Maio Roxo: mudanças no intestino podem ser sinal de doença inflamatória
Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são as mais comuns e não têm cura, mas diagnóstico precoce aumenta qualidade de vida
A Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC) são os principais tipos da Doença Inflamatória Intestinal (DII), com ocorrência crescente no Brasil e no mundo, conforme a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD). No Brasil, a DC e a RCU afetam entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes. Um estudo publicado na revista britânica The Lancet apontou para a existência de 6,8 milhões de casos de DII no mundo em 2017.
Diante do crescimento mundial da incidência da DII, os médicos aproveitam o Maio Roxo – mês de alerta e conscientização – e chamam a atenção para a importância do tratamento precoce, pois são doenças que não têm cura, reduzem a qualidade de vida do paciente, aumentam a incapacidade e sobrecarregam o sistema de saúde.
“O atraso no diagnóstico pode levar a complicações mais sérias, incluindo intervenções cirúrgicas. Por isso, é importante que o paciente seja avaliado e acompanhado por uma equipe especializada no tratamento”, explica o gastroenterologista da Clínica AMO, Bruno César da Silva, com trabalho dedicado às doenças inflamatórias intestinais.
“Além dos sintomas e impacto na qualidade de vida, os pacientes se preocupam com as complicações causadas pela DII. Dentre elas, o maior risco de desenvolver câncer de intestino se destaca. No entanto, o controle rigoroso do processo inflamatório pode reduzir essa chance para níveis semelhantes aos da população normal”, esclarece o médico.
O gastroenterologista diz ainda que, apesar do risco de câncer de intestino ser maior na população com Retocolite Ulcerativa, indivíduos com Doença de Crohn também estão mais propensos a desenvolver esse tipo de neoplasia quando comparados à população em geral.
Sem causa exata conhecida (acredita-se que seja multifatorial), a DII acomete igualmente homens e mulheres, mas predomina em jovens, sendo diagnosticada normalmente antes dos 30 anos.
Sintomas X tratamento
O gastroenterologista Bruno César Silva explica que alguns sintomas, como a diarreia, são comuns às duas doenças e também estão presentes em outras patologias, o que pode retardar o diagnóstico. Na Retocolite Ulcerativa, que se caracteriza pela inflamação da mucosa do cólon e do reto, os primeiros sinais podem ser evacuações diarreicas com sangue, desejo urgente de evacuar e dor abdominal. A diarreia pode aparecer lentamente ou surgir de maneira súbita, podendo haver também manifestações extraintestinais, tais como dores articulares e lesões na pele, como ressalta o médico.
“Na Doença de Crohn, dor abdominal, diarreia e perda de peso se destacam como sintomas mais frequentes, mas outros podem ocorrer, tais como manifestações na região anal, a exemplo de fissuras, fístulas e abscessos”, enumera.
A Doença de Crohn é crônica, se caracteriza por uma inflamação na parede intestinal e pode envolver qualquer porção do trato gastrointestinal, desde a cavidade oral até o ânus. “Em geral, quando tratados, os pacientes podem ter vida ativa e produtiva”, completa.
Diagnóstico – Na investigação, o paciente pode ser submetido a uma série de exames, incluindo colonoscopia, ultrassonografia, exames de sangue (podendo contemplar marcadores sorológicos e moleculares), tomografia computadorizada e ressonância magnética, entre outros.
Com relação ao tratamento, o médico explica que é preciso acompanhamento especializado e, de um modo geral, os medicamentos disponíveis controlam os sintomas, mas também podem melhorar a inflamação e cicatrizar a mucosa intestinal.
A cirurgia pode ser necessária para a DII quando há falha no tratamento clínico ou quando há evolução para complicações, como obstrução e perfuração intestinal, fístulas, abcessos ou até mesmo câncer.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional