Secretaria de Saúde divulga protocolo municipal contra a varíola dos macacos; confira as recomendações

Operação será colocada em prática já na próxima segunda-feira (8), nas 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial e nas 16 unidades de urgência e emergência


Vixe d-flex me-2
redacao 03/08/2022 12:52 Saúde

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), divulgou o protocolo municipal de enfrentamento à varíola dos macacos (Monkeypox), durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (3).

Segundo o secretário da pasta, Décio Martins, a operação será colocada em prática já na próxima segunda-feira (8), nas 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial e nas 16 unidades de urgência e emergência. Todos os profissionais de saúde já foram orientados em como atuar nos casos de infecção pela doença.

“Qualquer pessoa que apresente algum sintoma suspeito que, inicialmente, pode ser confundido com uma gripe, deve procurar uma unidade de saúde do município para ser realizada a testagem e receber os devidos cuidados médicos”, disse o secretário de saúde.

Pessoas de qualquer idade que apresentem, de início súbito, alguma lesão na pele ou erupção cutânea aguda, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral), devem procurar de imediato a ajuda médica. De acordo com o Décio, é importante também evitar o contato com as ‘bolhas’ e, que de forma alguma, não deve ser rompida

Durante a coletiva, Décio ainda falou sobre o quadro epidemiológico da capital baiana. De acordo com ele, até o último domingo (1º), Salvador apresentou um total de 67 casos notificados. Destes, nove (13,4%) estão confirmados, 15 (22,4%) descartados e 43 (64,1%) em investigação.

Dos bairros com os infectados, estão Cabula (3), Barra/Rio Vermelho (2) e Boca do Rio, Brotas, Itapuã e o Centro Histórico, com um caso, cada. São Caetano/Valéria lideram com 8 casos suspeitos, seguido por Cabula/Beiru com 7, Brotas com 6 e Barra/Rio Vermelho e Subúrbio Ferroviário com 5, cada.

Sintomas

Os sintomas mais leves podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos, calafrios e exaustão. Durante esse período, que pode durar uma média de até cinco dias, conforme a SMS, o vírus não se propaga para outros organismos. A contaminação se dá a partir do surgimento das vesículas (Bolhas) e o contato com líquido das lesões. A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai.

Ainda conforme a pasta de saúde soteropolitana, a Monkeypox é geralmente uma doença autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas e o período de incubação varia entre 6 a 13 dias, e de 5 a 21 dias.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional