Leo Prates defende terceira dose para idosos e profissionais de saúde

Secretário da Saúde tem se destacado na condução da pasta, no enfrentamento à pandemia


Vixe d-flex me-2
redacao 23/08/2021 08:06 Saúde

À frente da secretaria de Saúde de Salvador, desde a gestão do ex-prefeito ACM Neto (DEM), o secretário Leo Prates tem se destacado na condução da pasta, sobretudo, no enfrentamento à pandemia. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no jornal A Tarde, Leo defendeu a aplicação de uma terceira dose, de preferência da Pfizer, para idosos e profissionais de saúde.

“Baseado no que está acontecendo no mundo, a China, depois de sete meses da segunda dose da sua população, começa a discutir uma terceira dose. Israel começa a aplicar uma terceira dose, a França começa em 1º de setembro a aplicar uma terceira dose. A nossa defesa, eu acho que o ministro Marcelo Queiroga falou com correção, em primeiro lugar é a aplicação de uma terceira dose no mês de outubro, quando a gente também começa sete meses do início das segundas doses”, ressaltou.

Leo Prates disse ainda o ideal é iniciar a aplicação da terceira dose nos idosos e nos profissionais da saúde com uma vacina heteróloga.

“Eu defendo uma terceira dose baseado na experiência do que está acontecendo no mundo e uma vacina heteróloga. O que é uma vacina heteróloga? De outra marca. No caso daqui do Brasil, eu defendo que os idosos e os profissionais de saúde que já foram vacinados, a sua grande maioria vacinados com CoronaVac, mas também com Oxford, sejam vacinados na terceira dose com Pfizer, caso o Ministério da Saúde tenha doses. Então, eu sou defensor da vacina heteróloga na aplicação desses idosos e desses profissionais da saúde”, explicou.

O secretário avaliou ainda o momento atual da pandemia como o mais difícil, de grande esperança, mas com grandes incertezas, por conta da variante Delta.

“Eu acho que o momento mais difícil é esse. Um momento de grande esperança, mas grandes incertezas também, com tudo isso que está acontecendo no mundo. Nós vemos um cenário epidemiológico acontecendo em Salvador como nós nunca vimos nesses 17 meses, leitos de UTI variando entre 31%-35%, fator Rt a 0,62. Você tem também dados das UPA’s vazias, praticamente todos os dias a gente está terminando com a regulação zerada, regulando em média 9 pessoas em 24 horas”, pontuou.

“Mas, por outro lado, você vê essa variante Delta que está assolando o mundo, como em Israel, que tem 80% da população vacinada. A gente tem a esperança de que essa pandemia possa passar rapidamente, que agora acendeu a luz no fim do túnel, mas é necessário manter os cuidados, uso de máscara, distanciamento social, seguir os protocolos, seguir também o que está sendo determinado pelo prefeito e pelo governador, enfim. Manter todos esses cuidados para que a gente não sofra o que alguns países no mundo sofreram e que a gente possa estar virando essa página da pandemia. Essa é a nossa esperança, mas os dados mundiais ainda nos preocupam bastante”, finalizou.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional