Provedor da Santa Casa destaca importância das doses de reforço da vacina para barrar o novo avanço da Covid-19
José Antônio Rodrigues também aproveitou para falar dos repasses do SUS para quitar os serviços prestados pelas credenciadas da rede, como o Campo Santo e Santa Izabel
Em Salvador, segundo o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualmente a campanha com público-alvo de crianças com 12 anos ou mais, já soma 2.280.451, equivalente a 98% do público que recebeu a primeira dose e 97% com a segunda. No quesito da cobertura da terceira dose para 18 anos acima, a situação já muda para 69%.
“Na pandemia, um dos nossos maiores desafios foram o isolamento porque mexe com a dinâmica do hospital. Na última semana fomos surpreendidos com uma leva de internamentos por Covid, com casos graves. A maioria é formada por idosos com quadro de doenças já existentes, mas nada parecido com o que tivemos em 2020”, disse José Antônio no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, comandado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
Embora tenha ocorrido uma alta de casos no mês de novembro em relação aos meses anteriores, o provedor da Santa Casa pontuou que este não é um momento para pânico, mas para aproveitar e procurar os postos de vacina para completar a vacina, mesmo aqueles que não são adeptos aos imunizantes.
“Não acho que é uma situação para pânico. A vacinação tem que ser completada. Nos hospitais sob nossa administração já fizemos o retorno das máscaras em todas as áreas, como medida de cautela para proteção dos nossos funcionários e pacientes”, falou o provedor.
“Se você é uma pessoa que tem posição contra a vacina, eu peço que pense nos outros, na proteção do coletivo. Eu acredito que, mesmo com o ritmo atual, aos poucos a população está indo se vacinar”, completou José Antônio Rodrigues.
Durante o programa, José também aproveitou para falar dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) para os serviços prestados pelas credenciadas da rede, como uma parte do Cemitério Campo Santo, na Federação, e parte do Hospital Santa Izabel, em Nazaré.
Segundo ele, existe a falta de subsídio, seja federal, municipal ou estadual, e quando tem, não acompanha a folha, com isso, a instituição enfrenta um déficit de R$ 50 milhões ao ano. Situação semelhante é enfrentada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que presta serviços à população 100% SUS.
“Recentemente, já tive uma conversa com Maria Rita [administradora da Osid] para buscar soluções. Tivemos uns dois investimentos do atual governo [de Jair Bolsonaro] que eu chamo de voo de galinha porque o que chega, a gente consegue até subir, mas depois acaba e caímos novamente”, pontuou o gestor.
De acordo com ele, a ideia é criar um movimento juntamente com outros provedores de Santas Casas, assim como instituições filantrópicas para pressionar e buscar responsabilidades dos poderes públicos. “A ideia agora é que o movimento se fortaleça para saber qual é o papel do SUS nisso, saber em quanto que vai ser passado, seja do federal, do estado ou município”, completou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional