Lesões no couro cabeludo, planta dos pés e unhas podem esconder melanoma
Capacitação gratuita do programa “Juntos contra o Melanoma” certificou cabeleireiros, manicures e podólogos para a identificação precoce desse tipo de câncer
Cabeleireiros, manicures e podólogos foram capacitados para identificar lesões suspeitas para câncer de pele no couro cabeludo, pés e unhas. “Pintou dúvida? Sinalize!” foi o tema do curso gratuito do programa Juntos contra o Melanoma, do Grupo Brasileiro de Melanoma em parceria com a Clínica AMO. Dentro dos protocolos contra a Covid-19, o workshop com certificado foi realizado na noite desta segunda-feira (13), no auditório da AMO Medicina Diagnóstica, com transmissão ao vivo. As aulas podem ser revistas no Youtube/Canal da AMO.
“O melanoma é o tumor que mais aumenta a incidência, numa razão de 4% ao ano. Estimava-se que em 10 anos uma em cada 90 pessoas desenvolveria a doença nos Estados Unidos e a projeção foi ultrapassada, sendo uma em cada 75”, pontua o cirurgião oncológico Miguel Brandão, que fez a abertura do curso. O melanoma provoca metástase em qualquer órgão, podendo também atingir o feto em caso de pacientes grávidas. “Apesar de representar de 4% a 5% dos casos, é o tumor de pele que mais mata. Se descoberto precocemente, no entanto, em 95% dos casos a cirurgia pode ser curativa”, explica.
O cirurgião Miguel Brandão disse que o objetivo da capacitação é formar agentes multiplicadores para a prevenção e detecção precoce do câncer de pele, que este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer, deve registrar mais de 185 mil novos casos no Brasil, sendo mais de 8,4 mil do tipo melanoma – mais grave e com maiores chances de metástase. O médico conta com entusiasmo que, após a primeira edição do programa Juntos contra o Melanoma em Salvador, em 2018, um paciente chegou ao consultório com melanoma no couro cabeludo a partir de uma lesão sinalizada pelo cabeleireiro.
Bob Marley x melanoma
Apesar da gravidade, uma pesquisa do Datafolha encomendada pela farmacêutica Bristol, em 2018, apontava que 78% dos brasileiros desconheciam o melanoma, causas, sintomas e riscos. “Pouca gente sabe que Bob Marley morreu por um melanoma na unha do pé, com metástases em outras parte do corpo, incluindo o cérebro”, esclarece. O médico ressalta que os negros também desenvolvem melanoma, mas, muitas vezes, o diagnóstico é tardio por falta de informação.
Ao reforçar a importância do sol no aumento de incidência do câncer do tipo melanoma, Miguel Brandão fez um alerta: “Uma projeção publicada em abril aponta que em 2030 o melanoma será o terceiro tipo de câncer mais comum e, em 2040, vai passar também o câncer de pulmão, sendo o segundo, atrás apenas do câncer de mama”.
A dermatologista Laryssa Faiçal fez um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar (palma das mãos e planta dos pés) e ungueal (embaixo da unha). A médica fez questão de frisar que qualquer pessoa, incluindo os mais jovens, pode ter melanoma em qualquer parte do corpo e que passa de 1.500 o número de mortes anuais por este tipo de câncer no Brasil. Históricos familiar e pessoal são fatores de risco que precisam ser considerados, além de exigirem maior atenção pessoas de olhos e cabelos claros e com pintas pelo corpo (nevos).
A médica orientou para a observação das lesões a partir da regra ABCDE (assimetria, borda, cor, diâmetro e evolução) como sugestivas para a malignidade. “É fundamental diagnosticar o melanoma fino, mais superficial, pois o avançado atinge a corrente sanguínea e os vasos linfáticos, podendo produzir metástases nos linfonodos, fígados, pulmões e cérebro”, explica. Nos casos iniciais, apenas a cirurgia pode ser suficiente para remover o tumor. Em estágio avançado, o tratamento é complexo e depende de cirurgias de maior porte, quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e radioterapia.
A importância do auto-exame com regularidade e a observação atenta do cabeleireiro foram destacadas pela dermatologista Gal Leto. “Uma pesquisa feita num hospital nos Estados Unidos avaliou 128 pacientes com melanoma e mostrou que em 10% dos casos a sinalização foi feita por cabeleireiros, sendo a maioria dos casos descoberta no início”, disse, reafirmando que os profissionais participantes do curso integram uma importante rede de detecção precoce.
A dermatologista ressalta ainda que nem todas as lesões no couro cabeludo são indicativas de melanoma, mas é importante a sinalização e a avaliação do dermatologista, pois uma pinta pode progredir para um câncer de pele. “Sem entrar em pânico e sem deixar o cliente em pânico, é necessário saber se a pessoa já tem conhecimento daquela lesão, se percebeu alguma alteração na forma ou na cor, por exemplo, e indicar a ida ao dermatologista”, orienta.
A importância do uso do dermatoscópio pelo médico dermatologista foi outro ponto destacado. “O aparelho aumenta de dez a vinte vezes a visualização da lesão e permite a observação das cores e da estrutura, permitindo o diagnóstico do câncer de pele ainda no estágio inicial”, diz Gal Leto. A dermatologista Marilu Tiúba e o oncologista clínico Iuri Santana participaram da capacitação.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Saúde
Sesab promove Feira Saúde Mais Perto em Teixeira de Freitas
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Salvador terá vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado
Casos de Febre Oropouche aumentam para 628 na Bahia
Sobape realiza Simpósio de Dor e Cuidados Paliativos Pediátricos neste sábado
Prefeitura entrega Ambulatório Municipal Especializado em Pirajá nesta quarta
Pesquisa aponta a importância dos cuidados pós-UTI
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional