Ministro da Saúde gasta R$ 88 mi em propagandas de Covid-19 que exaltam agro e ignoram prevenção
Campanhas da pasta promovem abertura econômica
Há mais de seis meses, desde que assumiu o Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello gastou ao menos R$ 88 milhões em propagandas ligadas à Covid-19. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Mas, em vez de informações sobre distanciamento social e ventilação em locais fechados, as mensagens exaltam os feitos do governo, a reabertura do comércio e até a força do agronegócio.
“O que temos visto nas propagandas é assustador. É o negacionismo como política pública, porque diminui o tamanho do problema. Não deixa claro para a população que estamos em uma pandemia e que isso é grave”, afirma o médico José David Urbaez, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
“Se a informação não é clara, a população fica perdida e acha que não vai pegar a doença”, diz a médica Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
A verba gasta em publicidade por Pazuello é mais alta do que a gasta pelos seus antecessores, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.
No total, o ministério já gastou R$ 162,4 milhões em publicidade sobre a pandemia.
Questionado, o Ministério da Saúde disse que a campanha “refere-se ao processo de retomada das atividades no Brasil e que, sendo o agronegócio um setor de grande importância para a população, foi demonstrado que não houve a interrupção das atividades”.
A pasta afirmou que os vídeos demonstram cuidados efetivos, “como uso de máscaras, luvas, aparelhos de medição de temperatura e álcool em gel”.
Para a pesquisadora Janara Sousa, do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde da UnB, abordar o agro foge da pauta do ministério, que deveria focar em saúde. “Que tipo de informação o ministério pode promover sobre o agro?”.
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