Nutricionista dá dicas para montar cardápio mais saudável nas festas de final de ano
Pratos tradicionais da ceia natalina, como salpicão e farofa, podem se tornar mais funcionais com algumas modificações nas receitas
Confraternizações entre amigos e colegas de trabalho, ceia de Natal e Ano Novo – tudo é motivo para se esbaldar com cardápios saborosos e altamente calóricos. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, é possível elaborar pratos saudáveis e equilibrados na época mais festiva do ano.
Quem garante é a nutricionista Gabriela dos Santos Vilasboas, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Ela afirma que, com criatividade, é possível curtir as festividades, não ‘passar vontade’ e ainda zelar pela boa saúde.
“As pessoas podem optar por preparações como snacks de grão de bico e especiarias, legumes em palitos crocantes, patê de cenoura ou abacate, uma salada colorida e refrescante com manga, pepino, salsinha, tomate e hortaliças, como alternativas de entradas”, indica Gabriela Vilasboas.
A nutricionista também ensina como tornar mais funcionais os preparos de alguns pratos tradicionais das ceias de final de ano, como o salpicão e a farofa.
“Troque o creme de leite ou maionese por creme de inhame, iogurte natural, patê de ricota, por exemplo. Use sua criatividade e utilize as várias opções de sementes e suas respectivas farinhas para preparar sua farofa. Você pode usar sementes de abóbora, linhaça, girassol, gergelim. Se a farinha de mandioca lhe fizer falta, que tal utilizá-la junto às outras farinhas na proporção de 50% – 50%?”, sugere.
A especialista alerta, ainda, para os cuidados necessários na hora de escolher as aves que serão servidas durante as festas. Segundo ela, embora essas carnes sejam as mais consumidas neste período e sejam mais leves, muitos não se preocupam com a qualidade na hora da compra.
“As promoções são grandes atrativos, mas é preciso ficar atento a validade, temperatura, embalagem. Observe se as embalagens não estão violadas, pois podem ser meios de transmissão de microrganismos. Uma carne descongelada agiliza o nosso processo na cozinha, mas pode indicar descuido no armazenamento e grandes chances de contaminação”, alerta Vilasboas.
Bebidas não alcóolicas
Para muitas pessoas, as bebidas alcoólicas não podem ficar de fora das comemorações, mas a nutricionista dá dicas para reduzir o consumo e garantir um final de ano mais equilibrado.
“Você pode substituir o álcool pelas versões não alcoólicas das bebidas, como cerveja, vinho e espumante sem álcool, ou optar pelo suco integral de frutas, água saborizada e gaseificada, drinks refrescantes e sem álcool, Sobolo (bebida refrescante feita com hibisco, abacaxi e gengibre), por exemplo”, aconselha.
A professora da UniFG, afirma, por fim, que o mais importante, independentemente de qual comida ou bebida está servida à mesa, é que cada pessoa busque conhecer o seu corpo e se atente aos sinais que ele dá sobre a fome e saciedade.
“Quanto mais atento você estiver, menor é a chance de cometer exageros. Aproveite o clima para celebrar as amizades, conquistas, a família, mas também para agradecer a possibilidade de poder escolher o seu cardápio num país onde mais de 33 milhões de pessoas não sabem se terão o mínimo para comer a semana toda”, finaliza a especialista.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional