Simulado prepara profissionais para atendimento a múltiplas vítimas no Carnaval

Atividade teve como intuito o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais e da capacidade de comunicação e respostas


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 01/02/2024 23:20 Saúde

Quem passou pela Avenida Oceânica, na Barra, na manhã desta quinta-feira (1°), viu uma cena diferente: 50 pessoas “feridas” no meio da folia, atropelados por um trio elétrico sem freio, e uma megaoperação de assistência às vítimas. A situação fictícia fez parte de um simulado preparatório, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e demais órgãos municipais e estaduais, com vistas ao atendimento das ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval.

A atividade teve como intuito o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais e da capacidade de comunicação e respostas, além do entrosamento para atuação conjunta dos serviços de saúde e demais órgãos envolvidos na folia momesca. Para a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, a atividade preparatória é de suma importância para qualificar o atendimento prestado durante o Carnaval.

“A gente certamente não quer que nenhum acidente aconteça. Por isso, aqui é uma oportunidade que a gente tem de fortalecer a interlocução, alinhar os fluxos, identificar todas as pessoas envolvidas. É um trabalho muito bem estruturado, começando aqui na Barra e terminando no HGE (Hospital Geral do Estado). É todo mundo junto”.

O coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Ivan Paiva, ressaltou que, na ocasião, é feita uma análise de riscos e vulnerabilidades considerando um evento de grande porte como o Carnaval de Salvador. “A gente pondera quais seriam as possibilidades de acontecer algum problema e a partir daí, são envolvidas todas as equipes que estão atuando no Carnaval para que haja um processo de comunicação efetivo numa situação de desastre. Aqui treinamos a atuação em campo para que a gente possa, caso aconteça, dar a melhor resposta”.

O diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, acompanhou o simulado com participação de equipes de voluntários do órgão. “É o segundo ano que participamos – no ano passado, simulamos um incêndio e, este ano, a perda de freio no trio, com múltiplos feridos. Trouxemos mais de 100 voluntários caracterizados e já capacitados, que vão trabalhar no Carnaval, e já antecedendo qualquer situação de risco”.

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Municipal (Susprev/GCM), Maurício Lima, também esteve presente, assim como agentes da GCM que participaram da ação. “A Guarda Municipal é um dos primeiros atores a chegar, junto com a Polícia Militar, isolando a área para que todos possam trabalhar na emergência com segurança. É algo fundamental, pois pode acontecer uma intercorrência, então é interessante ter um norte de como lidar lidar com a situação e ter uma preparação para atender a todos com segurança”.

Simulação 

Para a atividade, o Samu usou cinco motolâncias e dez ambulâncias para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas e encaminhamento para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. A megaoperação simulada contou ainda com a participação da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil (PC-BA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e vigilâncias Sanitária e Ambiental, entre outros órgãos.

 

Leia também:

Governo do estado lança campanha “Folia não combina com Misoginia”

Carnaval deve movimentar R$ 3,9 bi no Estado, estima Fecomércio-BA

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional