Programa destina 83 médicos residentes para rede municipal de saúde
Ação visa fortalecer o atendimento nas unidades de saúde
Há quase um ano Salvador, passou a contar uma iniciativa pioneira para ampliação dos atendimentos na rede municipal de saúde e qualificação de médicos recém-formados. Trata-se do Programa Integrado de Residências em Saúde (PIRS), que atualmente conta com 83 profissionais residentes atuando em unidades básicas, de pronto-atendimento e emergência hospitalar.
No dia a dia o PIRS tem sido uma via de mão dupla, contribuindo não apenas para a especialização de médicos na capital baiana, mas também assegurando a permanência destes profissionais na rede municipal.
O médico Matheus Oliveira, 31 anos, que nunca havia atuado no sistema público de saúde, conta o quanto a experiência de fazer residência na Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário, tem sido enriquecedora.
“Participar de um programa de residência como esse me traz um olhar mais amplo em relação aos cuidados com os pacientes, de gestão de unidade e entendimento de como funciona a rede pública saúde em questões macro. Graças à iniciativa, me sinto mais capacitado para atuar na atenção primária”, revela.
Legislação – Instituído por meio de lei municipal e aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), o PIRS na verdade engloba dois programas. Um é o de Residência em Medicina de Emergência, que visa formar especialistas em medicina de emergência e capacitar profissionais para reconhecer, iniciar prontamente o tratamento e monitorar pacientes em situações de urgência e emergência. O prazo para concluir essa especialização é de três anos.
O outro programa é o de Residência em Medicina de Família e Comunidade, cujo objetivo é formar especialistas para atuar na atenção primária. O tempo dessa pós-graduação é de dois anos.
O PIRS oferta bolsas de R$ 3.330 (Medicina de Emergência), pagas pelo Ministério da Educação, e R$ 6 mil (Medicina de Família e Comunidade), custeadas pelos cofres municipais. O ingresso dos médicos nos programas ocorre anualmente por processo seletivo unificado, coordenado pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem-BA).
Permanência – De acordo com a coordenadora do programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da SMS, Luamorena Leoni, a oferta de vagas de residência médica tem contribuído para aumentar o contingente de profissionais na rede pública municipal.
“Há uma grande dificuldade de encontrar médicos que queiram chegar na atenção primária para ficar. Muitos chegam como passagem, sem criar raízes. A ideia é formar os profissionais para que eles fiquem, o que consequentemente traz mais qualidade dos serviços prestados para a população”, explica.
No programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade há 77 vagas ocupadas, entre próprias e conveniadas. São instituições de ensino superior parceiras da iniciativa: Ufba, Escola Bahiana de Medicina, UniFTC, Fundação Estatal Saúde da Família e Escola de Saúde Pública da Bahia.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional