Sindicato dos Médicos denuncia assédio moral e retaliação em UPA de Salvador
Os atos estariam sendo praticados pela atual gestora da unidade
O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia apresentou uma notícia de fato junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) relatando indícios de irregularidades administrativas na UPA Mãe Hilda, bairro do Curuzu, em Salvador, unidade vinculada ao Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Na última sexta-feira (4), os profissionais realizaram uma assembleia virtual em que narraram episódios que trazem indícios de favorecimento, assédio moral e retaliações, e apresentaram provas, que foram encaminhadas ao MP. Os atos, segundo eles, foram praticados pela atual gestora da unidade, a farmacêutica Queila Araújo.
Durante o encontro, os médicos presentes disseram que todos os que têm vínculo de emprego com a Fundação José Silveira (que gere a UPA do Curuzu) foram avisados pela Sesab que se tivessem interesse em permanecer nos plantões teriam que ser contratados através de uma única pessoa jurídica, a ser criada exclusivamente para isso.
Porém, dias depois, a representante de uma empresa contratada pelos médicos recebeu um telefonema da gestora, no qual reclamava do fato dela estar prestando serviços aos profissionais. A ligação telefônica foi gravada e apresentada ao Ministério Público da Bahia.
Segundo a denúncia, Há trechos em que a gestora da UPA diz: “O coordenador tem que ser ligado a gestão, entendeu? Até os médicos, quem decide quem vai ficar ou não sou eu. Se eu não quiser tal médico, e aí?”
Participantes relataram que outros trabalhadores da unidade, em função diversa, também têm sofrido assédio moral por parte da gestora, que está há oito meses no cargo”. Foram também destacados detalhes de problemas na distribuição de EPI, humilhação, perseguição e remoção de profissionais da unidade, criando desfalques na equipe, tendo havido inclusive o desligamento arbitrário do coordenador médico, entre outros fatos.
Por conta do ambiente hostil que foi instalado pela gestora, vários profissionais da área de saúde pediram realocação ou demissão da UPA do Curuzu. Assim, devido a este cenário, os médicos presentes à assembleia deliberaram por indicativo de greve e estado de assembleia permanente na UPA.
Manobra
Presente ao encontro on-line, o representante na Bahia do Conselho Federal de Medicina (CFM), Júlio Braga, considerou a manobra “como mais uma forma do governo reduzir custos com salário retirando direitos trabalhistas dos médicos”
A presidente do Sindimed, Ana Rita de Luna, diz que as denúncias de substituição de médicos estatutários ou com vínculo de CLT por pessoas jurídicas que têm médicos como sócios têm sido frequentes.
Segundo ela, embora o estado da Bahia tenha expandido a rede de assistência na saúde, nos últimos 10 anos, a Sesab, desde 2009, não realiza concursos públicos para médicos.
“Com isso, a categoria é prejudicada. Além da Sesab não adotar critérios objetivos para a escolha das empresas contratadas que possibilitem verificar a qualidade técnica e a experiência dos médicos que delas são sócios, eles ficam totalmente vulneráveis. Abrem mão de direitos trabalhistas como férias remuneradas, afastamento remunerado quando estão doentes e podem ser desligados, a qualquer momento, sem direito a parcelas rescisórias e FGTS. Para piorar, esse formato de contratação dificulta a união e mobilização da classe para lutar por melhores condições de trabalho para todos, qualquer que seja o tipo de vínculo, com claro prejuízo para a qualidade da assistência médica à população mais carente, que é a assistida pelo SUS”, afirmou.
Os amplos relatos foram encaminhados à Sesab para que a pasta estadual se pronunciasse. No entanto, o órgão emitiu uma ínfima nota. “Até o momento, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público Estadual (MPE) acerca desta denúncia”, informou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional