Provedor da Santa Casa destaca importância das doses de reforço da vacina para barrar o novo avanço da Covid-19

José Antônio Rodrigues também aproveitou para falar dos repasses do SUS para quitar os serviços prestados pelas credenciadas da rede, como o Campo Santo e Santa Izabel


Vixe d-flex me-2
redacao 22/11/2022 11:04 Saúde
O ex-secretário de Saúde da Bahia e de Salvador, José Antônio Rodrigues Alves, provedor eleito da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, chamou a atenção para a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19, a qual vem apresentando novos casos, no Brasil e no mundo.

Em Salvador, segundo o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualmente a campanha com público-alvo de crianças com 12 anos ou mais, já soma 2.280.451, equivalente a 98% do público que recebeu a primeira dose e 97% com a segunda. No quesito da cobertura da terceira dose para 18 anos acima, a situação já muda para 69%.

“Na pandemia, um dos nossos maiores desafios foram o isolamento porque mexe com a dinâmica do hospital. Na última semana fomos surpreendidos com uma leva de internamentos por Covid, com casos graves. A maioria é formada por idosos com quadro de doenças já existentes, mas nada parecido com o que tivemos em 2020”, disse José Antônio no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, comandado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

Embora tenha ocorrido uma alta de casos no mês de novembro em relação aos meses anteriores, o provedor da Santa Casa pontuou que este não é um momento para pânico, mas para aproveitar e procurar os postos de vacina para completar a vacina, mesmo aqueles que não são adeptos aos imunizantes.

“Não acho que é uma situação para pânico. A vacinação tem que ser completada. Nos hospitais sob nossa administração já fizemos o retorno das máscaras em todas as áreas, como medida de cautela para proteção dos nossos funcionários e pacientes”, falou o provedor.

“Se você é uma pessoa que tem posição contra a vacina, eu peço que pense nos outros, na proteção do coletivo. Eu acredito que, mesmo com o ritmo atual, aos poucos a população está indo se vacinar”,  completou José Antônio Rodrigues.

Durante o programa, José também aproveitou para falar dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) para os serviços prestados pelas credenciadas da rede, como uma parte do Cemitério Campo Santo, na Federação, e parte do Hospital Santa Izabel, em Nazaré.

Segundo ele, existe a falta de subsídio, seja federal, municipal ou estadual, e quando tem, não acompanha a folha, com isso, a instituição enfrenta um déficit de R$ 50 milhões ao ano. Situação semelhante é enfrentada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que presta serviços à população 100% SUS.

“Recentemente, já tive uma conversa com Maria Rita [administradora da Osid] para buscar soluções. Tivemos uns dois investimentos do atual governo [de Jair Bolsonaro] que eu chamo de voo de galinha porque o que chega, a gente consegue até subir, mas depois acaba e caímos novamente”, pontuou o gestor.

De acordo com ele, a ideia é criar um movimento juntamente com outros provedores de Santas Casas, assim como instituições filantrópicas para pressionar e buscar responsabilidades dos poderes públicos. “A ideia agora é que o movimento se fortaleça para saber qual é o papel do SUS nisso, saber em quanto que vai ser passado, seja do federal, do estado ou município”, completou. 

 
*Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional