Sobape integra fórum pela erradicação do trabalho infantil na Bahia
Estado contabiliza mais de 250 mil casos no universo de 1,8 milhão de registros no Brasil
O Brasil responde por 1,8 milhão dos 160 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que trabalham no mundo, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A Bahia lidera os casos da região Nordeste e registra mais de 250 mil crianças nessas condições, conforme aponta o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Diante do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) e de perspectivas de aumento desses números por conta da pandemia de Covid-19, o alerta é feito pela pediatra Dolores Fernandez, que representa a Sociedade Baiana de Pediatria no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Adolescente da Bahia (Fetipa-BA) e destaca a importância do pediatra também nessa tarefa.
O fórum, como explica Dolores Fernandez, é um espaço interinstitucional permanente de articulação, que conta com entidades estatais e não-estatais, públicas e privadas, empenhadas com essa temática e comprometidas com a erradicação do trabalho infantil, a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho. Vale lembrar que a Constituição brasileira proíbe o trabalho de pessoas com menos de 16 anos, exceto no caso de menor aprendiz a partir dos 14 anos.
“O trabalho infantil retira direitos que são fundamentais para que nossas crianças e adolescentes tenham preservada a sua saúde, além de boa formação física e psicológica. É algo que toda a sociedade baiana e brasileira deve denunciar e ajudar a combater diariamente”, reforça a presidente da Sobape, lembrando que denúncias devem ser feitas pelo Disque 100.
Dolores Fernandez diz que a exploração do trabalho infantil ainda é uma prática bastante comum em países subdesenvolvidos e deve ser combatida para evitar a evasão escolar, a miséria e a fome. “Quando uma criança trabalha, diminui seu tempo disponível para fazer coisas que são essenciais à infância: brincar, estudar e aprender. Quando se torna adulta, perde oportunidades de trabalho por falta da qualificação que lhe foi retirada”, sinaliza.
Panorama por região
As regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação, respectivamente 33% e 28,8% da população na faixa entre 5 e 17 anos, segundo o FNPETI. Nessas regiões, em termos absolutos, os estados de São Paulo (314 mil), Minas Gerais (298 mil), Bahia (252 mil) e Maranhão (147 mil) ocupam os primeiros lugares no ranking. Nas demais regiões, destacam-se o Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).
“Muitas das atividades proibidas representam ainda grande perigo por sua natureza ou pelas condições em que se realizam, colocando em risco extremo o bem-estar físico, mental ou moral da criança”, diz a pediatra Dolores Fernandez, acrescentando que 68% das crianças que trabalham desempenham atividades não agrícolas e 32% estão em atividades agrícolas.
Enquanto trabalham no campo, por exemplo, as crianças estão expostas a ferimentos, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos. Por ter menos resistência que os adultos, também estão mais suscetíveis a infecções e lesões. Alguns tipos de trabalho podem também levar a criança a sofrer exploração sexual, como pontua a pediatra.
Dolores Fernandez diz a exploração da mão de obra infantil está essencialmente ligada à pobreza e à herança escravocrata e aponta como principais causas a má qualidade da educação e questões culturais. “A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira”, afirma, acrescentando que vários mitos cercam a prática do trabalho infantil.
“Há quem ainda diga que o trabalho é bom para crianças que vivem em condições econômicas precárias e risco social, pensamento que só perpetua o ciclo de pobreza das famílias. É preciso promover políticas públicas para prover o sustento das famílias, retirando a criança dessa condição que rouba o direito à infância e traz sérios danos físicos e emocionais que podem ser irreversíveis”, reforça.
“O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador aponta que quanto mais precoce é a entrada no mercado de trabalho, menor é a renda obtida ao longo da vida adulta”, observa, ratificando que a erradicação do trabalho infantil requer um processo constante de conscientização de todos os cidadãos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional