Federal impunha dificuldades.
“Fomos sim exemplo para o Brasil enquanto estado, mas também na articulação entre os estados. Quer dizer, na articulação do Governo Estadual, liderando um permanente diálogo com todos os prefeitos desses 417 municípios. Então nesse aspecto da governança e do respeito à estrutura e aos princípios do Sistema Único de Saúde também demos exemplo ao Brasil, demos exemplo com uma estratégia comunicacional inequívoca”, afirmou.
“[Além disso] É importante contarmos com o apoio de toda a imprensa para massificar essa importância da vacinação e de diminuirmos, porque ainda temos na Bahia em torno de 3,5 milhões de pessoas com o esquema vacinal incompleto, que não buscaram a primeira, segunda ou dose de reforço (…) A gente falar disso toda hora, todo tempo, chamando as pessoas, é parte do nosso exercício de cidadania”, completou Adélia.
Impasse
Outro assunto abordado na entrevista foi o impasse entre Estado e a Prefeitura de Salvador com relação às policlínicas construídas pelo Governo na capital baiana e que devem ser administradas pela gestão municipal.
De acordo com Adélia Pinheiro, a questão foi superada e as unidades de saúde em Salvador, que estão prontas, mais há 10 meses fechadas, serão abertas.
“Quando as policlínicas de Salvador foram planejadas, elas foram planejadas para a gestão municipal integral e financiamento também integral pelo município. Entretanto, o município propôs um financiamento bipartite, entrando o município com 60% e o estado com 40%. Entretanto, somente os municípios de Salvador seriam atendidos nessas duas policlínicas”, contou.
Contudo, a secretária de Saúde pontuou que isso fugiria do modelo das demais 21 policlínicas espalhadas pelo estado, cujo modelo de funcionamento é através de consórcios interfederativos de saúde.
Nesse formato, o prefeito é o presidente do consórcio, com o financiamento sendo 60% rateado entre todos os municípios que compõem o consórcio e 40% pelo estado, cabendo a cada um deles as cotas de exames e consultas especializadas conforme o quantitativo de população e de acordo com o rateio do financiamento.
“A expectativa é que essas policlínicas também fizessem parte do consórcio interfederativo na região metropolitana, o que não aconteceu, não houve adesão do município de Salvador, e também não havendo a possibilidade de outros municípios utilizarem aquela ferramenta, então não há por que o estado fazer o financiamento em 40%, pontuou.
“De qualquer sorte, considerando que não foi possível avançar nessa estruturação, nós colocaremos duas em funcionamento no mês de maio atendendo a população e fazendo todo o apoio ao atendimento e ao mutirão de cirurgias eletivas de baianos e baianas”, acrescentou Adélia Pinheiro.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional