Mulheres acima de 40 anos compõem grupo de risco para cálculo na vesícula, aponta gastroenterologista

Recentemente, a influenciadora Tia Má foi submetida à cirurgia para remoção de mais de 20 pedras no órgão


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 28/01/2023 08:22 Saúde

A influenciadora digital Maíra Azevedo, a Tia Má, foi submetida a uma cirurgia para remoção de mais de 20 pedras na vesícula nesta semana. A informação foi confirmada pela própria influencer, em vídeo publicado nas redes sociais, na última segunda-feira (23).

Em entrevista ao Portal M!, o gastroenterologista Allan Rego explicou que a vesícula é uma estrutura adjacente ao fígado, e tem como principal função é armazenar a bile, substância responsável por quebrar as partículas grandes de gordura dos alimentos e diminui-las, facilitando a digestão.

“Então, quando falamos em cálculos na vesícula, são pedras que se formam dentro dessa estrutura. E a grande maioria desses casos está ligada ao colesterol. A bile é um liquido que tem diversos componentes, inclusive o colesterol, e é diferente do colesterol do sangue do paciente”, explicou.

 

Veja os sintomas

Segundo o especialista, cerca de 15% da população sofre com a pedra na vesícula, e embora a maioria dos casos seja assintomática, em algumas situações, o problema pode se evidenciar com  uma dor no lado direito do abdômen.

“Na grande maioria das vezes, é um problema assintomático, e é descoberto por acaso, em uma ida ao ginecologista, por exemplo. Mas, quando o calculo é sintomático, a principal manifestação é a dor, uma dor na região da costela, no lado direito. Ela vem como cólica e geralmente, é desencadeada após a ingestão de alimentos gordurosos, após uma alimentação mais pesada. É uma dor em cólica na região abdominal direita, que pode irradiar para outros locais”, apontou.

Já em casos mais graves, o especialista indicou que podem ocorrer complicações, sendo que a principal delas é a inflamação da vesícula. “Após essa, temos a migração do cálculo pela via da bile, trazendo a pancreatite, ou obstruindo a via da bile”, ressaltou.


Fatores de risco

De acordo com Allan Rego, existe uma população cujo predomínio é maior para cálculos na vesícula, e embora homens e mulheres jovens possam ter, as mulheres por volta de 40 anos, possuem predisposição maior.

“Outro fator são as mulheres que já tiveram filhos. Nesses casos, essa formação é facilitada. Outra questão é a obesidade. Então uma mulher obesa, após os 40 anos e depois de ter parido, tem uma propensão muito maior”, alerta.

Outro fator de risco, listado pelo médico, é a questão familiar. “Muitas vezes vemos famílias inteiras com uma predisposição ao cálculo. Então são perfis que podem ficar mais atentos”.

O especialista explica, no entanto, que apesar desse quadro, não existem recomendações para a realização sistêmica de ultrassom para buscar pelos cálculos. “O ultrassom de abdômen, na população de maior idade, recomendamos uma vez ao ano, mas sem recomendação em torno do cálculo diretamente”, explicou.


Qual é o tratamento?

Já com relação ao tratamento, o especialista indicou que, uma vez diagnosticado o problema, a conduta é cirúrgica.

“Não existe conduta que faça dissolver ou migrar, é diferente de casos que você minimiza o cálculo, na vesícula isso não acontece. O que podemos fazer é evitar o fator de risco, como a obesidade, e infelizmente, na presença dele, o tratamento é cirúrgico”.

No entanto, o gastroenterologista ressaltou que o tratamento é discutido caso a caso. “Resguardando às limitações de cada paciente, a recomendação é cirúrgica”.

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional