Redes sociais influenciam na tomada de decisão do consumidor até na hora de cuidar da saúde
“Ao escolher um médico, é mais importante para o paciente saber se ele é ativo nas redes hospitalares do que nas redes sociais”, defende especialista
Recentemente, o urologista baiano Frederico Mascarenhas recebeu a ligação de um amigo que queria saber se ele conhecia um determinado cirurgião, já que precisava fazer uma cirurgia e queria uma indicação. O médico respondeu que sim e fez questão de destacar a formação e habilidade do profissional sobre o qual conversavam. Ainda não totalmente convencido, o paciente questionou: “Tem certeza? Ele não tem muitos seguidores no Instagram”. Para encerrar a conversa, o doutor disse: “pode confiar. Ele não é muito ativo nas redes sociais, mas no hospital é”.
Com o avanço das redes sociais, ficou fácil perceber ainda mais a força desses meios, também na decisão de consumo das pessoas. Contudo, quando a necessidade do indivíduo é a escolha de um médico ou outro profissional de saúde, o número de seguidores nem sempre reflete a experiência do profissional, a quantidade de plantões trabalhados, as horas de sono perdidas para ler o último artigo publicado e os dias de treinamento em simuladores para chegar à perfeição antes de operar um paciente.
O profissional que dedica muitas horas aos estudos, treinamentos e trabalhos dificilmente consegue encontrar tempo para relatar seu cotidiano com frequência ou para estar tão presente nas redes sociais. “Na hora de escolher um médico, é mais importante para o paciente saber se ele é ativo nas redes hospitalares do que nas redes sociais, pois essas nem sempre necessariamente refletem a sua qualidade”, declarou Frederico Mascarenhas. O médico não vê problemas em utilizar as redes sociais, sobretudo porque democratizam o acesso à informação, mas defende que é preciso fazer isso de forma ética.
“Não podemos nos esquecer do nosso compromisso com o sigilo e a privacidade do paciente. Nós que fizemos o juramento de Hipócrates não podemos desconsiderar o código de ética da nossa profissão. A seriedade e o respeito ao paciente são preceitos básicos a serem respeitados. O médico de verdade não produz ou reproduz conteúdo sensacionalista ou inverídico com o objetivo de se promover. Ele não se vale da profissão para fazer propaganda ou comercial de qualquer empresa, nem divulga tratamentos que não tenham comprovação científica”, completou o especialista, que coordena os serviços de cirurgia robótica e transplante renal do Hospital Aliança, é chefe do serviço de urologia e coordenador da residência de urologia do Hospital São Rafael e membro do Robótica Bahia – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia.
Profissionais e pacientes que tenham interesse de saber o que é permitido ou proibido nas redes sociais de médicos devem saber que, na medicina, a publicidade tem como principal objetivo a orientação educativa e informacional, distanciando-se de ações com finalidade de venda de um produto ou meramente comerciais. O órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício desta publicidade é o Conselho Federal de Medicina (CFM), que elaborou as Resoluções n.º 1.974/2011, 2.126/2015 e 2.133/2015 sobre o tema. Todas elas deixam claro que o principal foco deve ser o esclarecimento sobre doenças e outras questões de saúde, com base em conteúdo cientificamente comprovado.
Permissões e proibições
Entre as ações permitidas aos médicos que utilizam o instagram e outras redes sociais estão divulgar o número de registro do CRM e especialidade (se registrada), compartilhar a participação em eventos acadêmicos e científicos da área, informar a sociedade sobre novos tratamentos disponíveis no mercado, publicar fotos com a equipe de trabalho ou com seus professores/preceptores, promover esclarecimentos sobre doenças e outras questões de saúde, e incentivar bons hábitos de vida e rotina cotidiana.
Entre as proibições, destaca-se a divulgação de “antes e depois”, ou seja, o médico não pode compartilhar fotos comparando resultados de procedimentos médicos, ainda que com o consentimento do paciente. O CFM também proíbe fotos com pacientes em salas cirúrgicas; consultas por chat ou comentários (apenas comentários gerais sobre doenças são permitidos), promoção de equipamentos, divulgação de preço ou desconto, elogios e agradecimentos reiterados de terceiros. O descumprimento às regras de publicidade médica pode levar o profissional a responder um processo ético por falta disciplinar e, inclusive, resultar na condenação do médico por violação ao código de ética médica.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional