Outros vírus mortais ainda estão por vir, diz médico que descobriu o ebola

Especialistas dizem que o número crescente de vírus emergentes é em grande parte resultado da destruição ecológica e do comércio de animais selvagens


Vixe d-flex me-2
redacao 24/12/2020 11:02 Saúde

O médico microbiologista congolês, Jean-Jacques Muyembe-Tamfum, que ajudou a descobrir o vírus Ebola nos anos 1970, alertou que a humanidade ainda deve sofrer com outros vírus tão mortais quanto a Covid-19, nos próximos anos.

De acordo com ele, em entrevista a CNN Internacional, a situação representa uma ameaça a população mundial. “Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão”, afirmou.

À época, a identificação do ebola contou com uma rede que conectou as partes mais remotas das florestas tropicais da África a laboratórios de alta tecnologia no Ocidente.

Agora, o Ocidente deve contar com cientistas africanos no Congo e em outros lugares para atuar como sentinelas para alertar contra doenças futuras.

O especialista alertou para muitas mais doenças zoonóticas (aqueles que saltam de animais para humanos) por vir. Entre elas estão febre amarela, várias formas de gripe, raiva, brucelose e doença de Lyme, muitas vezes por meio de um vetor, como um roedor ou um inseto. Questionado se futuras pandemias poderiam ser piores do que Covid-19, mais apocalípticas, ele respondeu: “Acho que sim”.

Ascensão

Desde que a primeira infecção de animal para humano, a febre amarela, foi identificada em 1901, os cientistas encontraram pelo menos outros 200 vírus conhecidos por causar doenças em humanos.

Especialistas dizem que o número crescente de vírus emergentes é em grande parte resultado da destruição ecológica e do comércio de animais selvagens.

Conforme os habitats naturais desaparecem, espécies como ratos, morcegos e insetos sobrevivem onde predadores maiores são exterminados. Eles podem viver ao lado de seres humanos e são frequentemente suspeitos de serem os vetores que podem transmitir novas doenças.

Investimento

Um grupo multidisciplinar de cientistas com base nos EUA, China, Quênia e Brasil calculou que um investimento global de US$ 30 bilhões por ano em projetos para proteger as florestas tropicais e interromper o comércio de vida selvagem e a agricultura seria suficiente para compensar o custo de prevenção de futuras pandemias.

Escrevendo na revista “Science”, o grupo disse que gastar US$ 9,6 bilhões por ano em esquemas de proteção florestal global pode levar a uma redução de 40% no desmatamento global em áreas com maior risco de disseminação de vírus.

As medidas podem incluir dar incentivos às pessoas que vivem nas e das florestas e proibir a extração de madeira em geral e a comercialização do comércio de animais selvagens.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional