Sequelas da chikungunya nas articulações podem durar meses
Aumento de mais de 400% nas notificações na Bahia motivou implantação de programa para tratamento ambulatorial da doença
O número de notificações da chikungunya na Bahia, em comparação ao mesmo período de 2019, cresceu 480,1%, de acordo com o último boletim epidemiológico de arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia, em junho. O elevado número de casos em meio à pandemia de novo coronavírus motivou a implantação do Programa de Tratamento de Chikungunya, com foco no atendimento ambulatorial.
O programa é direcionado a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença, apresentando sintomas de dor articular decorrentes do quadro de infecção viral na fase aguda (até 15 dias do primeiro sintoma) ou subaguda (entre 15 a 90 dias após o primeiro sintoma). O atendimento é feito pelo Serviço de Reumatologia do Hospital Cárdio Pulmonar, uma vez que cabe a essa especialidade o tratamento da patologia.
Como explica o reumatologista Alexandre Ibrahim Uehbe, coordenador do Centro de Infusão de Medicamentos do Hospital Cárdio Pulmonar, a infecção por Chikungunya causa sintomas típicos de uma virose, como febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça e mal estar, mas a principal característica são as dores pelo corpo, em especial nas articulações, e o inchaço (principalmente nas mãos, punhos, ombros, joelhos e tornozelos), em geral de forma simétrica. “O paciente pode também apresentar “pintinhas” ou manchas avermelhadas com coceira pelo corpo e o quadro agudo dura até 15 dias, com cura espontânea”, completa.
“Em caso de complicações, no entanto, há a permanência das dores e inchaço nas articulações por meses ou até anos, impedindo ou dificultando a retomada das atividades do dia a dia”, completa o médico, chamando a atenção para uma estimativa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): de 50 a 70% dos infectados que não foram tratados de forma adequada podem desenvolver dores crônicas nas articulações após a fase aguda.
Diante disso, pesquisadores da Fiocruz realizaram um estudo com 230 pessoas de municípios do Ceará e da Bahia, entre 2016 e 2018, para identificar os principais fatores de risco na fase aguda da chikungunya. O objetivo é tratar, já no início, pacientes com probabilidade de desenvolver dores nas articulações a longo prazo. O estudo, publicado em junho deste ano, consegue prever que oito em cada dez indivíduos continuarão com dor articular por pelo menos um ano.
“Para evitar as sequelas, o paciente precisa ter atenção redobrada, principalmente na fase aguda da chikungunya, que é a inicial. Os sintomas aparecem do 2º ao 12º dia da picada do mosquito Aedes aegypti e é necessário fazer o diagnóstico correto, seguindo as recomendações médicas. Isso significa manter repouso absoluto, ingerir bastante líquido e evitar a automedicação, o que pode levar a um quadro mais grave com hemorragias e comprometimentos renais”, alerta o especialista.
Tratamento desde o início
De acordo com os sintomas, o tratamento da chikungunya é feito com o uso de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios (hormonais ou não) para aliviar febre e dores. “Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.
“Não é necessária a busca pela emergência, mas é importante que o paciente se submeta a uma avaliação ambulatorial e receba as orientações para o tratamento”, recomenda.
O médico chama a atenção que não há vacina contra a chikungunya. Assim como a dengue, zika e febre amarela, a arbovirose é transmitida pela picada do Aedes aegypti, cabendo também à população a tarefa de eliminar água parada que pode servir de criadouro do mosquito.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional