Linfoma terá 14,6 mil novos registros no Brasil em 2021
O diagnóstico precoce tem sido um importante aliado no sucesso do tratamento desse tipo de câncer que agride o sistema linfático, principal defesa do organismo
A estimativa de registro de 14.670 novos casos no Brasil em 2021 (8.170 entre homens e 6.500 em mulheres) chama a atenção para o linfoma, tipo de câncer que acomete o sistema linfático, principal responsável pela defesa do organismo. Do total de casos estimados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Bahia deverá responder por cerca de 600 ocorrências. Diante do Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas – 15 de setembro, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce como principal aliado no sucesso do tratamento.
Acometendo principalmente os linfonodos ou gânglios, também conhecidos como ínguas, o linfoma agride o sistema linfático e pode atingir qualquer parte do corpo, como explica a hematologista da Clínica AMO, Marianna Batista. A especialista chama a atenção para o diagnóstico precoce: “Não há uma forma efetiva de prevenção, mas a realização de exames médicos periódicos e de rotina é essencial para a detecção da doença em estágio inicial, possibilitando maior chance de sucesso no tratamento”.
Quanto aos sinais que podem chamar a atenção e serem percebidos, a médica explica que, caso o linfoma se desenvolva em linfonodos superficiais do pescoço e axilas, formam-se ínguas (linfonodos inchados) indolores que podem ser percebidas pela palpação. “Já quando acomete o tórax, pode manifestar-se por tosse persistente, falta de ar e dor torácica. No abdome, pode haver desconforto e aumento do volume abdominal”, diferencia a hematologista, acrescentando que outros sintomas podem estar presentes, como febre, cansaço, suor noturno, perda de peso e coceira no corpo.
“Alguns linfomas são indolentes, com crescimento relativamente lento, e outros de subtipos mais agressivos, de crescimento rápido”, completa.
Riscos, sintomas e tratamento
A exposição a substâncias químicas, como agrotóxicos, benzenos, solventes, radiação ionizante, o uso de terapias imunossupressoras e algumas infecções virais são fatores de risco que podem estar associados ao aparecimento de linfomas.
“Existem muitas outras doenças que podem se manifestar por aumento dos linfonodos. Contudo, a suspeita de linfoma torna-se mais forte quando há aumento persistente e indolor dos linfonodos, por mais de quatro semanas, associado a febre, suores noturnos e/ou perda de peso”, esclarece a hematologista Mariana Batista.
O diagnóstico definitivo é feito através da biópsia do linfonodo. Uma vez confirmado, são realizados exames laboratoriais e de imagem para avaliar a extensão da doença. A escolha do tratamento dependerá do tipo de linfoma, da sua extensão e de características específicas do paciente, como idade e comorbidades clínicas. “De forma geral, o arsenal terapêutico pode envolver quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou a associação entre as modalidades”, esclarece a especialista.
“Nos últimos anos, com o grande avanço na terapia genética, foi possível incorporar ao tratamento desses pacientes drogas de maior precisão, dirigidas a alvos moleculares específicos, tornando o tratamento muito mais efetivo e com menor efeito colateral”, ressalta.
A médica destaca ainda que o avanço e a incorporação de novas tecnologias à área da saúde têm possibilitado o surgimento exponencial de drogas com diferentes mecanismos de ação. “As pesquisas apontam para um futuro promissor no combate aos linfomas”, pontua, com entusiasmo, a hematologista Marianna Batista.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional